2023
Cinco maneiras de permanecer no caminho
Fevereiro de 2023


“‘Cinco maneiras de permanecer no caminho’”, Força dos Jovens, fevereiro de 2023.

Cinco maneiras de permanecer no caminho

Jesus Cristo marcou o caminho e nos conduz ao nosso lar celestial.

Imagem
Dale G. Renlund com um rapaz

O élder Dale G. Renlund visita Natal, Brasil, em novembro de 2016.

Há vários anos, minha família e eu subimos uma montanha na Islândia para ver uma famosa cachoeira. Nunca tínhamos estado nessa montanha, estávamos inseguros sobre a trilha e não somos caminhantes experientes.

Observamos outras pessoas iniciarem a trilha e seguirem. Logo, eles estavam fora de vista e a trilha também! Olhamos atentamente e notamos pilhas de pedras intencionalmente colocadas, chamadas moledros, marcando o caminho até a cachoeira. Também notamos manchas de terra perto da trilha que tinha grama branca de algodão macio.1 Entrar naquela grama sempre nos deixou com sapatos enlameados e cheios de água.

Aprendemos que a grama de algodão crescia nos pântanos e marcava um caminho que não queríamos seguir. Ficamos confiantes de que seguir os moledros nos levaria à cachoeira.

A trilha não era fácil, mas persistimos, seguindo cuidadosamente os moledros e evitando a grama de algodão. Por fim, chegamos à magnífica cachoeira e desfrutamos da vista do alto da montanha e do frescor da água.

Ao descermos a montanha, vimos que os moledros nos ajudaram a evitar poços profundos de água e penhascos íngremes que não tínhamos visto antes. Ficamos gratos por aqueles moledros nos guiarem em segurança.

Em nossa jornada para nosso lar celestial, o caminho pode ser difícil de navegar. Felizmente, Jesus Cristo “nos mostrou a senda que conduz à vida eterna”.2 Ao estudarmos Sua vida e Seus ensinamentos, podemos aprender como Ele navegou pela mortalidade e colocou moledros metafóricos para seguirmos. Quando seguimos esses moledros, fazendo o que Jesus fez, podemos chegar com confiança a nosso destino.

Moledro 1. Saber quem você é

Imagem
moledro e Jesus Cristo

Ilustrações: Bryan Beach

Jesus Cristo aprendeu à medida que crescia e soube quem Ele era (ver Lucas 2:49). Com confiança em Sua identidade, Ele poderia declarar que Ele era o Messias de Quem os profetas haviam falado (ver Tradução de Joseph Smith, Mateus 4:18 [em Mateus 4:19, nota de rodapé a]; João 4:25–26).

Saber quem somos é um moledro de fundamental importância. Independentemente de que outras formas você escolha se identificar, sua identidade mais importante é que você é um filho de Deus. Se você deixar de encontrar esse moledro, pode se desviar do caminho e acabar na grama de algodão.

Moledro 2. Procurar conhecer a vontade do Pai Celestial

Imagem
moledro e Jesus Cristo

Jesus Cristo procurou conhecer a vontade de Seu Pai. Após Seu batismo, Ele “foi conduzido pelo Espírito, ao deserto, para estar com Deus”. Ali, jejuou e “comungou com Deus” (Tradução de Joseph Smith, Mateus 4:12 (ver Mateus 4:1, nota de rodapé a; Mateus 4:2, nota de rodapé b; grifo do autor). Ele aprendeu a vontade de Seu Pai para que não houvesse dúvida de quais eram os desejos de Deus para Ele. Aprender a vontade de Deus é um moledro que Jesus deixou para nós.

Você pode aprender a vontade de Deus para você por meio das escrituras, das palavras dos profetas vivos e dos sussurros do Espírito Santo. Mas você também precisa entrar em comunhão com Deus em oração, como Jesus fez. Conhecer seu verdadeiro relacionamento com Deus — que Ele é seu Pai e que você é Seu filho — torna a oração algo natural (ver Mateus 7:7–11). As dificuldades com a oração surgem quando nos esquecemos desse relacionamento.

Moledro 3. Harmonizar sua vontade com a do Pai Celestial

Imagem
moledro e menino orando

Jesus Cristo alinhou Sua vontade à vontade de Seu Pai (ver João 6:38). Alinhar nossa vontade com a de Deus é outro moledro que Jesus deixou para marcar o caminho.

Você precisa alinhar conscientemente sua vontade com a vontade de seu Pai Celestial. A oração é uma maneira de fazer isso. O objetivo da oração não é mudar a vontade de Deus, mas ajudá-lo a aprender e aceitar Sua vontade.

Moledro 4. Fazer e guardar convênios com Deus

Imagem
moledro e batismo

Jesus Cristo disse a Seus discípulos: “Segue-me” (Mateus 4:19). Fazemos isso exercendo fé Nele, arrependendo-nos, sendo batizados e recebendo o Espírito Santo. No batismo, fazemos convênio, ou promessa, de guardar os mandamentos e de fazer e guardar mais convênios com Deus. Cada convênio é uma trilha ao longo do caminho do convênio que conduz a Cristo.

Em nossa caminhada, minha família e eu estávamos livres para escolher um caminho diferente até o topo da montanha, mas um caminho diferente poderia não ter, e provavelmente não teria, levado até a cachoeira. Provavelmente teríamos ficado presos na lama, parados devido a penhascos perigosos ou sido vencidos pelo cansaço. Permanecer no caminho proporcionou a rota mais direta e segura para nosso destino.

Não podemos criar nosso próprio caminho e esperar receber os resultados prometidos por Deus (ver Mateus 7:24–27). Somos livres para escolher, mas não podemos escolher as consequências de não seguirmos o caminho revelado por Deus. Não podemos tropeçar em um penhasco e “decidir” não cair.

Moledro 5. Perseverar até o fim

Imagem
moledro e Jesus Cristo no Getsêmani

Jesus Cristo, por meio de Sua Expiação, terminou a obra que Deus Lhe deu para fazer (ver João 17:4). Perseverar até o fim e terminar nosso trabalho é um papel necessário a ser seguido para chegar ao destino desejado.

Se não entendermos o que o Salvador realizou, acabaremos com os sapatos encharcados e lamacentos porque nunca O conhecemos ou nos unimos a Ele em Sua obra (ver Tradução de Joseph Smith, Mateus 7:23 [em Mateus 7:23, nota de rodapé a]).

Jesus Cristo sabia quem Ele era. Ele conhecia e alinhou Sua vontade com a vontade de Seu Pai. Ele fez e cumpriu convênios com Deus. Ele perseverou até o fim. O Salvador nos mostrou a senda que conduz à vida eterna. Nossa tarefa é segui-Lo e aos moledros que Ele colocou, não apenas enquanto estamos aqui na Terra, mas também por toda a eternidade.3 Seremos então herdeiros para receber tudo o que o Pai Celestial tem (ver Tradução de Joseph Smith de João 3:36, em João 3:36, nota de rodapé a).

Notas

  1. Erioforum.

  2. “Da corte celestial”, Hinos, nº 114.

  3. Ver “Vinde a Mim”, Hinos, nº 68.