Instituto
Lição 25: Material para preparação da aula: Arrependimento e perdão na vida familiar


“Lição 25: Material para preparação da aula: Arrependimento e perdão na vida familiar”, A Família Eterna — Material do Professor, 2022

“Lição 25: Material para preparação da aula”, A Família Eterna — Material do Professor

Imagem
O Filho Pródigo, de Clark Kelley Price

Lição 25: Material para preparação da aula

Arrependimento e perdão na vida familiar

“O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios” do evangelho de Jesus Cristo (“A Família: Proclamação ao Mundo”, ChurchofJesusChrist.org). Dois desses princípios são o arrependimento e o perdão. Que papel esses princípios desempenharam em sua vida familiar? Ao estudar esse material, pense em como Jesus Cristo pode ajudá-lo em seus esforços para se arrepender de erros ou ofensas que você possa ter cometido a seus familiares. Pense também em como o Salvador pode ajudá-lo a perdoar os membros da família que podem ter ofendido ou magoado você.

Seção 1

Como meu arrependimento pode abençoar minha família?

Quando servia na presidência geral da Primária, a irmã Cheryl A. Esplin ensinou:

Imagem
Irmã Cheryl A. Esplin

O Senhor deu-nos a família para ajudar-nos a aprender e a viver o evangelho. (“Encher nosso lar com luz e verdade”, A Liahona, maio de 2015, p. 8)

Ao nos esforçarmos para aprender e viver o evangelho do Salvador em nosso lar, haverá momentos em que cometeremos erros. Embora divergências e ofensas ocorram em toda família, isso não significa que os membros da família estejam livres de serem semelhantes a Cristo no modo como tratam uns aos outros. Em vez disso, nossos erros nos dão oportunidades de praticar os princípios do evangelho de arrependimento e perdão em nossa família.

O élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o que o arrependimento significa:

Imagem
Élder Dieter F. Uchtdorf

Arrepender-se significa passar por uma mudança na mente e no coração — parar de fazer coisas erradas e começar a fazer coisas certas. O arrependimento faz com que tenhamos uma atitude diferente em relação a Deus, a nós mesmos e à vida em geral. (“O ponto de retorno seguro”, Liahona, maio de 2007, p. 100)

O Salvador contou uma parábola sobre um filho que precisava se arrepender por causa de escolhas que prejudicaram a si mesmo e a sua família. Esse filho tomou prematuramente sua herança e a desperdiçou com uma vida inconsequente. Empobrecido e faminto, ele começou a trabalhar alimentando porcos. Seu desespero foi tanto que até queria comer a comida dos porcos. (Ver Lucas 15:11–16.)

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia Lucas 15:17–24 e marque os princípios que aprendeu sobre o arrependimento na vida familiar.

Imagem
o pai corre para abraçar o filho pródigo

O élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou sobre como nós e nossos familiares podemos ser abençoados por nosso arrependimento:

Imagem
Élder Neil L. Andersen

O arrependimento não muda somente a nós, mas abençoa nossa família e nossos entes queridos. Com nosso arrependimento justo, no devido tempo do Senhor, os braços estendidos do Salvador não apenas nos envolverão, mas se estenderão para a vida de nossos filhos e de nossa posteridade. O arrependimento sempre significa que há uma felicidade maior adiante. (“Arrependendo-vos (…) para que Eu vos cure”, A Liahona, novembro de 2009, p. 42)

Enquanto servia como membro dos setenta, o élder L. Whitney Clayton ensinou como a autoavaliação regular e o arrependimento rápido podem abençoar o casamento. Pense em como essas práticas podem ajudar em todos os seus relacionamentos familiares:

Imagem
Élder L. Whitney Clayton

Aprendi que os casamentos felizes recorrem ao dom do arrependimento. Ele é um elemento essencial em todo bom relacionamento conjugal. Os cônjuges que regularmente fazem uma honesta autoavaliação, dando prontamente os passos necessários para se arrepender e melhorar, sentem o bálsamo que cura em seu casamento. (“Casamento: Observar e aprender”, A Liahona, maio de 2013, p. 84)

Imagem
um jovem adulto pondera
Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

Reserve alguns minutos para realizar uma autoavaliação honesta. Você precisa se arrepender de quaisquer escolhas que prejudicaram ou estão prejudicando o relacionamento com algum membro da família? Se sim, o que você pode fazer para se voltar ao Senhor e começar esse processo? Pense também nas escolhas que você está fazendo que abençoam seu relacionamento com seus familiares e como você pode continuar a fazer escolhas semelhantes.

Seção 2

Como posso perdoar um membro da família que me fez mal?

Na parábola do filho pródigo do Salvador, o filho mais velho se recusou a participar da comemoração realizada em homenagem ao retorno de seu irmão mais novo (ver Lucas 15:25–32). Assim como esse filho mais velho, pode haver ocasiões em que precisamos aplicar o seguinte conselho do élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

Deixe que as pessoas se arrependam. Deixem que as pessoas cresçam. Acredite que as pessoas podem mudar e melhorar. (“‘Remember Lot’s Wife’: Faith Is for the Future”, devocional da Universidade Brigham Young, 13 de janeiro de 2009, speeches.byu.edu)

Assim como pode haver ocasiões em que você precise buscar o perdão de um membro da família, às vezes você pode precisar conceder perdão a um membro da família que o ofendeu ou prejudicou.

Imagem
um casal conversando
Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia Doutrina e Convênios 64:8–11 e identifique o que o Senhor ensinou aos membros no início da Igreja sobre perdoar as pessoas.

Depois de citar parte dessa passagem de escritura, o élder Holland explicou:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

É importante que alguns de vocês que estejam vivendo em verdadeira agonia entendam o que [o Senhor] não disse. Ele não disse: “Não vos é permitido sofrer uma dor real ou uma tristeza verdadeira devido às experiências arrasadoras que sofrestes nas mãos de outros”. Ele também não disse: “A fim de perdoar completamente, deveis vos envolver novamente em um relacionamento nocivo ou voltar a viver uma situação abusiva e destrutiva”. Mas, apesar das mais terríveis ofensas que podemos sofrer, podemos nos erguer acima de nossa dor quando trilhamos o caminho que leva à verdadeira cura. Esse é o caminho do perdão trilhado por Jesus de Nazaré, que convida a cada um de nós, dizendo: “Vem, segue-me” [Lucas 18:22]. (“O ministério da reconciliação”, Liahona, novembro de 2018, pp. 78–79)

Imagem
uma jovem adulta ora

Às vezes, você pode se sentir relutante ou incapaz de perdoar. Ou você pode sentir que a distância entre você e um membro da família é grande demais para que seu relacionamento seja reconciliado. Pense em como o seguinte conselho do presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, pode ajudá-lo em seus esforços para perdoar:

Imagem
Presidente James E. Faust

Precisamos reconhecer os nossos sentimentos de raiva. É preciso humildade para fazer isso, mas se nos ajoelharmos e pedirmos ao Pai Celestial que nos conceda a disposição de perdoar, Ele nos ajudará. (…)

Não é fácil esquecer e tirar de nosso coração os ressentimentos que o afligem. Por meio da Expiação, o Salvador ofereceu a todos nós uma paz preciosa, mas só podemos alcançá-la se estivermos dispostos a eliminar os sentimentos negativos de raiva, rancor ou vingança. (“O poder de cura do perdão”, A Liahona, maio de 2007, p. 69)

O élder Massimo De Feo, dos setenta, também enfatizou a importância de nos concentrarmos no Salvador:

Imagem
Élder Massimo De Feo

Meus queridos irmãos e irmãs, se vocês estão com dificuldades de encontrar forças para perdoar, não pensem no que as outras pessoas fizeram a vocês, mas pensem no que o Salvador fez por vocês, e vocês encontrarão paz nas bênçãos redentoras de Sua Expiação. (“Puro amor: O verdadeiro sinal de todos os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo”, Liahona, maio de 2018, p. 82)

O perdão e a cura podem levar tempo. Seja paciente consigo mesmo ao buscar a ajuda do Senhor e Seu dom de cura.

Imagem
ícone, anotar

Anote suas impressões

Pense no que aprendeu e sentiu ao estudar esse material. Registre seus desejos ou metas relacionadas ao arrependimento e ao perdão em sua vida familiar. Como você pode convidar o Salvador a ajudá-lo em seus esforços?