Manuais e chamados
Introdução


Introdução

Este guia é indicado para pais, líderes e professores. Pode ser utilizado como parte de um esforço individual de reciclagem didática. Pode servir de base para o curso Ensinar o Evangelho e para as reuniões de aperfeiçoamento didático. (Ver as páginas 21–22.)

O Senhor ensinou:

“E dou-vos um mandamento de que vos ensineis a doutrina do reino uns aos outros.

Ensinai diligentemente e minha graça acompanhar-vos-á, para que sejais instruídos mais perfeitamente em teoria, em princípio, em doutrina, na lei do evangelho, em todas as coisas pertinentes ao reino de Deus, que vos convém compreender.” (D&C 88:77–78)

O lar é o principal lugar onde isso deve acontecer. O lar é fortalecido pelo que se ensina e aprende na Igreja. Todos temos responsabilidades como professores no lar, na Igreja e junto a nossos vizinhos e as pessoas com quem convivemos no dia-a-dia. Ensinamos como pais, filhos, filhas, maridos, esposas, irmãos e irmãs.

Ensinamos como líderes da Igreja, professores em sala de aula, mestres familiares e professoras visitantes. Também ensinamos como colegas de trabalho, vizinhos e amigos. Às vezes, ensinamos por meio do que dizemos e do testemunho que prestamos mas, com freqüência ainda maior, ensinamos pelo exemplo.

Na praia do Mar da Galiléia, o Senhor Ressuscitado instruiu Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”. (João 21:16–17) O chamado para ensinar exige que nutramos a alma das pessoas com as verdades do evangelho e assim as conduzamos ao Salvador. (Ver Morôni 6:4.) Pense no papel que o ensino do evangelho desempenha na salvação dos filhos de nosso Pai Celestial. Conseguem imaginar um dever mais nobre ou sagrado?

Se você é pai ou mãe, ou professor recém-chamado, é bem provável que essa responsabilidade lhe cause especial preocupação. Lembre-se de que o Senhor está sempre disposto a ajudá-lo. Ele prometeu que se formos humildes e tivermos fé, Ele “[fará] as coisas fracas se tornarem fortes para [nós]”. (Éter 12:27) Em nosso empenho para aperfeiçoar-nos como professores, podemos aprender com as experiências que já tivemos e as habilidades que desenvolvemos na vida até o momento. Nossa capacidade aumentará se nos prepararmos cuidadosamente, tentarmos fortalecer as pessoas a quem ensinamos e confiarmos no Senhor.