Instituto
Lição 22: Material para preparação da aula: Criar os filhos em retidão


“Lição 22: Material para preparação da aula: Criar os filhos em retidão”, A Família Eterna — Material do Professor, 2022

“Lição 22: Material para preparação da aula”, A Família Eterna — Material do Professor

Imagem
família estuda o evangelho junta

Lição 22: Material para preparação da aula

Criar os filhos em retidão

Criar filhos para serem fortes espiritualmente no mundo atual pode parecer assustador. Contudo, a promessa dada pelo Salvador aos nefitas se aplica a nós nos dias atuais: “E todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor; e a paz de teus filhos será abundante” (3 Néfi 22:13). Ao estudar esta lição, reflita sobre como você pode cumprir o “sagrado dever de criar [seus] filhos com (…) retidão” (“A Família: Proclamação ao Mundo”, ChurchofJesusChrist.org).

Seção 1

O que o Senhor espera de mim como pai ou mãe?

No início desta dispensação, Jesus Cristo ensinou aos pais sobre a responsabilidade de criar os filhos em retidão. Ele declarou: “Eu, porém, ordenei que criásseis vossos filhos em luz e verdade” (Doutrina e Convênios 93:40). Naqueles dias, o Salvador admoestou o profeta Joseph Smith e outros líderes da Igreja a porem sua casa em ordem e serem “mais diligentes e interessados em casa” (versículo 50; ver versículos 41–50).

Os profetas dos últimos dias também expressam a necessidade de que os pais coloquem em prática seus esforços de ensinar o evangelho no lar. Eles também ressaltaram que o aprendizado do evangelho deve ser “centralizado no lar e apoiado pela Igreja”, (David A. Bednar, “Preparados para obter todas as coisas necessárias”, Liahona, maio de 2019, p. 101; ver também as páginas 102–104).

Quando servia na presidência geral da Escola Dominical, o presidente Tad R. Callister ensinou:

Imagem
Presidente Tad R. Callister

Como pais, devemos ser os melhores professores do evangelho de nossos filhos e exemplos para eles — não o bispo, a Escola Dominical, os Rapazes ou as Moças, mas os pais. Sendo os melhores professores do evangelho, podemos ensinar-lhes a realidade da Expiação, da identidade deles e de seu destino divino e, fazendo isso, dar-lhes um alicerce seguro sobre o qual construir. Em última análise, o lar é o ambiente ideal para ensinar o evangelho de Jesus Cristo. (“Pais: Os melhores professores do evangelho de seus filhos”, A Liahona novembro de 2014, pp. 32–33.)

Imagem
pais ensinando os filhos
Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia Doutrina e Convênios 68:25, 28 e anote as verdades que os pais deverão ajudar seus filhos a compreender.

Após citar esses versículos, a irmã Cheryl A. Esplin, que serviu como conselheira da presidência geral da Primária, comentou:

Imagem
Irmã Cheryl A. Esplin

Para ensinar nossos filhos a compreender é preciso mais do que apenas transmitir informações. Trata-se de ajudar nossos filhos a gravar a doutrina no coração, de modo que se torne parte de seu próprio ser e se reflita em suas atitudes e em seu comportamento, por toda a vida (“Ensinar nossos filhos a compreender”, A Liahona, maio de 2012, p. 10).

Quando servia na presidência geral da Primária, a presidente Joy D. Jones ensinou:

Imagem
Presidente Joy D. Jones

Não podemos esperar que as crianças simplesmente se convertam. A conversão como acontecimento isolado não é um princípio do evangelho de Jesus Cristo. Tornar-se como o Salvador não é algo que acontece por acaso. O esforço consciente de amar, ensinar e testificar pode ajudar as crianças, mesmo as mais novas, a começar a sentir a influência do Espírito Santo. O Espírito Santo é essencial ao testemunho das crianças e à conversão a Jesus Cristo; desejamos que elas “sempre se lembrem dele, para que possam ter consigo o seu Espírito” (Doutrina e Convênios 20:79). (“Conversas essenciais”, Liahona, maio de 2021, pp. 12–13.)

Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

De que forma os pais podem ajudar os filhos a “gravar a doutrina no coração, de modo que se torne parte de seu próprio ser”? Como os pais podem ajudar os filhos a sentir e aprender com o Espírito Santo?

Seção 2

Que práticas podem me ajudar a conduzir meus filhos ao Salvador?

Néfi e seu povo buscaram com ardor ajudar seus filhos a aprender sobre o Salvador.

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia 2 Néfi 25:26 e pense em como os pais dos nossos dias podem seguir o exemplo desses nefitas.

O élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, deu o seguinte conselho para orientar os pais no sentido de ajudarem seus filhos a aprender sobre o Salvador e com Ele:

Imagem
Élder Neil L. Andersen

Temos gravuras do Salvador em nossa casa? Falamos com frequência a nossos filhos sobre as parábolas de Jesus? “As histórias de Cristo podem atuar como um vento vigoroso que aviva as brasas de fé que existem no coração de nossos filhos” (Neil L. Andersen, “Conta-me histórias de Cristo”, A Liahona, maio de 2010, p. 109). Quando seus filhos fizerem perguntas, pensem de modo consciente em ensinar o que o Salvador ensinou. Por exemplo, se um filho perguntar: “Pai, por que oramos?” Vocês podem responder: “Ótima pergunta. Você se lembra de quando Jesus orou? Vamos falar sobre por que Ele orou e como Ele orou” (“Falamos de Cristo”, Liahona, novembro de 2020, p. 89).

O conselho que o profeta Moisés deu aos israelitas pode ser aplicado a nós: “E ensinarás [os mandamentos] a teus filhos e [deles] falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Deuteronômio 6:7).

A presidente Jones refletiu o espírito do conselho de Moisés quando ensinou:

Imagem
Presidente Joy D. Jones

[Um] ponto-chave para ajudar nossos filhos a tornarem-se resistentes ao pecado é começar bem cedo a incutir amorosamente neles as doutrinas e os princípios básicos do evangelho, utilizando as escrituras, as Regras de Fé, o livreto Para o Vigor da Juventude, os hinos da Primária, os outros hinos e nosso próprio testemunho pessoal, e essas doutrinas vão conduzir as crianças ao Salvador.

A criação de hábitos constantes de oração, estudo das escrituras, noite familiar e adoração no Dia do Senhor resulta em inteireza, consistência interna e fortes valores morais — ou seja, integridade espiritual. (…)

Irmãos e irmãs, mantenham seus filhinhos próximos de vocês — tão próximos que eles vejam sua conduta religiosa diária e observem vocês cumprindo suas promessas e seus convênios. “As crianças são grandes imitadoras, por isso dê-lhes algo grandioso para imitarem” (autor desconhecido) (“Uma geração resistente ao pecado”, A Liahona, maio de 2017, p. 88–89).

Imagem
pais estudam as escrituras com os filhos
Imagem
ícone, anotar

Anote suas impressões

Reserve alguns minutos para anotar comportamentos ou hábitos dignos que você pode começar ou continuar a desenvolver hoje mesmo e que irão aumentar sua capacidade de criar filhos em retidão. Que práticas espirituais você deseja incutir em sua família no futuro?

Seção 3

O que posso fazer se um membro da família se afastar do caminho do evangelho?

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

Imagem
Élder David A. Bednar

Um dos maiores sofrimentos que um valoroso pai ou mãe em Sião pode ter é o de ver um filho se afastar do caminho do evangelho. Perguntas como “Por quê?”, “O que fiz de errado?” e “Como posso ajudar esse filho agora?” são ponderadas sem cessar na mente e no coração desses pais. (“Pais fiéis e filhos rebeldes: Manter a esperança e desfazer mal-entendidos”, A Liahona, março de 2014, p. 16).

Imagem
Leí e Saria

Leí e Saria entendiam o sofrimento gerado quando um filho se afasta do caminho do evangelho.

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia 1 Néfi 8:37–38 e identifique como Leí tentou ajudar Lamã e Lemuel após ter uma visão de que ambos rejeitariam o Senhor.

Observe como Leí pregou, ou ensinou, com mansidão a seus filhos. O élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou maneiras pelas quais podemos reagir se um familiar se desviar do caminho do evangelho:

Imagem
Élder Ulisses Soares

É difícil entender todos os motivos pelos quais algumas pessoas escolhem outro caminho. A melhor coisa que podemos fazer nessas circunstâncias é simplesmente amá-los e aceitá-los; orar pelo bem-estar deles e buscar auxílio do Senhor para saber o que fazer e o que dizer. Alegrem-se sinceramente com eles quando tiverem sucesso; sejam amigáveis e procurem ver os pontos positivos deles. Nunca devemos desistir deles, mas sim, preservar nosso relacionamento. Nunca os rejeitem, nunca os julguem erroneamente. Simplesmente demonstrem amor por eles! A parábola do filho pródigo nos ensina que quando os filhos caem em si, eles frequentemente desejam voltar para casa. Se isso acontecer com nossos entes queridos, preencham seu coração com compaixão, corram em direção a eles, lancem-se ao pescoço deles e beijem-nos, assim como fez o pai do filho pródigo (ver Lucas 15:20).

Por fim, continuem a viver de modo digno, sejam um bom exemplo do que acreditam e se aproximem de nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele conhece e compreende nossas tristezas e nossas dores mais profundas, e Ele abençoará seus esforços e sua dedicação para com seus entes queridos, nesta vida ou na próxima (“Como poderei eu entender?”, Liahona, maio de 2019, p. 8).

Imagem
pai e filho se abraçando
Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

Que outros exemplos encontramos nas escrituras de pais dignos cujo filho (ou filhos) se desviou do caminho do evangelho? (Pense no exemplo de Leí e seus filhos Lamã e Lemuel, ou de Alma e seu filho Alma, o filho). Que lições você aprende com a reação desses pais, as quais podem orientá-lo quanto ao que dizer a familiares que porventura tenham se desviado?