Seminário
João 17


João 17

A grande Oração Intercessória do Salvador

Imagem
Jesus has his eyes closed in prayer, the back of the disciples heads are in the foreground. Outtakes include a view of just the disciples in prayer and just Jesus in a green field with his head bowed in prayer.

Jesus Cristo ofereceu Sua grande Oração Intercessória (ou seja, Ele rogou ao Pai Celestial em favor de Seus apóstolos e de todos os que acreditam Nele) pouco antes de sofrer por nossos pecados. Como parte de Sua oração, Jesus declarou que conhecer o Pai e o Filho é ter a vida eterna (ver João 17:3). Esta lição vai incentivá-lo a conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo mais pessoalmente em sua vida.

Usar o quadro. O uso eficaz do quadro durante a aula prepara o aluno para aprender. Também pode favorecer uma participação mais significativa, especialmente daqueles que aprendem visualmente. Você pode usar o quadro para descrever os pontos ou princípios mais importantes da lição, fazer um diagrama com uma doutrina ou um evento, mostrar mapas, desenhar os objetos descritos nas escrituras, desenvolver fluxogramas ou fazer outras atividades que reforcem o aprendizado.

Preparação do aluno: Peça aos alunos que leiam 3 Néfi 19:16, 26–33 e ponderem sobre como seria ouvir o Salvador orar ao Pai Celestial por eles.

Possíveis atividades de aprendizado

Conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo

Para ajudar a criar mais união na classe, você pode ajustar a atividade a seguir. Em vez de fazer as duas primeiras perguntas sobre uma figura histórica, designe a cada aluno um colega que eles talvez não conheçam muito bem. Peça-lhes que pensem em uma ou duas coisas que sabem sobre essa pessoa. Depois, dê-lhes dois minutos para conversar com seu colega e instruções simples para “conhecê-lo um pouco melhor”. Passados dois minutos, peça aos alunos que debatam a diferença entre saber coisas sobre alguém e realmente conhecê-lo.

Pense em uma figura importante na história de seu país.

  • Que coisas você sabe sobre essa pessoa?

  • Como você descreveria as diferenças entre seu conhecimento sobre tal figura histórica e o quanto você conhece um membro próximo da família?

Agora, reserve algum tempo para registrar em seu diário de estudo como você se sente a respeito de seu conhecimento sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo. Esse conhecimento é baseado apenas em fatos que você sabe a respeito Deles, ou seu relacionamento com Eles está se tornando mais pessoal? De que forma você acha que conhecê-Los em um nível ainda mais pessoal abençoará sua vida?

Jesus orou por Seus discípulos

Na noite anterior a Seu sofrimento no Getsêmani, Sua traição e Crucificação, o Salvador ofereceu em voz alta uma oração sagrada conhecida como a grande Oração Intercessória. Ele orou ao Pai Celestial para suplicar por Seus discípulos, inclusive Seus seguidores que vivem em nossos dias (ver João 17:20). Tente imaginar como foi para os apóstolos ouvir Jesus orar por eles naquela noite sagrada.

Se os alunos tiverem sido convidados a fazer a preparação do aluno, você pode pedir-lhes que compartilhem os pensamentos que tiveram.

  • O que podemos aprender sobre o Salvador com Seu exemplo de oração por Seus discípulos e por todos os que O seguem antes de Seu sofrimento no Getsêmani e de Sua prisão?

Leia João 17:1–3 e identifique as bênçãos pelas quais Jesus Cristo orou para que Seus discípulos recebessem.

  • O que Jesus Cristo deseja para Seus discípulos?

A expressão “vida eterna” ( versículos 2–3) geralmente é mal compreendida como simplesmente significando viver para sempre. O Salvador orou para que recebêssemos muito mais do que isso. A “vida eterna” é o “tipo de vida que Deus, nosso Pai Eterno, tem. (…) Vida eterna ou exaltação é viver na presença de Deus e continuar a viver em família (ver Doutrina e Convênios 131:1–4)” (Tópicos do Evangelho, “Vida eterna”, topics.ChurchofJesusChrist.org). Você pode registrar essa definição em suas escrituras, perto do versículo 3 .

  • De acordo com o versículo 3 , o que nos é exigido para recebermos a vida eterna?

Uma verdade que aprendemos com a oração do Salvador é que, para recebermos a vida eterna, precisamos conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo.

  • Por que você acha que precisamos conhecer verdadeiramente o Pai Celestial e Jesus Cristo para recebermos a vida eterna?

O élder Michael John U. Teh, dos setenta, explicou a importância de se conhecer o Salvador:

Imagem
Official Portrait of Elder Michael John U. Teh. Photographed in 2015. Background replaced in March 2017.

Precisamos reconhecer que conhecer o Salvador é a busca mais importante de nossa vida. Ela deve ter prioridade sobre qualquer outra coisa.

(Michael John U. Teh, “Nosso Salvador pessoal”, Liahona, maio de 2021, p. 99)

  • Por que você acha que conhecer o Salvador é a busca mais importante de nossa vida?

  • O que pode tornar difícil priorizar conhecer o Salvador em vez de outros objetivos em sua vida?

Reflita por um momento sobre como um relacionamento próximo com um membro da família ou um amigo se desenvolveu. O que você fez para conhecer melhor essa pessoa? Houve experiências-chave que o ajudaram a realmente conhecer essa pessoa? Quanto tempo o relacionamento demorou para se desenvolver?

  • De que forma você pode aplicar as ações que o ajudaram a desenvolver um relacionamento próximo com um membro da família ou um amigo para conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo?

Para obter mais ideias sobre como conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo, você pode compartilhar declarações da seção “Comentários e informações históricas”.

Você pode pedir aos alunos que respondam às perguntas a seguir em pequenos grupos para que mais alunos possam compartilhar.

  • Que experiências você já teve que o ajudaram a conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo? O que você aprendeu com essas experiências?

Conhecer o Salvador por meio de Sua oração

Para permitir que os alunos estudem o capítulo inteiro em vez de apenas os versículos sugeridos no parágrafo a seguir, você pode designar seções do capítulo para diferentes alunos e depois convidá-los a compartilhar com a classe o que aprenderam.

Uma maneira de conhecer o Salvador é por meio de Suas orações. Reserve alguns minutos para aprender melhor a respeito de quem é o Salvador estudando sobre o que Ele orou em João 17 . Alguns dos versículos nos quais você pode escolher se concentrar são João 17:4–11, 20–26 .

  • O que você aprendeu sobre o relacionamento de Jesus Cristo com Seu Pai nessa oração?

  • Que bênçãos Jesus Cristo deseja para nós?

  • Por que você acha que Ele orou para que você recebesse essas bênçãos específicas?

  • O que você aprendeu sobre Jesus Cristo e o Pai Celestial que o ajuda a querer conhecê-Los melhor?

Imagine como seria estar tão próximo do Pai Celestial e do Salvador que seu relacionamento pudesse ser descrito como sendo um com Eles. Como você se sentiria? De que forma sua vida seria melhor? O Pai Celestial e Jesus Cristo amam muito você e desejam ser um com você. Jesus Cristo orou ao Pai Celestial para ajudá-lo a ter um relacionamento próximo com Eles. Tenha em mente que esse relacionamento levará tempo e esforço para se desenvolver durante toda esta vida e na próxima.

Registre em seu diário de estudo o que você está disposto a fazer para conhecer melhor o Pai Celestial e Jesus Cristo. Inclua como você acha que saberá que seu relacionamento com Eles está se fortalecendo e como você acredita que esse relacionamento abençoará sua vida.

Comentários e informações históricas

O que podemos fazer para conhecer melhor o Pai Celestial e Jesus Cristo?

O presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, ensinou:

Imagem
Official Portrait of President Henry B. Eyring taken March 2018.

Se desejassem ficar perto de alguém muito querido, mas que se encontra distante, saberiam como fazê-lo. Encontraríamos uma forma de falar com essa pessoa, de ouvi-la, e descobriríamos maneiras de fazer coisas um pelo outro. Quanto mais frequentemente isso ocorrer e quanto mais tempo durar, mais forte será o laço de afeição. Quanto mais tempo se passar sem que nos falemos, sem que ouçamos um ao outro, sem que nos sirvamos mutuamente, mais o laço se enfraquecerá.

Deus é perfeito e onipotente, e você e eu somos mortais. Mas Ele é nosso Pai, Ele nos ama e oferece a mesma oportunidade de nos aproximarmos Dele como faria um amigo amado. E podemos fazê-lo da mesma maneira: falando, ouvindo e agindo.

(Henry B. Eyring, “Aproximar-se mais de Deus”, A Liahona, julho de 1991, p. 74)

O élder C. Scott Grow, dos setenta, explicou:

Imagem
Official Portrait of Elder C. Scott Grow. Photographed March 2017.

Meus jovens amigos, podemos começar a conhecer a Deus por meio da oração. (…)

Ao estudar e ponderar as escrituras, vocês também ouvirão a voz de Deus, conhecerão Suas palavras e virão a conhecê-Lo. (…)

Quando nós procuramos fazer a vontade de Deus servindo a Ele e a nosso próximo com fidelidade, sentimos Sua aprovação e realmente O conhecemos.

O Salvador nos diz que a melhor maneira de conhecer a Deus é tornar-nos como Ele é. Ele ensinou: “Portanto, que tipo de homens devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou” ( 3 Néfi 27:27).

A dignidade é essencial para tornar-nos semelhantes a Ele. (…)

Deus conhece vocês e convida vocês a conhecê-Lo. Orem ao Pai, estudem as escrituras, procurem fazer a vontade de Deus, esforcem-se para tornar-se semelhantes ao Salvador e sigam mentores justos. Ao fazerem isso, vocês passarão a conhecer a Deus e a Jesus Cristo e herdarão a vida eterna.

(C. Scott Grow, “E a vida eterna é esta”, A Liahona, maio de 2017, pp. 121–124)

Atividades de aprendizado complementar

Vídeo: Tornar-se Um

Para ajudar os alunos a entender como os discípulos de Jesus Cristo podem se tornar um por meio Dele apesar de suas diferenças, você pode exibir o vídeo “Um em Cristo” (4:48), disponível em ChurchofJesusChrist.org.

Atividade de desenho: Tornar-se um

Você pode pedir a um aluno que demonstre a seguinte atividade no quadro enquanto os outros alunos a realizam em seu diário de estudo.

Peça aos alunos que criem um diagrama em uma folha de papel em branco, escrevendo seu nome no canto inferior esquerdo, o nome de um amigo na parte inferior central, o nome de um membro da família no canto inferior direito e Pai Celestial e Jesus Cristo no alto, próximo ao centro da folha.

Em seguida, peça aos alunos que desenhem uma linha reta de seu nome até Jesus Cristo, depois de cada um dos outros nomes para Jesus Cristo.

Peça-lhes que imaginem que cada pessoa na página está se movendo em direção a Jesus Cristo nas linhas que o aluno desenhou. O que acontece com a distância entre essas pessoas à medida que cada uma se aproxima do Salvador?

Peça aos alunos que leiam João 17:18–26 e identifiquem o que naturalmente acontece com o relacionamento entre os discípulos de Jesus Cristo à medida que cada pessoa se torna mais semelhante ao Salvador.

Usar a conferência geral para aprofundar nosso entendimento das escrituras

Dê a cada aluno uma cópia do discurso do élder David A. Bednar, “Se vós me conhecêsseis a mim” (A Liahona, novembro de 2016, p. 102). Dê aos alunos tempo para estudar e procurar outros motivos pelos quais precisamos conhecer o Salvador, bem como coisas que podemos fazer para conhecê-Lo melhor.