Vem, e Segue-Me
1º a 14 de abril. Mateus 16–17; Marcos 9; Lucas 9: “Tu és o Cristo”


“1º a 14 de abril. Mateus 16–17; Marcos 9; Lucas 9: ‘Tu és o Cristo’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“1º a 14 de abril. Mateus 16–17; Marcos 9; Lucas 9”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2019

Imagem
Transfiguração de Cristo

The Transfiguration [A Transfiguração], de Carl Heinrich Bloch

1º a 14 de abril

Mateus 16–17; Marcos 9; Lucas 9

“Tu és o Cristo”

Ao ponderar esses capítulos no Novo Testamento e ouvir as mensagens durante a conferência geral, preste atenção às mensagens que você sente que as crianças de sua classe precisam.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhar

Convidar a participação de todos

Se as crianças da sua classe ouvirem a conferência geral ou assistirem a ela, peça-lhes que compartilhem algo que ouviram ou viram.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

Mateus 16:13–17

Posso ganhar um testemunho de que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Pense em como você pode usar o testemunho de Pedro e a resposta de Jesus para ensinar às crianças o que é um testemunho e inspirá-las a buscá-lo.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que prestem atenção ao que Pedro disse enquanto você lê Mateus 16:15–17. (Ver também “Capítulo 32: Pedro dá testemunho de Cristo”, Histórias do Novo Testamento, p. 76, ou o vídeo correspondente em LDS.org.) Explique que Pedro estava prestando testemunho de Jesus Cristo. Releia os versículos. (Ou mostre o vídeo de novo.) Desta vez, diga às crianças que prestem atenção a quem Pedro disse que Jesus Cristo era o Filho de Deus.

  • Preste testemunho de Jesus Cristo e explique como você recebeu esse testemunho. Desafie as crianças a buscarem seu próprio testemunho do Pai Celestial.

Mateus 16:15–19

Jesus Cristo dá aos profetas e apóstolos as chaves do sacerdócio para guiar Sua Igreja.

O Salvador comparou a revelação a uma pedra e a autoridade do sacerdócio às chaves. Como você pode usar essas comparações para ajudar as crianças a ter fé naqueles que guiam Sua Igreja?

Atividades sugeridas

  • Mostre uma pedra às crianças enquanto você lê Mateus 16:18 com elas. Repita com elas a frase “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”, fazendo gestos para acompanhar as palavras. Explique que a Igreja está edificada sobre a “pedra” da revelação.

  • Mostre para as crianças algumas chaves e pergunte para que servem. Explique que Pedro e outros apóstolos receberam as chaves do sacerdócio de Jesus. Essas chaves “destrancam” bênçãos para nós e abrem o caminho para o céu. Por exemplo, as chaves do sacerdócio nos permitem ser batizados e tomar o sacramento. Dê às crianças chaves de papel e peça-lhes que escrevam algumas bênçãos que as chaves do sacerdócio “destrancam”.

  • Mostre uma gravura do presidente da Igreja e preste testemunho de que ele possui todas as chaves do sacerdócio hoje, assim como Pedro possuía.

Imagem
estátua de Pedro com as chaves

Jesus deu as chaves do sacerdócio a Pedro.

Mateus 17:19–20

Minha fé pode realizar milagres.

Quando você lê a promessa de Jesus de que a fé, como um grão de mostarda, pode mover montanhas, que impressões recebe sobre as crianças a quem ensina?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que se revezem desenhando grandes montanhas e sementes pequenas no quadro enquanto você lê Mateus 17:19–20 com elas. Explique que as montanhas que precisamos mover geralmente são coisas que parecem difíceis de fazer. Quais são algumas coisas difíceis que parecem montanhas para nós? Use a página de atividades da semana para ajudar as crianças a pensar em como a fé pode ajudá-las a fazer as coisas que Deus quer que elas façam.

  • Coloque a foto de uma montanha em um lado da sala e escreva nela palavras como medo, dúvida ou preocupação. Peça às crianças que digam algumas coisas que podem fazer para ter mais fé em Jesus Cristo. Deixe que cada criança sugira algo para se mover em direção à montanha do outro lado da sala. Leia Mateus 17:19–20 e testifique sobre o poder da fé em sua vida.

  • Peça às crianças que cantem “Fé”, Músicas para Crianças, pp. 50–51, e dê a cada criança uma semente para levar para casa. Peça-lhes que plantem a semente e a coloquem em um local onde possam vê-la crescer e se lembrar de ter fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

Mateus 16:13–17

Um testemunho de Jesus Cristo vem por revelação do céu.

Como o testemunho de Pedro em Mateus 16:13–17 pode ajudar as crianças a edificar seus testemunhos?

Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que diriam se alguém lhes perguntasse: “Quem é Jesus?” Peça-lhes que leiam Mateus 16:13–17 para descobrir como Pedro respondeu a essa pergunta. Como ele ganhou seu testemunho de Jesus? O que podemos fazer para fortalecer nosso testemunho?

  • Ajude as crianças a comparar como conhecemos as verdades espirituais e como conhecemos outras verdades. Por exemplo, como sabemos a altura de uma pessoa ou como está o tempo? Como sabemos que Jesus Cristo é o Filho de Deus?

  • Preste testemunho de Jesus Cristo e desafie as crianças a ganhar ou fortalecer seu próprio testemunho.

Mateus 16:15–19

A Igreja de Jesus Cristo é guiada por aqueles que possuem as chaves do sacerdócio.

Estudar Mateus 16:15–19 pode edificar a fé das crianças de que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma restauração da mesma Igreja que Jesus estabeleceu enquanto Ele viveu na Terra.

Atividades sugeridas

  • Escreva Mateus 16:19 no quadro, retirando algumas palavras, inclusive a palavra “chaves”. Peça às crianças que descubram as palavras que faltam.

  • Mostre o vídeo “As Chaves do Sacerdócio: A Restauração das Chaves do Sacerdócio” (LDS.org) ou examinem as informações sobre as chaves do sacerdócio em Sempre Fiéis, pp. 163–164. O que são as chaves do sacerdócio? Como as chaves do sacerdócio são semelhantes às chaves reais?

  • Ajude as crianças a relacionar no quadro as pessoas que possuem as chaves do sacerdócio. (Sempre Fiéis, pp. 163–164 tem uma lista que pode ajudá-las.) Convide um portador dessas chaves em sua ala para falar à classe por que as chaves do sacerdócio são importantes.

  • Esconda várias chaves (ou desenhos de chaves) pela sala e peça às crianças que as encontrem. Depois que cada chave for achada, ajude as crianças a pensar nas bênçãos que temos por causa das chaves do sacerdócio (por exemplo, famílias eternas, o batismo e o sacramento).

Lucas 9:28–36

Jesus Cristo é o Filho de Deus.

A Transfiguração de Cristo é uma das poucas ocasiões nas escrituras em que a voz de Deus, o Pai, é ouvida testificando de Seu Filho Amado. Estudar esse relato com as crianças pode edificar a fé delas em Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam desenhos representando a Transfiguração de Cristo, conforme relatada em Mateus 17:1–9. Peça-lhes que expliquem seus desenhos uns aos outros. (Ver também o esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar.)

  • Dê às crianças tempo para ponderar o que essa história nos ensina sobre Jesus Cristo. Peça-lhes que escrevam seus pensamentos no quadro. Peça a algumas crianças que compartilhem como elas sabem que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que perguntem aos pais e familiares como eles ganharam um testemunho de Jesus Cristo.

Aperfeiçoar o ensino

Usar música. As canções e os hinos da Primária podem ajudar as crianças de todas as idades a entender e lembrar as verdades do evangelho. Cantar também pode manter as crianças ativamente envolvidas em uma experiência de aprendizado. (Ver Ensinar à Maneira do Salvadorp. 22.)