2023
Desenvolver uma “fé inabalável” em Jesus Cristo — e em Seus profetas
Março de 2023


Apenas digital: Jovens adultos

Desenvolver uma “fé inabalável” em Jesus Cristo — e em Seus profetas

(2 Néfi 31:19)

É possível encontrar a paz em tempos difíceis?

Imagem
um casal de missionários orando

Fotografia com a participação de modelos

Em fevereiro de 2010, meu marido e eu estávamos servindo como líderes na Missão Chile Santiago Leste. Junto com nossos missionários e o povo chileno, vivenciamos o horror de um terremoto de magnitude 8,8.

Foi uma das experiências mais assustadoras que já tivemos. Ela abalou nossa casa, mas não nossa fé em Jesus Cristo e em Seus profetas. Na verdade, fortaleceu nossa convicção de que os profetas vivos podem nos preparar para todas as coisas.

Nove meses antes, o Senhor havia nos preparado por intermédio de um de Seus profetas escolhidos, o élder Richard G. Scott. Quando nos escolheu para servir como líderes de missão, ele nos deu conselhos inspirados. Ele disse que muitas vezes em nossa missão, o Espírito nos despertaria nas primeiras horas da manhã. Ele nos convidou a escrever e a agir em conformidade com as mensagens que o Espírito nos transmitia, e prometeu que se o fizéssemos, experimentaríamos milagres.

Essas palavras foram cumpridas quando o Espírito me despertou apenas duas semanas antes do terremoto, revelando que precisávamos preparar nossos missionários para um terremoto. Seguimos essa inspiração e, quando o terremoto chegou, vivenciamos os milagres de paz e segurança que o élder Scott nos havia prometido.

Escolher seguir o profeta

Essa experiência nos lembrou que é possível encontrar paz em um mundo conturbado ao escolhermos seguir o conselho inspirado de nossos profetas.

Considere os momentos em que Néfi encontrou paz ao escolher acreditar em seu pai, o profeta Leí:

  • Quando Leí afirma que Deus lhe disse para reunir sua família e fugir da cada vez mais perversa cidade de Jerusalém, Néfi escolhe exercer sua “fé inabalável” (2 Néfi 31:19) e “clama ao Senhor” (1 Néfi 2:16). Em resposta à oração de Néfi, o Senhor lhe abranda o coração. Mas Néfi ainda tem que escolher se acredita que Deus realmente falou com Leí. Néfi agiu com fé e conseguiu seguir, com paz em seu coração, seu pai-profeta no deserto.

  • Quando Leí explica a Néfi e a seus irmãos que Deus deseja que eles retornem a Jerusalém para obter as placas de latão, Néfi novamente escolhe de bom grado acreditar que seu pai-profeta fala a vontade de Deus. Néfi se lembra da resposta que recebeu anteriormente. Ele proclama sua inabalável intenção de confiar: “Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor” (1 Néfi 3:7).

Quando leio e reflito sobre Néfi, pergunto-me: “Tenho uma fé inabalável o suficiente para escolher seguir o profeta mesmo que Ele me convide a fazer coisas difíceis? Que trabalho espiritual preciso fazer para desenvolver uma fé inabalável?”

Escolher fazer o trabalho espiritual

Três hábitos espirituais me ajudaram a fortalecer minha fé em Deus e a confiar que Ele fala a nós por meio de Seu profeta:

  1. Eu oro. Vou a um lugar calmo, ajoelho-me e imploro a Deus para me ajudar a entender e ter mais fé. Faço perguntas sinceras e rogo por ajuda para tornar meu coração humilde e lembrar-me de que não vejo, como Ele vê, a imagem eterna da minha vida.

  2. Estudo minhas escrituras, especialmente o Livro de Mórmon, porque ele tem o poder de convidar o Espírito Santo para minha vida. Procuro palavras e frases que dizem respeito ao assunto sobre o qual estou perguntando. Estudo as palavras dos profetas vivos. Leio minha bênção patriarcal. Pondero. Memorizo. Até mesmo leio em voz alta.

  3. Escuto. Desconecto-me do mundo ao desligar meu telefone, a internet e qualquer outra fonte de ruídos. Ouço minha mente e meu coração porque é lá que o Espírito Santo fala comigo (ver Doutrina e Convênios 8:2–3).

Quando faço o trabalho espiritual necessário, sempre recebo uma garantia pacificadora de que o profeta fala a verdade. Às vezes, minhas confirmações vêm rapidamente. Às vezes demora mais tempo. Mas eu testifico que as respostas sempre vêm.

Após a morte de Néfi, seu irmão mais novo, Jacó, continua a nos convidar a escolher fazer o trabalho espiritual para desenvolver uma fé inabalável em nossos profetas.

Jacó promete: “Portanto, estudamos os profetas e temos muitas revelações e o espírito de profecia; e com todos estes testemunhos obtemos uma esperança e nossa fé torna-se inabalável, de sorte que podemos verdadeiramente ordenar em nome de Jesus e as próprias árvores ou as montanhas ou as ondas do mar nos obedecem” (Jacó 4:6; grifo da autora).

Podemos escolher fazer o trabalho espiritual necessário para desenvolver uma fé inabalável em Jesus Cristo e em nossos profetas vivos. Assim, podemos ser recompensados com bênçãos generosas e eternas que iluminarão o caminho do convênio do discipulado e nos oferecerão a paz e a coragem de que precisamos para resistir a contratempos de qualquer magnitude em nossa vida.