Vem, e Segue-Me
10 a 16 de fevereiro. 2 Néfi 6–10: “Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus!”


“10 a 16 de fevereiro. 2 Néfi 6–10: ‘Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus!’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Livro de Mórmon 2020

“10 a 16 de fevereiro. 2 Néfi 6–10”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical, 2020

Imagem
Jesus orando no Getsêmani

Not My Will, But Thine, Be Done [Não Se Faça a Minha Vontade, Mas a Tua], de Harry Anderson

10 a 16 de fevereiro

2 Néfi 6–10

“Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus!”

Uma boa maneira de se preparar para ensinar é primeiro ler 2 Néfi 6–10 sozinho. Anote todas as impressões que tiver e use este esboço para encontrar outras ideias e sugestões didáticas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Jacó ensinou a seu povo que os ensinamentos de Isaías podem ser aplicados a você (ver 2 Néfi 6:5). Comece pedindo aos alunos que citem alguns dos ensinamentos de Jacó em 2 Néfi 6–10 que eles sentem que podem aplicar à sua vida. Peça-lhes que expliquem por que acham o ensinamento significativo.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

2 Néfi 6–8

O Senhor é misericordioso com Seu povo e vai cumprir Suas promessas.

  • Para dar algum contexto às mensagens em 2 Néfi 6–8, pode ser útil para a classe criar uma linha do tempo simples dos acontecimentos descritos em 2 Néfi 6:8–15. O que esses acontecimentos sugerem sobre o Senhor e Seus sentimentos por Seu povo? (Ver também 2 Néfi 7:1–3; 8:3.) Explique aos alunos que, como membros da Igreja, somos o povo do convênio hoje e estamos sendo reunidos em todo o mundo para ter a segurança do evangelho. Que mensagens esses capítulos têm para nós agora?

2 Néfi 9

Por meio de Sua Expiação, Jesus Cristo livrou todas as pessoas da morte física e espiritual.

  • Uma maneira de aprofundar nossa apreciação pela Expiação de Jesus Cristo é pensar sobre o que nos aconteceria sem ela. Os alunos podem ponderar essas coisas ao estudarem 2 Néfi 9. Peça-lhes que comecem estudando os versículos 4–9 e depois façam uma lista no quadro do que teria acontecido sem a Expiação de Cristo. De acordo com os versículos 10–14, como o Salvador nos resgatou desse destino? A mensagem do élder Jeffrey R. Holland nos “Recursos adicionais” pode ajudar a classe a compreender nossa necessidade da Expiação de Jesus Cristo. Você pode também mostrar o vídeo que tem como base sua mensagem — “Perdão, Justiça e Redenção” (ChurchofJesusChrist.org). Os alunos poderiam falar a respeito do que pensaram ou sentiram com a mensagem do élder Holland sobre o Salvador.

  • Peça aos alunos que pensem em como explicariam a Expiação de Jesus Cristo a alguém que não sabe o que ela é ou por que é necessária. As verdades encontradas em 2 Néfi 9 podem ajudar a preparar os alunos para essa conversa. Eles poderiam examinar os versículos 4–12 e procurar como a Expiação do Salvador vence a morte física e espiritual. Com base no que aprendemos nessas escrituras, por que o sacrifício do Salvador é chamado de “expiação infinita”? (2 Néfi 9:7.)

  • Jacó ficou tão impressionado com o plano de redenção de Deus que foi levado a exclamar “Oh! Quão grande” e “Oh! A grandiosidade” conforme descrevia o plano. Para ajudar os alunos a compreender melhor esses sentimentos pelo Salvador e por Sua Expiação, peça-lhes que procurem em 2 Néfi 9 as exclamações de Jacó (a maioria está nos versículos 8–20). O que esses versículos ensinam a respeito de Deus e Seu plano? Que experiência nos ajudaram a sentir o que Jacó sentiu sobre o plano de Deus para Seus filhos? Vocês podem também cantar um hino que fale da grandiosidade de Deus, como “Grandioso és Tu” (Hinos, nº 43), para reforçar o debate.

2 Néfi 9:27–54

Podemos vir a Cristo e receber as gloriosas bênçãos de Sua Expiação.

  • Você pode começar a discussão sobre os ensinamentos de Jacó nesses versículos pedindo aos alunos que imaginem como convidariam alguém a se arrepender e vir a Cristo. Como Jacó fez isso em 2 Néfi 9:50–53? Que bênçãos ele disse que receberíamos se aceitarmos seus convites?

  • Em 2 Néfi 9, Jacó usou duas frases importantes que são o oposto uma da outra: “o plano misericordioso do grande Criador” e “astuto é o plano do maligno” (2 Néfi 9:6, 28). Para ajudar os alunos a aprender sobre esse contraste, desenhe um caminho no quadro e o chame de O plano do Pai Celestial. Peça aos alunos que procurem em 2 Néfi 9:27–52 o conselho que Jacó deu para nos ajudar a seguir o plano do Pai Celestial. Peça-lhes que escrevam ao lado do caminho o que descobriram. O que Jacó ensina sobre como Satanás nos atrai para longe do plano do Pai Celestial? O que aprendemos com esses versículos sobre aonde chegaremos se seguirmos o plano do Pai Celestial e aonde chegaremos se seguirmos Satanás? (Ver 2 Néfi 9:9, 18.) De acordo com esses versículos, o que podemos fazer para seguirmos mais completamente o plano do Pai Celestial?

  • Em 2 Néfi 9:28–38, Jacó nos aconselhou a respeito de atitudes e comportamentos que nos impedem de seguir o plano de Deus para nós. Peça aos alunos que os encontrem. Quais atitudes e comportamentos parecem se destacar hoje em dia? O que os torna tão perigosos? O que aprendemos em 2 Néfi 9:50–53 sobre como evitar esses perigos?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Para ajudar os alunos a se sentirem confiantes ao ler os escritos de Isaías citados por Néfi em 2 Néfi 11–24, você poderia explicar que Néfi incluiu esses escritos para fortalecer a fé do povo em Jesus Cristo. Peça aos alunos que vejam a leitura da próxima semana como uma oportunidade de edificar sua própria fé Nele.

Imagem
ícone de recursos

Recursos adicionais

A necessidade de um Salvador

O élder Jeffrey R. Holland contou a história de um alpinista pendurado precariamente na borda íngreme de um desfiladeiro, sem nada que o impedisse de cair e morrer. Quando sua mão começou a escorregar na superfície arenosa da borda, ele sentiu as mãos de seu irmão mais novo segurá-lo pelos pulsos e puxá-lo para um local seguro. O élder Holland comparou a experiência do alpinista à nossa condição neste mundo decaído:

“Houve verdadeiramente um Adão e uma Eva, que foram expulsos de um Jardim do Éden real, trazendo consigo todas as consequências que isso acarretaria. (…) Porque nasceríamos em um mundo decaído e porque também transgrediríamos as leis de Deus, também fomos condenados a receber as mesmas penalidades de Adão e Eva.

Que situação! Toda a humanidade cairia — todo homem, toda mulher e toda criança cairia em direção à morte permanente, mergulhando espiritualmente em uma eterna angústia. É isso então o que a vida significa? É esse então o grande final da raça humana? Estamos todos nós apenas pendurados em um frio desfiladeiro em algum lugar deste universo indiferente, cada um de nós em busca de um ponto de apoio, cada um de nós em busca de algo em que se agarrar — com apenas o sentimento de ter areia deslizando pelos nossos dedos, nada para nos salvar, nada a que possamos nos apegar e, ainda, nada que nos segure? (…)

A resposta a essas perguntas é um inequívoco e eterno “não”! (…) A Expiação alcançaria plena vitória sobre a morte física, garantiria ressurreição incondicional a todo ser humano que já viveu sobre a Terra e ainda para aqueles que virão. Em infinita misericórdia, a Expiação também proporcionaria perdão para os pecados pessoais, desde a época de Adão até o final dos tempos, condicionado ao arrependimento e à obediência aos mandamentos divinos” (“Perdão, justiça e redenção”, A Liahona, maio de 2015, pp. 105–106).

Aperfeiçoar o ensino

Prestar testemunho com frequência. Seu testemunho simples e sincero da verdade pode ter uma vigorosa influência sobre seus alunos. Seu testemunho não precisa ser eloquente nem longo. Pense na possibilidade de prestar seu testemunho do Salvador durante o debate de 2 Néfi 9.