Ensinamentos dos Presidentes
Joseph Smith, Profeta do Deus Vivo


Capítulo 8

Joseph Smith, Profeta do Deus Vivo

Por que o testemunho da missão profética de Joseph Smith é essencial para nosso testemunho do evangelho de Jesus Cristo?

Introdução

OPresidente Harold B. Lee tinha um forte testemunho do Profeta Joseph Smith e usava as palavras do Profeta com bastante freqüência ao ensinar os princípios do evangelho. Ele sabia que um testemunho do Profeta Joseph Smith é essencial para o testemunho do evangelho de Jesus Cristo. Ele conheceu muitas pessoas que não tinham um testemunho do Profeta. Uma delas era um amigo que lera o Livro de Mórmon e falara de seu “respeito pelos ensinamentos nele contidos”. O Presidente Lee perguntou-lhe certa vez: “Por que você não faz algo a respeito? (…) Por que não se filia à Igreja”? Depois de alguns minutos de reflexão, aquele homem respondeu: “Acho que tudo se deve ao fato de Joseph Smith estar tão próximo de mim. Se ele tivesse vivido mil anos atrás, suponho que eu acreditaria. Talvez por ele estar tão perto é que eu não consiga aceitá-lo”. O Presidente Lee disse o seguinte acerca da resposta desse amigo: “Aquele homem estava dizendo: ‘Creio nos profetas mortos que viveram há mais de mil anos, mas tenho enorme dificuldade para acreditar num profeta vivo’”.1

Em outra ocasião, uma senhora disse: “Sabe, eu poderia aceitar tudo na Igreja, com exceção de uma coisa. (…) Jamais aceitaria o fato de Joseph Smith ser um Profeta de Deus”. O Presidente Lee comentou: “Como alguém poderia aceitar o evangelho sem aceitar o homem que foi o instrumento em sua restauração? Não vejo como”.2

O Presidente Lee ensinou: “Precisamos ter a convicção no coração e na mente de que Jesus é o Cristo, o Salvador do mundo. Temos de saber que essa é de fato a Igreja de Jesus Cristo, o reino de Deus na Terra nestes últimos dias. Por fim, precisamos ter um testemunho de que Joseph Smith foi um profeta de Deus”.3

Imagem
The Prophet Joseph Smith

O Presidente Harold B. Lee testificou: “Sei que Joseph Smith foi um profeta do Deus vivo. Sei que ele viveu e morreu para proporcionar a esta geração o meio de alcançar a salvação”.

Ensinamentos de Harold B. Lee

Por que precisamos ter um testemunho de Joseph Smith como profeta de Deus?

O que caracteriza um verdadeiro profeta de Deus? Primeiro, ele é o porta-voz de Deus para o povo em nossa época. Segundo, reafirma as verdades antigas e procura conservar as pessoas firmes nas leis imutáveis do evangelho. Terceiro, recebe revelações adicionais do Senhor para enfrentar os problemas de sua época. Essas novas verdades que emanam da Deidade chegam a nós somente por meio do profeta atual. Um desses homens foi Joseph Smith—em todos os aspectos, um Profeta de Deus. Como o profeta Amós disse: “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”. [Amós 3:7]4

Do âmago de meu ser, (…) sei que Joseph Smith foi um profeta do Deus vivo. Sei que ele viveu e morreu para proporcionar a esta geração o meio de alcançar a salvação. Sei que hoje ele está assentado num local sublime e porta as chaves desta última dispensação. Sei que para aqueles que o seguirem, ouvirem seus ensinamentos e o aceitarem como profeta verdadeiro de Deus, bem como suas revelações e ensinamentos como a palavra de Deus, as portas do inferno não prevalecerão. [Ver D&C 21:4–6.]5

Precisamos aceitar a missão divina do Profeta Joseph Smith como o instrumento por meio do qual a restauração do evangelho e a organização da Igreja de Jesus Cristo se realizaram. Todos os membros da Igreja, que devem ser preparados para o reino milenar de Cristo, precisam receber um testemunho próprio da divindade da obra estabelecida por Joseph Smith. Foi isso que se ensinou com clareza aos santos depois do advento do Salvador à Terra, e um dos líderes de nossos dias reafirmou tais verdades ao fazer menção à parábola das cinco virgens prudentes e das cinco virgens loucas, contada pelo Mestre. [Ver Mateus 25:1–13.] Ele declarou: “Tempo virá em que nenhum homem ou mulher poderá resistir com luz emprestada. Cada um terá que ser guiado pela luz que está em seu interior”. [Orson F. Whitney, Life of Heber C. Kimball (1945), p. 450]6

Para vocês que já examinaram as escrituras com profundi- dade, que buscaram um testemunho do Espírito que todos têm o direito de receber, (…) uma das experiências mais emocionantes que podem viver é quando podem dizer no coração: “Sei com toda a minha alma, mais do que nunca antes, que Jesus é o Senhor, o Salvador do mundo, e que Joseph Smith, o mártir, foi o profeta a quem o Senhor usou para restabelecer Sua Igreja em nossa época”.7

Como Joseph Smith foi preparado para seu chamado como Profeta da Restauração?

Joseph Smith foi aquele a quem o Senhor levantou desde a adolescência, revestiu com autoridade divina, ensinou as coisas necessárias e concedeu o sacerdócio para que estabelecesse o alicerce do reino de Deus nestes últimos dias.8

Historicamente, líderes e profetas foram escolhidos entre pessoas simples, não entre teólogos formados em instituições religiosas. Pensemos no exemplo de muitos dos profetas: Eliseu era um próspero fazendeiro; Amós era um pastor na Judéia; o profeta Isaías era um cidadão de Jerusalém; Miquéias era um aldeão da Judéia; Jeremias pertencia a uma família de sacerdotes; Ezequiel era um sacerdote no templo; Pedro, André, Tiago e João eram pescadores; Jesus e Seu pai José eram carpinteiros. Isso talvez explique por que o Senhor escolheu [o Profeta Joseph Smith como] profeta e líder desta dispensação. (…) Ele chamou alguém que seria sábio no tocante às coisas de Deus— coisas que certamente seriam consideradas loucura por aqueles que só tivessem conhecimento das coisas do mundo.9

Na vida do jovem Profeta Joseph Smith, antes do recebimento de duas das revelações mais gloriosas já concedidas ao homem, ambas as revelações foram precedidas por uma demonstração de poder do mal—tanto no Bosque Sagrado como no Monte Cumora. Parece que foi necessário que o Profeta conhecesse a natureza e poder dessas forças malignas a fim de preparar-se para combatê-las com êxito.10 Um profeta não se torna um líder espiritual por estudar livros de religião nem por freqüentar uma faculdade de teologia. (…) Um homem torna-se profeta ou líder religioso por meio de contatos espirituais reais. Assim, o verdadeiro líder espiritual recebe seu diploma diretamente de Deus.11

Que coisas grandiosas o Senhor estabeleceu por intermédio do Profeta Joseph Smith?

A missão do Profeta Joseph Smith era conhecida (…) pelo menos 2.400 anos antes de seu nascimento. As profecias (…) relativas a Moisés e José estavam registradas nas placas de latão que, como vocês devem recordar, foram retiradas de Labão pelos filhos de Leí. Lá estava a seguinte profecia que certamente se referia ao Profeta Joseph Smith:

“Sim, José [o José que fora vendido ao Egito] verdadeiramente disse: Assim me diz o Senhor: Um vidente escolhido levantarei eu do fruto de teus lombos. (…) e a ele darei poder para revelar minha palavra à semente de teus lombos—não somente para revelar a minha palavra, diz o Senhor, mas para convencê-los da minha palavra, que já lhes terá sido declarada. (…) Eis que o Senhor abençoará este vidente; e aqueles que procurarem destruí-lo serão confundidos. (…) E seu nome será igual ao meu e será chamado pelo nome de seu pai. E ele será semelhante a mim; porque aquilo que o Senhor fizer através de sua mão, pelo poder do Senhor, levará meu povo à salvação”. [Ver 2 Néfi 3:7, 11, 14–15.]12

Nesta dispensação, como ocorreu em todas as dispensações passadas do evangelho na Terra, foi concedido ao profeta moderno, Joseph Smith, o verdadeiro conhecimento de Deus e Seu Filho, nosso Salvador. Isso aconteceu quando, como seres pessoais glorificados que falavam e podiam ser vistos pelos homens, Eles conversaram com Joseph, como que para demonstrar sua realidade tangível, dando início à dispensação da plenitude dos tempos, em preparação para a segunda vinda do Senhor, que viria reinar como Senhor dos senhores e Rei dos reis no começo do milênio.13 Sempre que nossa fé e nosso conhecimento do evangelho diminuíram, o Senhor, em Sua misericórdia, restaurou o conhecimento mais completo de Deus e Seu Filho, e sempre que houve a revelação de conhecimento divino sobre o Pai e o Filho, dizemos que houve uma nova dispensação. Foi assim na época de Adão; foi assim na época de Abraão; nos tempos de Moisés; quando Ele apareceu aos nefitas; ao povo de Enoque; e foi assim quando o Salvador apareceu aos homens para ensinar-lhes a relação de Deus e Seu Filho. (…)

Imagem
The First Vision

Com a Primeira Visão, a dispensação da plenitude dos tempos foi iniciada com “uma revelação sobre o caráter pessoal de Deus o Pai e o Filho” dada ao profeta escolhido do Senhor.

Algo significativo é o fato de a dispensação da plenitude dos tempos ter sido precedida pelo quê? Uma revelação sobre o caráter pessoal de Deus o Pai e o Filho ao menino Profeta Joseph Smith.14

“Joseph Smith, o Profeta e Vidente do Senhor, com exceção apenas de Jesus, fez mais pela salvação dos homens neste mundo do que qualquer outro homem que jamais viveu nele.” (D&C 135:3) Algumas pessoas consideram essa declaração um exagero, mas [não é], principalmente ao pensarmos no que o Senhor nos concedeu por intermédio desse rapaz maravilhoso que, no curto espaço de dois anos, trouxe à luz o grandioso volume de escrituras que é uma segunda testemunha da missão do Senhor, o Livro de Mórmon. (…) Esse rapaz, com pouca instrução formal, mas impulsionado pelo poder do Deus Onipotente, traduziu esse registro de uma língua desconhecida para nosso idioma, e nele estava contida a plenitude do evangelho eterno.15

Joseph Smith, o rapaz que desconhecia a teologia ensinada na época, que não freqüentara as instituições de prestígio de seu tempo (…), [era] alguém que estava em condições de ser submisso aos ensinamentos e sussurros do Espírito. Joseph Smith não poderia ter estabelecido sozinho esta Igreja. Não poderia ter trazido à luz a obra do Senhor, o Livro de Mórmon. Algumas pessoas podem zombar do Profeta Joseph Smith e considerá-lo um homem normal. Podem até questionar como esta Igreja começou, mas algo que se ergue como monumento é o próprio Livro de Mórmon. Joseph, como homem, não poderia tê-lo criado, mas atuando pelo poder do Deus Todo-Poderoso, Joseph poderia realizar a obra miraculosa de tirar o reino da obscuri- dade por meio do evangelho restaurado de Jesus Cristo, e efetivamente o fez.16

[Morôni] anunciou ao Profeta (…) que se aproximava o dia em que o evangelho em toda a sua plenitude seria pregado com poder a todas as nações. Isso foi um cumprimento da promessa feita a João de que um anjo voaria pelo meio do céu com a plenitude do “evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra”. (Apocalipse 14:6) A restauração do evangelho se concretizou quando o Livro de Mórmon, que o Senhor afirmou conter a plenitude do evangelho, foi entregue ao mundo por intermédio do Profeta Joseph Smith.17

Em 21 de setembro de 1823, [Morôni apareceu a Joseph Smith e declarou, entre outras coisas,] “que deveria começar logo o trabalho preparatório para a segunda vinda do Messias; que era chegado o tempo de o evangelho ser pregado em toda a sua plenitude, com poder a todas as nações, preparando o povo para o reino milenar”, que significa a vinda do Senhor. (History of the Church, 4:537) Em outras palavras, o propósito principal da restauração do evangelho é preparar as pessoas para se apresentarem diante do Senhor quando Ele voltar; de outra forma, (…) não poderíamos suportar Sua presença.18

Hoje, a obra do reino de Deus na Terra é um monumento ao nome do Profeta Joseph Smith. Milhões aceitaram a sua gloriosa missão, proclamada por ele e levada a todo o mundo. Somos os herdeiros dessa inestimável pérola de grande valor, o evangelho de Jesus Cristo, que foi restaurado por meio de Joseph como instrumento de Deus, para ajudar-nos a viver—e morrer se necessário—para que, no devido tempo, estejamos preparados para o Milênio. Nunca devemos esquecer-nos disso. Este é o tempo para nós, enquanto ainda há tempo para prepararmo-nos para encontrar nosso Deus.19

Sugestões para Estudo e Discussão

  • Como podemos fortalecer nosso testemunho pessoal da missão do Profeta Joseph Smith? O que ajudou a fortalecer seu testemunho do Profeta?

  • Como podemos seguir o exemplo do Profeta Joseph para aumentar nosso próprio conhecimento e espiritualidade? Que qualidades cristãs são evidentes na vida do Profeta Joseph Smith?

  • Quais são algumas das verdades essenciais do evangelho que foram reveladas por meio do Profeta Joseph Smith?

  • O que Joseph Smith fez pela salvação de todos os filhos de Deus? Em que aspectos sua vida é diferente por causa das revelações recebidas pelo Profeta Joseph Smith?• Como vocês podem prestar seu testemunho do Profeta Joseph Smith às pessoas?

Notas

  1. “The Place of the Living Prophet, Seer, and Revelator”, discurso proferido para os professores de semi- nário e instituto, Universidade Brigham Young, 8 de julho de 1964. Arquivos do Departamento Histórico, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pp. 2–3.

  2. “He Lived Great, Died Great in Eyes of God and His People”, Church News, 10 de dezembro de 1955, p. 4.

  3. The Teachings of Harold B. Lee, ed. por Clyde J. Williams (1996), p. 371.

  4. “He Lived Great”, p. 13.

  5. The Teachings of Harold B. Lee, p. 371.

  6. Relatório da Conferência Geral de outubro de 1956, p. 62.

  7. “Two Great Commemorations”, mensagem de Natal para os funcionários do Edifício de Escritórios da Igreja, 14 de dezembro de 1972. Arquivos do Departamento Histórico, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, p. 6.

  8. Relatório da Conferência Geral, outubro de 1972, p. 18; ou Ensign, janeiro de 1973, p, 23.

  9. “A Man among Men—A Man of Inspiration”, discurso proferido no Quarto Dia Anual de Homenagem a David O. Mckay, em 29 de setembro de 1968. Departamento de Arquivos Históricos, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, p. 12.

  10. The Teachings of Harold B. Lee, p. 372.

  11. “He Lived Great”, p. 5.

  12. “He Lived Great”, p. 5.

  13. Relatório da Conferência Geral de abril de 1969, pp. 132–133; ou Improvement Era, junho de 1969, p. 105.

  14. The Teachings of Harold B. Lee, pp. 373–374.

  15. The Teachings of Harold B. Lee, p. 372.

  16. The Teachings of Harold B. Lee, p. 372.

  17. The Teachings of Harold B. Lee, p. 374.

  18. The Teachings of Harold B. Lee, p. 375.

  19. Relatório da conferência de área de Munique, Alemanha, 1973, p, 7.