2023
Quando meu mundo ficou envolto em escuridão, voltei-me para Cristo
Março de 2023


“Quando meu mundo ficou envolto em escuridão, voltei-me para Cristo”, Liahona, março de 2023.

Jovens adultos

Quando meu mundo ficou envolto em escuridão, voltei-me para Cristo

Com tantas coisas sombrias acontecendo ao meu redor, eu não tinha certeza do que significava ter um alicerce em Cristo.

Imagem
mulher olhando para a luz

Fotografia: Getty Images, com participação de modelos

Numa recente mensagem da conferência geral, o presidente Henry B. Eyring, segundo conselheiro na Primeira Presidência, falou sobre os tempos trabalhosos do mundo: “O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: ‘Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos’” (2 Timóteo 3:1) (…).

Portanto, será mais difícil, e não mais fácil, honrar os convênios que precisamos fazer e cumprir a fim de vivermos o evangelho de Jesus Cristo”.1

Ao ouvir essas palavras, senti-me ansiosa. Eu já estava lidando com desafios em meu lar na Venezuela. Na época, em meu coração, eu tinha perguntas do tipo: “Como posso permanecer otimista quando o mundo está tão envolto em escuridão?” e “Como posso esperar por um futuro brilhante em um presente tão obscurecido?”

Mas o presidente Eyring ofereceu a solução. Ele citou Helamã 5:12, que fala sobre edificar nosso alicerce “sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo”.

Sempre acreditei que essa escritura era verdadeira, mas edificar meu alicerce no Salvador parecia muito mais fácil de ser dito do que feito. No entanto, à medida que me aproximei de Cristo, vi que tudo funciona para o nosso bem quando nossa fé está firmada Nele (ver Doutrina e Convênios 90:24).

Sentindo-me abandonada

Há alguns meses, recebi notícias devastadoras de minha família. O mundo parecia estar desmoronando diante de mim. Senti-me entorpecida, confusa e tão ansiosa que até fiquei doente!

Eu não entendia por que estávamos enfrentando tais dificuldades quando eu estava procurando ser fiel. Perguntava-me se eu tinha feito algo errado. O futuro parecia sombrio e me sentia abandonada pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo.

No meio de minha aflição, conversei com um bom amigo. Ele me disse algo de que jamais esquecerei: “Acho que essa situação é uma boa oportunidade para você ponderar sobre seu relacionamento pessoal com o Senhor. Não importa o que aconteça, é sua decisão se voltar para Ele para obter ajuda. Se o fizer, Ele lhe dará o amor e o alívio de que você precisa neste momento”.

Essas palavras mudaram minha perspectiva. Eu estava com raiva, magoada e confusa com minhas circunstâncias, mas tinha uma escolha. Não importa o que estamos passando, os temores que temos ou as dificuldades que enfrentamos, Jesus Cristo está sempre ao nosso lado. Temos a escolha de nos voltarmos para Ele com fé, e não nos afastarmos Dele em tempos difíceis.

É assim que fortalecemos nosso alicerce de fé Nele e suportamos as dificuldades do mundo. Ao escolhermos a Ele.

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Em meio a esse fogo do ourives, em vez de ficar com raiva de Deus, aproxime-se Dele. Invoque o Pai em nome do Filho. Caminhe com Eles em Espírito, dia após dia. Permita que, com o tempo, Eles manifestem Sua fidelidade a você. Busque verdadeiramente conhecê-Los e conhecer a si mesmo”.2

Cristo estava esperando que eu me voltasse para Ele pedindo ajuda. Isso não significava que Ele faria todos os meus problemas desaparecerem ou consertaria tudo em minha vida e em minha família instantaneamente, mas Ele me ajudou a me tornar melhor, a encontrar alegria e a me tornar mais refinada.

E, com o tempo, ao buscar o Salvador por meio da oração, do estudo das escrituras e da fé, Ele me ajudou a perdoar meus familiares e a trazer alegria para minha vida novamente, mesmo que alguns desafios ainda não tenham sido resolvidos.

Uma promessa de segurança

Estes são certamente últimos dias perigosos. Ouvimos falar de guerras e rumores de guerras, pandemias, desastres naturais — e tenho certeza de que haverá tempos ainda mais difíceis pela frente. Contudo, edificar sobre a rocha que é Jesus Cristo e confiar Nele sempre nos proporcionará paz e alegria, não importa o que enfrentemos. O presidente Eyring também ensinou: “Para aqueles que estão preocupados com o próprio bem-estar e com o bem-estar das pessoas a quem amam, há esperança na promessa que Deus fez de termos um lugar seguro em meio às tempestades que estão por vir”.3

Que promessa poderosa e bela! E vi essa promessa ser cumprida em minha vida. Sei que este é o evangelho restaurado de Jesus Cristo e que Ele é a fonte de todas as bênçãos. Ele é a luz, Ele é nosso Salvador e nós somos Suas ovelhas. Que O escolhamos e escolhamos a fé.

A autora mora em Zulia, Venezuela.