Vem, e Segue-Me
31 de agosto a 6 de setembro. Helamã 13–16: “Boas novas de grande alegria”


“31 de agosto a 6 de setembro. Helamã 13–16: ‘Boas novas de grande alegria’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“31 de agosto a 6 de setembro”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Samuel, o lamanita, ensinando na muralha

Samuel the Lamanite on the Wall [Samuel, o Lamanita, na Muralha], de Arnold Friberg

31 de agosto a 6 de setembro

Helamã 13–16

“Boas novas de grande alegria”

Prepare-se para ensinar lendo Helamã 13–16 e refletindo sobre quais atividades ajudarão melhor as crianças a aprender as verdades nesses capítulos.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Mostre às crianças uma gravura de Samuel, o lamanita, e convide-as a compartilhar algo que sabem sobre ele. Por exemplo, eles conseguiriam contar a história de Samuel ensinando na muralha ou os sinais que ele disse que apareceriam quando Jesus nascesse?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Helamã 13:2–5

O espírito pode falar ao nosso coração.

Quando Samuel, o lamanita, foi ordenado a pregar aos nefitas, o Pai Celestial o ajudou a saber em seu coração o que deveria dizer.

Atividades sugeridas

  • Ensine às crianças que enquanto falamos uns com os outros usando palavras, o Espírito santo pode Se comunicar por meio de sentimentos em nosso coração. Peça-lhes que coloquem as mãos sobre o coração toda vez que você ler a palavra “coração” em Helamã 13:2–5. Ajude-as a decorar pedaços de papel em forma de coração que dizem: “O Espírito fala ao meu coração”.

  • Diga às crianças que, quando forem batizadas e confirmadas, terão o dom do Espírito Santo para ajudá-las a saber o que o Pai Celestial quer que façam e digam. Ajude-as a pensar em coisas que o Espírito Santo possa lhes dizer e peça-lhes que contem o que podem fazer para seguir Seus sussurros.

Helamã 14:2–7, 20–25

Os profetas ensinam sobre Jesus Cristo.

A história de Samuel, o lamanita, é uma ótima oportunidade para ensinar às crianças que todos os profetas ensinam sobre Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Mostre-lhes a gravura de Samuel, o lamanita, do esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e conte para as crianças, com palavras simples, sobre a experiência dele em Helamã 13–16. Você pode usar o “Capítulo 40: Samuel, o lamanita, fala a respeito de Jesus Cristo” (Histórias do Livro de Mórmon, pp. 111–113, ou o vídeo correspondente no site ChurchofJesusChrist.org). Deixe as crianças contarem o que sabem sobre Samuel, o lamanita.

  • Cantem juntos “Samuel fala do Menino Jesus” ou a última estrofe de “Histórias do Livro de Mórmon” (A Liahona, dezembro de 1992, p. 7; Músicas para Crianças, pp. 62–63). Fale sobre algo que você admira sobre Samuel e deixe as crianças compartilharem o que gostam sobre a história dele.

  • Esconda gravuras ao redor da sala que representem os sinais de que Samuel profetizou em Helamã 14:2–7 e 20–25. Leia a frase que descreve um dos sinais e peça a elas que encontrem a gravura daquele sinal. Explique-lhes que esses sinais ajudaram os nefitas a saber sobre Jesus Cristo. Preste testemunho de que, como Samuel, todos os profetas testificam de Jesus Cristo.

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

O profeta nos conduz a Jesus Cristo.

Helamã 16:1–6

Sou abençoado quando sigo o profeta.

O Pai Celestial nos deu um profeta para nos ajudar a conhecer Sua vontade e seguir Seu plano. Somos abençoados quando ouvimos as palavras do profeta e obedecemos.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a construir uma pequena muralha de blocos ou livros. Usando um brinquedinho ou uma bonequinha para representar Samuel, deixe as crianças se revezarem para ajudar “Samuel” a escalar a muralha para ensinar as pessoas sobre Jesus Cristo. (Ver também a página de atividades desta semana.) Compartilhe frases de Helamã 16:1 e 5 para explicar-lhes que algumas pessoas acreditaram em Samuel e foram batizadas. Use frases de Helamã 16:2 e 6 para mostrar-lhes que outras pessoas não acreditaram e ficaram iradas com Samuel. Preste testemunho de que as pessoas que seguem ao profeta são abençoadas.

  • Mostre-lhes uma gravura do Salvador e peça a uma criança que represente o profeta e conduza as outras ao redor da sala enquanto cantam algumas estrofes de “Segue o profeta” (Músicas para Crianças, pp. 58–59) ou outra música sobre profetas. Em seguida, peça à criança que representa o profeta que conduza as crianças até a gravura do Salvador. Preste testemunho de que se seguirmos o profeta, ele nos conduzirá a Jesus Cristo. Compartilhe algumas coisas que nosso profeta ensinou recentemente sobre Jesus. Como podemos seguir seu conselho?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Helamã 13:2–4

O Espírito pode falar ao nosso coração.

Algum dia, as crianças que você ensina irão precisar saber como fazer o que Samuel fez: compartilhar a mensagem que o Senhor colocar no coração delas.

Atividades sugeridas

  • Mostre-lhes uma gravura de Samuel, o lamanita, (como a que se encontra em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar), e pergunte às crianças como Samuel sabia o que dizer quando pregava da muralha da cidade. Peça-lhes que pesquisem Helamã 13:2–4 para identificar uma resposta. Conte-lhes sobre uma ocasião em que o Espírito Santo o ajudou a saber em seu coração o que Deus queria que você fizesse ou dissesse. Peça às crianças que contem experiências semelhantes que tiveram.

  • Mostre uma gravura do profeta atual falando na conferência geral. Diga às crianças que Deus diz ao profeta o que falar a nós, assim como Ele disse a Samuel o que falar aos nefitas. Fale sobre as coisas que o profeta disse que foram inspiradoras para você ou para as crianças.

Helamã 14:2–28

Os profetas ensinam sobre Jesus Cristo.

O propósito da mensagem de Samuel era testificar de Jesus Cristo e convidar as pessoas a se arrependerem e a se achegarem a ele. Nossos profetas hoje possuem o mesmo papel.

Atividades sugeridas

  • Peça à metade das crianças que leia Helamã 14:2–6 e faça desenhos dos sinais do nascimento de Jesus. Peça à outra metade da classe que leia Helamã 14:20–28 e faça desenhos dos sinais da morte de Jesus. Em seguida, peça a cada grupo que compartilhe o que desenhou. Leiam juntos Helamã 14:11–12 e peça-lhes que prestem atenção no motivo pelo qual Samuel profetizou sobre esses sinais. De que maneira aprendemos sobre Jesus Cristo hoje?

  • Explique-lhes que, assim como Samuel, o lamanita, ensinou sobre Jesus Cristo, os profetas atuais fazem o mesmo hoje. Compartilhe uma declaração de uma mensagem recente da conferência na qual o profeta atual testificou de Cristo. Peça às crianças que compartilhem o que o profeta lhes ensinou sobre Jesus Cristo.

Helamã 16:1–6

Sou abençoado quando sigo o profeta.

O Pai Celestial nos deu um profeta para nos ajudar a conhecer Sua vontade e seguir Seu plano. Somos abençoados quando ouvimos e obedecemos às palavras do profeta.

Atividades sugeridas

  • Leia Helamã 16:1 e 5 em voz alta e peça às crianças que se levantem quando ouvirem algo que as pessoas fizeram quando acreditaram nas palavras de Samuel. Depois leia os versículos 2 e 6 e peça às crianças que se sentem quando ouvirem algo que as pessoas fizeram quando não acreditaram. Como podemos mostrar que acreditamos nas palavras do profeta vivo?

  • Mostre às crianças uma fotografia do profeta atual e peça-lhes que contem algo que sabem sobre ele. Diga-lhes como você está tentando seguir seus ensinamentos e como isso o tem abençoado.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Convide as crianças a aprenderem sobre algo que o profeta disse e contar isso à classe na próxima semana.

Aperfeiçoar o ensino

Incentivar as crianças a fazer perguntas. “Esforce-se para ver as perguntas [das crianças] como oportunidades, não como distrações ou obstáculos à sua aula. (…) Tais perguntas dão a você ideias valiosas sobre o que as crianças estão pensando, que preocupações elas têm e como elas estão respondendo às coisas que estão aprendendo” (ver também Ensinar à Maneira do Salvador, pp. 25–26).