Doutrina e Convênios 2021
7 a 13 de junho. Doutrina e Convênios 63: “Aquilo que vem de cima é sagrado”


“7 a 13 de junho. Doutrina e Convênios 63: ‘Aquilo que vem de cima é sagrado’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Doutrina e Convênios, 2021

“7 a 13 de junho. Doutrina e Convênios 63”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2021

Imagem
campo no Missouri

Springhill, Daviess County, Missouri, de Garth Robinson Oborn

7 a 13 de junho.

Doutrina e Convênios 63

“Aquilo que vem de cima é sagrado”

As verdades ensinadas em Doutrina e Convênios 63 podem ajudar as crianças que você está ensinando a desenvolver fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo. Como seu tempo com as crianças é limitado, pondere quais verdades serão mais significativas para elas, com base em suas necessidades.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Pense em maneiras simples e criativas de dar oportunidades às crianças para que compartilhem o que estão aprendendo. Por exemplo, prepare tiras de papel de diferente tamanho e deixe que cada criança escolha uma ao acaso. Convide a criança com a tira mais comprida a compartilhar primeiro.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Doutrina e Convênios 63:23

O Pai Celestial quer que eu aprenda o evangelho.

As crianças estão sempre aprendendo. Ajude-as a ver que o Pai Celestial vai ajudá-las a aprender a respeito Dele se elas obedecerem a Seus mandamentos.

Atividades sugeridas

  • Leia Doutrina e Convênios 63:23 para as crianças e peça-lhes que identifiquem o que Deus nos dará se guardarmos os mandamentos. Ajude-as a entender que “mistérios” são coisas sobre as quais Deus pode nos ensinar mais, como a maneira de nos tornarmos mais semelhantes a Jesus Cristo.

  • Leve para a classe gravuras que representem tópicos do evangelho sobre os quais as crianças podem aprender, como o batismo, o Salvador, os templos e assim por diante. Coloque-as com a face virada para baixo e deixe as crianças se revezarem desvirando as gravuras. Peça-lhes que digam o que sabem e que façam quaisquer perguntas que tiverem sobre cada tópico.

Doutrina e Convênios 63:49

Eu ressuscitarei.

Agora ou no futuro, as crianças que você está ensinando ficarão consoladas em saber que, graças à Expiação do Salvador, todos os que morreram ressuscitarão um dia.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma fotografia de um ente querido seu que morreu e conte uma história sobre essa pessoa. Leia Doutrina e Convênios 63:49 para as crianças e testifique-lhes que um dia essa pessoa vai “se [levantar] dentre os mortos” e nunca mais vai morrer. Pergunte às crianças se elas conhecem alguém que morreu. Testifique-lhes que todos seremos ressuscitados graças a Jesus Cristo.

  • Mostre gravuras do sepultamento e da Ressurreição do Salvador (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 58, nº 59). Convide-as a falar sobre o que está acontecendo nas gravuras. Peça às crianças que se deitem enquanto você conta como foi o sepultamento de Jesus, e que se levantem quando você contar como foi Sua Ressurreição. Leia Doutrina e Convênios 63:49 e preste seu testemunho de que todos nós iremos levantar dentre os mortos um dia, assim como Jesus Se levantou.

    Imagem
    Jesus aparece a Maria

    Garden Tomb, de Jon McNaughton

Doutrina e Convênios 63:64

Devo tratar as coisas sagradas com reverência.

Vivemos numa época em que as coisas sagradas são frequentemente desprezadas ou até ridicularizadas. Você pode ajudar as crianças a desenvolver um senso de reverência pelas coisas sagradas.

Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças este trecho de Doutrina e Convênios 63:64: “Aquilo que vem de cima é sagrado”. Peça-lhes que pensem em algo que seja especial para elas, como um brinquedo ou livro favorito. Como elas cuidam dessa coisa e a protegem? Ajude-as a pensar em coisas que são especiais — ou sagradas — para o Pai Celestial. Como devemos falar a respeito dessas coisas? Como devemos tratá-las?

  • Cante com as crianças um hino sobre reverência, como “Reverência” (Músicas para Crianças, p. 10). Ajude-as a pensar em maneiras pelas quais elas podem mostrar reverência por coisas sagradas.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Doutrina e Convênios 63:9–10

Os sinais vêm pela fé e pela vontade de Deus.

Ezra Booth foi convertido à Igreja depois de ver Joseph Smith curar o braço de Elsa Johnson. Mas Ezra mais tarde perdeu a fé e passou a criticar o profeta. Doutrina e Convênios 63 contém advertências contra as pessoas que tentam edificar a fé em sinais, como curas milagrosas, e não na confirmação espiritual da verdade.

Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura que está no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, e diga às crianças que Joseph Smith usou o sacerdócio para curar o braço de Elsa Johnson, que ela não conseguia usar plenamente por dois anos. Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 63:9–10 e peça a elas que digam algo que o Senhor declarou sobre fé e sinais (ou milagres).

  • Peça às crianças que desenhem uma casa no alto de um retângulo e outra na ponta de um triângulo. Diga às crianças que as casas representam nossa fé e nosso testemunho. Peça-lhes que leiam Doutrina e Convênios 63:9–10 e Helamã 5:12. Depois, peça-lhes que escrevam dentro do retângulo sobre o que devemos edificar nossa fé e, no triângulo, sobre o que não devemos edificar nossa fé. Saliente que o retângulo proporciona uma base sólida para a construção, mas o triângulo não é seguro. Por que é importante edificarmos a fé em Jesus Cristo, e não em outras coisas?

Doutrina e Convênios 63:23

Se eu guardar os mandamentos, Deus vai me ensinar Suas verdades.

Os “mistérios do reino [de Deus]” somente estão ao alcance daqueles que guardam os mandamentos de Deus. É por isso que são mistérios para tantas pessoas. Esse princípio vai ajudar as crianças a buscar a verdade.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma gravura de um poço e peça-lhes que o desenhem. Depois de lerem juntos Doutrina e Convênios 63:23, ajude-as a pensar nas verdades que elas conhecem sobre o evangelho e peça-lhes que desenhem essas verdades ao redor do poço. De que modo essas verdades são como “água viva”?

Doutrina e Convênios 63:58–64

Não devo tomar o nome de Deus em vão.

As crianças que você está ensinando podem ouvir as pessoas usarem o nome de Deus de modo irreverente e profano. Como você pode ajudá-las a entender que o nome do Pai Celestial e o de Jesus Cristo “[devem] ser [mencionados] com cuidado”? (Doutrina e Convênios 63:64.)

Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças este trecho de Doutrina e Convênios 63:58: “Este é um dia de advertência”. Peça-lhes que conversem sobre as advertências que ouvem dos pais, professores e líderes da Igreja. Depois, ajude-as a encontrar advertências do Senhor nos versículos 58–64. Quais são algumas maneiras adequadas de “[usar] o nome do Senhor”? (Versículo 62.)

  • Examinem juntos “Linguagem” em Para o Vigor da Juventude (páginas 20–21). Peça às crianças que façam pequenos cartazes que os lembrem de algo que aprenderam sobre como usar o nome do Pai Celestial e o de Jesus Cristo.

  • Cantem juntos uma música sobre reverência, como “Reverência é amor” (Músicas para Crianças, p. 12). Como podemos nos assegurar que seremos reverentes ao falarmos sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Se não houver tempo para realizar a página de atividade desta semana em sala de aula, entregue uma cópia a cada criança para que leve para casa para completá-la com a família.

Aperfeiçoar o ensino

Edificar a confiança das crianças. Algumas crianças podem não se sentir capazes de aprender o evangelho por conta própria. Uma maneira de aumentar a confiança delas é elogiá-las quando participam da aula. Prometa às crianças que o Espírito Santo vai ajudá-las a aprender.