Força dos Jovens
Quando vou parar de sentir culpa e vergonha?
Março de 2024


“Quando vou parar de sentir culpa e vergonha?”, Força dos Jovens, março de 2024.

Força para vencer o pecado

Quando vou parar de sentir culpa e vergonha?

Às vezes, pode parecer mais fácil se sentir sem esperança em relação a si mesmo do que sentir o amor que o Salvador tem por você, mas, como Néfi sabia, não precisa ser assim.

Imagem
Néfi escrevendo em placas

Quando você faz algo errado, pode sentir que fracassou. Que deveria ter feito melhor. Que não merece ser amado.

No fundo, você sabe que nenhuma dessas coisas é verdade. Você aprendeu sobre seu valor como filho ou filha de Deus e sabe que o arrependimento é real e está a seu alcance. Mas, ainda assim, depois de pecar ou cometer um erro, você pode sofrer a tentação de se punir mais do que qualquer outra pessoa o faria, tendo pensamentos de culpa e vergonha.

Mesmo alguns de nossos heróis favoritos das escrituras se sentiam assim às vezes.

Até Néfi?

Depois de escrever sobre o falecimento de seu pai, Néfi escreveu: “Não obstante, apesar da grande bondade do Senhor, mostrando-me suas grandes e maravilhosas obras, meu coração exclama: Oh! Que homem miserável sou! Sim, meu coração se entristece por causa de minha carne; minha alma se angustia por causa de minhas iniquidades. Estou cercado por causa das tentações e pecados que tão facilmente me envolvem! E quando desejo alegrar-me, meu coração geme por causa de meus pecados” (2 Néfi 4:17–19).

Estamos falando de Néfi — a mesma pessoa que resgatou as placas de latão de Labão, fez um arco do zero no deserto e construiu um barco sem nunca ter feito isso antes. Ele tinha um testemunho da bondade do Senhor; mesmo assim, sentia-se inadequado por causa de seus pecados e fraquezas.

O que devemos fazer, então? Se nosso herói do Livro de Mórmon enfrentou sentimentos de culpa e inadequação, o que podemos fazer quando sentimos o mesmo?

A chave é se concentrar em Jesus Cristo

A história de Néfi não terminou por aí. A chave para Néfi foi deixar de pensar em si mesmo e focar em Jesus Cristo.

Ao lamentar, Néfi diz: “Não obstante, sei em quem confiei. Meu Deus tem sido meu apoio” (2 Néfi 4:19–20).

Após essa mudança de mentalidade, nosso herói das escrituras não está mais focado na angústia que sente por causa de seus erros. Em vez disso, ele se alegra em seu Salvador! Néfi diz: “Regozija-te, ó meu coração; e clama ao Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te louvarei para sempre! Sim, minha alma regozijar-se-á em ti, meu Deus e rocha de minha salvação” (2 Néfi 4:30).

Assim como Néfi, você pode encontrar misericórdia, perdão e paz com a ajuda de Jesus Cristo. Talvez você sinta que não pode se dar essa graça, mas há Alguém que o fará. O élder Jeffery R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Assim, a graça de Cristo nos oferece não somente salvação da tristeza, do pecado e da morte, mas também a salvação da nossa insistente autocrítica”.1

Portanto, quando você se sentir tão abatido que não consegue ver uma maneira de vencer seus pecados e erros, saiba que o Pai Celestial e Jesus Cristo nunca deixam de amá-lo. Concentre-se em seu Salvador, e Ele poderá ajudá-lo a vencer seus pecados e sua culpa.