Vem, e Segue-Me
24 de fevereiro a 1º de março. 2 Néfi 26–30: “Uma obra maravilhosa e um assombro”


“24 de fevereiro a 1º de março. 2 Néfi 26–30: ‘Uma obra maravilhosa e um assombro’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“24 de fevereiro a 1º de março. 2 Néfi 26–30”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Jesus ajudando uma mulher

He Will Lead Thee by the Hand [Ele Te Conduzirá pela Mão], de Sandra Rast

24 de fevereiro a 1º de março

2 Néfi 26–30

“Uma obra maravilhosa e um assombro”

Antes de começar a planejar atividades de aprendizado para as crianças de sua classe, estude 2 Néfi 26–30. Isso vai convidar o Espírito a estar presente em sua preparação.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Mostre um exemplar do Livro de Mórmon e explique às crianças que Néfi previu que o Livro de Mórmon seria importante em nossos dias. Peça-lhes que contem algo que aprenderam sobre o Livro de Mórmon este ano.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

2 Néfi 26:33

Jesus Cristo quer que todos se acheguem a Ele.

Néfi testificou que o Salvador ama a todos, não importando quem sejam, e que Ele convida todos a “participarem de sua bondade”.

Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras de pessoas de várias formações étnicas e culturais (você pode encontrar algumas nas revistas da Igreja). Peça às crianças que descrevam alguns dos detalhes que elas veem nas gravuras. Abra as escrituras em 2 Néfi 26:33 e leia: “[Jesus Cristo] convida todos a virem a ele”. Repita essa frase com as crianças ao apontar para cada gravura. Depois aponte para cada criança e diga: “Jesus Cristo convida você a vir a Ele”. O que podemos fazer para nos aproximar do Salvador?

  • Cante um hino com as crianças sobre amar todas as pessoas, tal como “Eu andarei contigo” ou “Nós somos diferentes” (Músicas para Crianças, pp. 78–79; A Liahona, agosto de 1992, Seção infantil, p. 11, respectivamente). Saliente palavras ou frases do hino que você acha que reforçam a mensagem de 2 Néfi 26:33.

2 Néfi 28:2; 30:6

O Livro de Mórmon é uma bênção.

Pense em como você vai ajudar as crianças da sua classe a sentir que o Livro de Mórmon é “uma bênção que lhes vem da mão de Deus” (2 Néfi 30:6).

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças um Livro de Mórmon embrulhado para presente e lhes diga que há algo valioso dentro do pacote. Deixem que segurem o presente e lhes dê dicas para ajudá-las a adivinhar o que é. Por exemplo, é algo que o Senhor nos deu, ele nos ajuda a crer em Jesus Cristo, e assim por diante. Leia em 2 Néfi 30:6: “É uma bênção que lhes vem da mão de Deus”. Deixe que as crianças abram o presente e depois lhes explique que precisamos abrir o Livro de Mórmon e lê-lo para receber as bênçãos que ele contém.

  • Leia 2 Néfi 28:2 para as crianças. Explique-lhes que Néfi viu que o Livro de Mórmon seria de “grande valor” para nós, o que significa que ele vai nos ajudar e nos abençoar. Diga às crianças por que o Livro de Mórmon é de grande valor para você. Mostre seu versículo ou conte sua história favorita do Livro de Mórmon e convide as crianças a fazer o mesmo. Mostre a elas algumas gravuras do Livro de Gravuras do Evangelho para lhes dar algumas ideias.

2 Néfi 28:30

O Pai Celestial me ensina pouco a pouco.

Talvez você consiga pensar em uma lição com uso de objeto ou em uma atividade que vai ajudar as crianças a ver o que significa aprender “linha sobre linha”. As sugestões a seguir podem lhe dar algumas ideias.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a montar um quebra-cabeça simples ou construir algo com bloquinhos. Dê-lhes uma peça do quebra-cabeça por vez e, enquanto estão montando, explique-lhes que é assim que o Pai Celestial nos ensina — uma verdade de cada vez. O que aconteceria se tentássemos montar todas as peças de uma vez?

  • Ensine algo às crianças, passo a passo, como dar nó na gravata ou fazer um desenho. Leia em 2 Néfi 28:30: “Darei aos filhos dos homens linha sobre linha, (…) um pouco aqui e um pouco ali”. Por que Deus nos ensina pouco a pouco?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

2 Néfi 26:23–28, 33

Jesus Cristo quer que todos se acheguem a Ele.

Ajude as crianças a sentir que o convite de vir a Cristo se dirige a elas e a todas as pessoas.

Atividades sugeridas

  • Converse com as crianças sobre ocasiões em que elas convidaram amigos ou familiares para um acontecimento especial, como a comemoração de um aniversário. O que elas fizeram para incentivar as pessoas a comparecerem? Leia com as crianças 2 Néfi 26:23–28, 33 e as ajude a encontrar o que o Senhor está nos convidando a fazer. Peça às crianças que criem um cartão ou uma carta convidando alguém a vir a Jesus Cristo. Incentive-as a usar uma frase desses versículos em seu convite (se necessário, escreva algumas frases no quadro para ajudar).

  • Leia 2 Néfi 26:33 com as crianças e as ajude a fazer uma lista de quem é convidado a “[participar] da bondade [do Senhor]” de acordo com esse versículo. (Você pode ter de explicar que “gentios” são aqueles que não acreditam em Deus.) Diga-lhes que coloquem o próprio nome delas na lista. Como podemos participar da bondade do Senhor?

  • Converse brevemente com a classe sobre como as crianças do mundo são diferentes e lhes testifique que o Senhor ama todas elas (ver 2 Néfi 26:24, 33). Peça às crianças que façam um desenho de Jesus com muitas crianças diferentes.

2 Néfi 28:27–30

O Pai Celestial revela a verdade “linha sobre linha”.

Néfi advertiu contra a atitude de que não precisamos de mais verdades de Deus. Ajude as crianças a ver que o aprendizado do evangelho é uma busca gradual, que dura a vida inteira.

Atividades sugeridas

  • Escolha uma frase de 2 Néfi 28:30 e peça a uma criança que escreva a primeira palavra no quadro. Depois peça a outra criança que escreva a palavra seguinte, e assim por diante, até que a frase completa esteja escrita. Como essa atividade se assemelha à maneira pela qual Deus nos dá a verdade?

  • Ajude as crianças a ler e a entender 2 Néfi 28:27–30 e procurar respostas para uma pergunta como esta: O que esses versículos ensinam sobre as pessoas que acreditam que elas conhecem a verdade o suficiente e que não precisam de mais? Peça-lhes que sugiram maneiras de como mostrar ao Senhor que queremos receber mais verdades Dele.

2 Néfi 29:7–11

O Livro de Mórmon e a Bíblia andam juntos.

Como temos a Bíblia, algumas pessoas acreditam que o Livro de Mórmon é desnecessário. Esses versículos podem ajudar as crianças a entender e a explicar para outras pessoas por que somos gratos por termos os dois livros de escrituras.

Atividades sugeridas

  • Entregue a uma criança um exemplar do Livro de Mórmon e a outra, um exemplar da Bíblia. Pergunte a elas como esses livros se assemelham entre si e como diferem um do outro. Mostre às crianças um mapa-múndi e as ajude a combinar cada livro com a parte do mundo da qual ele veio. Leia e debata 2 Néfi 29:8. Por que Deus nos deu duas “testemunhas” ou livros de escrituras que nos ensinam a respeito Dele?

  • Peça às crianças que imaginem que um amigo lhes tenha dito: “Não preciso ler o Livro de Mórmon. Já li a Bíblia”. Leiam juntos 2 Néfi 29:7–11 e explique frases e conceitos se necessário. Depois, peça às crianças que compartilhem ideias sobre o que poderiam dizer a seu amigo.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que expliquem para a família como a Bíblia e o Livro de Mórmon andam juntos e testificam de Jesus Cristo.

Aperfeiçoar o ensino

Concentrar-se nas pessoas e não nas lições. As ideias deste esboço são apenas sugestões. Fique à vontade para adaptá-las às necessidades e à capacidade das crianças de sua classe.