Vem, e Segue-Me
14 a 20 de janeiro. Lucas 2; Mateus 2: Viemos adorá-Lo


“14 a 20 de janeiro. Lucas 2; Mateus 2: Viemos adorá-Lo”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“14 a 20 de janeiro. Lucas 2; Mateus 2”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2019

Imagem
Os magos viajando em camelos

Let Us Adore Him [Vinde, Adoremos a Ele], de Dana Mario Wood

14 a 20 de janeiro

Lucas 2; Mateus 2

Viemos adorá-Lo

Comece lendo Mateus 2 e Lucas 2. O esboço da semana de Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar pode ajudá-lo a compreender esses capítulos, e este esboço pode lhe dar sugestões didáticas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhar

Convidar a participação de todos

Peça às crianças que contem o que lembram sobre o nascimento de Cristo. Quais são suas partes favoritas da história?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

Lucas 2:1–14

Jesus nasceu.

Jesus deixou Seu lar com o Pai Celestial para nascer na Terra e ser nosso Salvador. Como você pode ajudar as crianças a relembrar a história do nascimento de Cristo?

Atividades sugeridas

  • Enquanto lê sobre o nascimento de Cristo, peça às crianças que encenem a história ou use a página de atividades da semana. Ver também “Capítulo 5: O nascimento de Jesus Cristo”, Histórias do Novo Testamento, p. 13, ou o vídeo correspondente (LDS.org).

  • Se tiver um presépio, leve-o para a classe e peça às crianças que coloquem as peças nos lugares apropriados enquanto conta a história do nascimento de Jesus Cristo. Você pode mostrar a gravura da Natividade (ver, como exemplo, o esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Aponte para as diferentes pessoas da natividade e peça às crianças que compartilhem o que sabem sobre cada uma delas.

  • Cantem juntos o hino favorito das crianças sobre o nascimento de Jesus. Procure oportunidades de prestar testemunho do Salvador e convide as crianças a compartilhar por que elas amam Jesus.

Mateus 2:1–12

Posso dar bons presentes para Jesus.

Os magos presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra. Como você pode usar essa história para ensinar às crianças que elas também podem dar presentes a Jesus — como amor, serviço e obediência?

Atividades sugeridas

  • Mostre a figura dos magos enquanto examina com as crianças a história encontrada em Mateus 2:1–12. Você pode mostrar a figura Os Reis Magos Oferecem Presentes (LDS.org).

  • Embrulhe gravuras ou objetos que representem os presentes que podemos dar para Jesus. Peça às crianças que ajudem a abrir os presentes e debata como damos esses presentes para o Salvador.

  • Ajude as crianças a desenhar ou fazer uma lista de presentes que podem dar a Jesus, como “ser um bom amigo” ou “orar”. Peça-lhes que compartilhem suas listas com a classe e escolham um item para trabalhar esta semana.

Lucas 2:40–52

Jesus já foi uma criança como eu.

Aprender sobre a infância do Salvador pode ajudar as crianças que você ensina a se relacionarem com Ele. Pergunte às crianças o que aprenderam com esses versículos e como podem ser hoje como Jesus.

Atividades sugeridas

  • Peça a um dos jovens da ala que vá até a classe e compartilhe a história de Jesus ensinando no templo quando Ele era um rapaz.

  • Peça com antecedência a várias crianças que tragam fotos de quando eram bebês. Pergunte-lhes como elas cresceram. Compartilhe algumas das maneiras como Jesus cresceu (ver Lucas 2:40, 52). Cante com as crianças “Jesus criança já foi também”, Músicas para Crianças, p. 34, ou outro hino sobre o Salvador.

  • Leia Lucas 2:52 e explique o que significa “sabedoria” e “estatura”. Você pode pedir às crianças que façam gestos que mostrem como é crescer em sabedoria e em graça com Deus e outras pessoas. Por exemplo, elas podem imitar alguém lendo um livro ou ajudando um necessitado.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

Lucas 2:1–21; Mateus 2:1–2.

Os profetas antigos predisseram o nascimento do Salvador.

Os profetas e os fiéis têm aguardado com ansiedade há séculos o nascimento do Salvador. Entender essa verdade pode ajudar as crianças a adquirir uma gratidão profunda pela vida e missão do Salvador.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que falem sobre coisas pelas quais elas anseiam, como o aniversário ou um feriado. Peça que leiam Helamã 14:2–5 para descobrir algo pelo qual os profetas ansiavam.

  • Leiam juntos algumas profecias do nascimento do Salvador (ver Isaías 7:14; 9:6; 1 Néfi 11:18; Helamã 14:5). Ajude as crianças a relacionar os detalhes contidos nessas profecias e a encontrar como foram cumpridas em Lucas 2:1–21 e Mateus 2:1–2.

  • Peça às crianças que façam um desenho da natividade e compartilhem por que são gratas pelo nascimento de Jesus.

Imagem
Maria, José e Simeão com o menino Jesus

Simeão Reverencia o Menino Jesus, de Greg K. Olsen

Lucas 2:40, 52

Jesus já foi uma criança como eu.

Assim como Jesus, as crianças que você ensina precisam se preparar para uma missão importante. O que posso aprender com o exemplo de Jesus?

Atividades sugeridas

  • Enquanto você lê Lucas 2:40, 52, diga às crianças que prestem atenção às coisas que Jesus fez. Peça-lhes que compartilhem de que maneiras elas cresceram desde que eram bem pequenas. Compartilhe sua própria experiência de ter aprendido o evangelho aos poucos; depois preste seu testemunho.

  • Faça atividades que ilustrem as frases em Lucas 2:40, 52. Por exemplo, você pode medir cada criança (“Jesus cresceu em… estatura”) ou peça-lhes que compartilhem sua escritura favorita (“se fortalecia em espírito”). Ajude as crianças a criar um registro de como elas estão crescendo e peça que o compartilhem com seus familiares.

  • Depois de examinar Lucas 2:40, 52, pergunte às crianças o que elas pensam sobre como era Jesus quando tinha a idade delas. Como Ele teria tratado Sua mãe? E Seus irmãos e Suas irmãs?

Lucas 2:41–52

Posso seguir o exemplo de Jesus.

Mesmo ainda sendo um rapaz, Jesus estava ensinando os anciões no templo. Da mesma forma, as crianças em sua classe têm muito que ensinar para as pessoas ao redor delas.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que venham preparadas para resumir a história que se encontra em Lucas 2:41–52. Para ajudar as crianças a entender a história, ensine o que significa “os negócios do Pai”. Por exemplo, você pode dizer às crianças onde você ou seus pais trabalham. Qual era o trabalho ou “negócio” de José, o pai terreno de Jesus? (Ver Mateus 13:55.) Qual era o negócio de Seu Pai Celestial? (Ver Lucas 2:46–49; ver também Moisés 1:39.)

  • Leia com as crianças Lucas 2:46–49 e pergunte: “Como Jesus estava fazendo ‘os negócios [de Seu] Pai’?” Ajude as crianças a relacionar, ou desenhar no quadro, como elas podem ajudar também nos negócios do Pai Celestial.

  • Ajude-as a fortalecer a confiança de que, assim como o jovem Jesus, elas podem ensinar o evangelho, e ajude-as a praticar ensinando umas às outras um princípio de Para o Vigor da Juventude.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que ensinem à família algo que aprenderam sobre o nascimento de Cristo.

Aperfeiçoar o ensino

As crianças são curiosas e aprendem de várias maneiras. Elas gostam de aprender por meio de experiências novas e variadas. Use atividades que façam com que se movimentem, usem todos os sentidos, explorem e experimentem coisas novas. (Ver Ensinar à Maneira do Salvador, pp. 25–26.)