Força dos Jovens
A diferença positiva efetuada pela graça de Cristo
Março de 2024


“A diferença positiva efetuada pela graça de Cristo”, Força dos Jovens, março de 2024.

Força para vencer o pecado

A diferença positiva efetuada pela graça de Cristo

Quando entendemos que a graça do Salvador não é algo a se conquistar e que está sempre a nosso alcance, coisas incríveis podem acontecer em nossa vida.

Imagem
rapaz em um labirinto

Ilustrações: Jarom Vogeln

Quando servi como bispo, era incrível ver o alívio que os jovens sentiam ao se encontrarem comigo para confessar um pecado como parte de seu arrependimento. Ainda assim, não pude deixar de notar um padrão recorrente: os jovens confessavam, se sentiam melhor e depois — apesar de suas melhores intenções — cometiam o mesmo erro novamente. Então eles confessavam, se sentiam melhor e estragavam tudo de novo. Depois de passar por esse ciclo três ou quatro vezes, eles frequentemente desistiam.

Sentia-me grato por esses jovens terem sido ensinados que Jesus Cristo, por meio de Sua Expiação, lhes oferece a chance de se arrepender e recomeçar. No entanto, temia que talvez eles não entendessem o suficiente sobre outra bênção que o Salvador oferece: Sua graça — “o poder capacitador”,1 o auxílio divino e a “investidura de poder por meio [da qual] passamos de seres falhos e limitados que somos agora a seres exaltados”.2

Decidi ensinar com mais clareza, como o presidente Russell M. Nelson ensinou, que “o arrependimento (…) é um processo”3 que muitas vezes exige tempo e esforço repetidos.4 Queria que os membros de minha ala soubessem que Deus vem ao nosso encontro onde estivermos e oferece graça para nos ajudar durante todo o processo de aperfeiçoamento, não importa quanto tempo leve.

Como compreender sobre a graça ajuda você

Há alguns anos, um estudo com mais de 600 jovens adultos da Universidade Brigham Young mostrou que aqueles que conheciam e compreendiam a graça relataram níveis inferiores de depressão, ansiedade, vergonha e perfeccionismo.5 Um estudo de acompanhamento mostrou que a crença na graça estava conectada a níveis mais elevados de gratidão, autoestima, significado na vida, satisfação com a vida e otimismo.6

Em outras palavras, as pessoas sentem menos vergonha e mais autoestima quando entendem que a graça está disponível aqui e agora — não depois de conquistá-la ou merecê-la. Quando sabemos que Deus nos ajuda, independentemente do que tenhamos feito ou quantas vezes sintamos que O decepcionamos, nós nos sentimos inspirados a continuar tentando.7

“Decepcionei o Pai Celestial”

Recentemente, um missionário se lesionou durante uma atividade esportiva no dia de preparação e foi enviado para casa para se recuperar. Ele tinha altas expectativas de obter a ajuda física de que precisava e depois retornar à missão. No entanto, ao passar muito tempo sozinho e sem suporte, ele logo voltou a velhos hábitos.

Ele se entregou ao pecado do qual achava que havia se arrependido e deixado para trás antes de sua missão. Estava desanimado e chateado com sua falta de autocontrole. Quanto mais deprimido ficava, mais ele procurava um escape por meio desses maus hábitos. Isso rapidamente se tornou uma espiral descendente que não o levava a lugar algum.

“Sinto que decepcionei o Pai Celestial”, disse o rapaz ao líder do sacerdócio. “Arrependi-me disso antes, e Deus me perdoou. Prometi que nunca mais faria, mas aqui estou eu, como se nunca tivesse me arrependido. Não mereço o perdão ou a ajuda de Deus. Não agora. Nem nunca mais.”

Seu líder do sacerdócio disse: “Então você não está contente em saber que a graça é uma dádiva? Não é preciso conquistá-la ou merecê-la. Você simplesmente precisa escolher recebê-la, estando disposto a continuar tentando e não desistir”.8 O líder então compartilhou as palavras do élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos: “Podemos recuar às vezes, mas que possamos nos ajoelhar rápida e humildemente e seguir na direção certa”.9

Imagem
rapaz saindo de um labirinto

Mais uma vez, o jovem se voltou para o céu, e o Salvador estava lá para ajudá-lo. Não apenas a lesão do rapaz se curou, mas seu coração também. Um pequeno objetivo de cada vez, e com a graça possibilitada por Jesus Cristo, ele começou a melhorar. Logo, retornou à missão cheio de gratidão, autoestima, senso de significado, satisfação com a vida e otimismo. Essa é a diferença que a graça de Cristo pode fazer.

Notas

  1. Guia para Estudo das Escrituras, “Graça”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org.

  2. Dieter F. Uchtdorf, “O dom da graça”, Conferência Geral de Abril de 2015, A Liahona, maio de 2015, p. 107; ver também 2 Néfi 2:6; Jacó 4:7. O presidente Russell M. Nelson disse: “O Senhor não exige uma fé perfeita para termos acesso a Seu poder perfeito” (“Cristo ressuscitou; a fé que temos Nele moverá montanhas”, Conferência Geral de Abril de 2021, Liahona, maio de 2021, p. 102).

  3. Russell M. Nelson, “Podemos agir melhor e ser melhores”, Conferência Geral de Abril de 2019, Liahona, maio de 2019, p. 67.

  4. Ver Mosias 26:30; Morôni 6:8; Doutrina e Convênios 1:31–32.

  5. Ver Daniel K. Judd, W. Justin Dyer e Justin B. Top, “Grace, Legalism, and Mental Health: Examining Direct and Mediating Relationships”, Psychology of Religion and Spirituality, vol. 12, nº 1, fevereiro de 2020, pp. 26–35; ver também Daniel K. Judd e W. Justin Dyer, “Grace, Legalism, and Mental Health among the Latter-Day Saints”, BYU Studies, vol. 59, nº 1, 2020, pp. 5–23.

  6. Ver Justin Brent Top, “Grace, Legalism, and Life Outlook in LDS Students”, dissertação de doutorado, 14 de maio de 2021, scholarsarchive.byu.edu/etd/9505.

  7. Ver D. Todd Christofferson, Conferência Geral de Outubro de 2014, A Liahona, novembro de 2014, p. 19.

  8. Ver Steven J. Lund, “O poder chamado graça”, Força dos Jovens, julho de 2022, p. 13.

  9. Neil L. Andersen, O Dom Divino do Perdão, 2019, p. 208.