Vem, e Segue-Me
17 a 23 de fevereiro. 2 Néfi 11–25: “Regozijamo-nos em Cristo”


“17 a 23 de fevereiro. 2 Néfi 11–25: ‘Regozijamo-nos em Cristo’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“17 a 23 de fevereiro. 2 Néfi 11–25”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Isaías escrevendo em rolos

17 a 23 de fevereiro

2 Néfi 11–25

“Regozijamo-nos em Cristo”

Sua preparação para ensinar começa com sua leitura de 2 Néfi 11–25. Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar vai ajudá-lo a compreender esses capítulos e este esboço vai lhe dar sugestões didáticas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Recapitule brevemente com as crianças o que elas aprenderam sobre o Salvador e Sua Expiação na semana passada. Se elas compartilharem com a família o que aprenderam, incentive-as a falar a respeito disso.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

2 Néfi 12:2–3

O templo é a casa do Senhor.

A profecia de Isaías sobre “o monte da casa do Senhor” pode ser uma boa oportunidade de ensinar as crianças sobre o templo e ajudá-las a ter o desejo de entrar nele um dia.

Atividades sugeridas

  • Deixe que um dos alunos segure a fotografia de um templo (esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar) e peça às crianças que contem o que elas sabem sobre o templo. Leia 2 Néfi 12:3 e explique que nesse versículo um profeta chamado Isaías profetizou que haveria templos nos últimos dias. Leia o versículo novamente e saliente que, quando vamos ao templo, o Senhor “nos ensinará os seus caminhos” e nos ajudará a “[andarmos] nas suas veredas”.

  • Trace um caminho no chão e, no final dele, coloque uma fotografia do templo com algo cobrindo a gravura. Faça com que as crianças andem pelo caminho e, ao fazê-lo, ajude-as a repetir a frase “andar nas suas veredas”. Quando as crianças chegarem ao fim do caminho, deixe que descubram a gravura. O que significa andar nas veredas de Deus?

  • Cante com as crianças um hino sobre o templo, tal como “Eu gosto de ver o templo” (Músicas para Crianças, p. 99). Ajude-as a encontrar palavras e frases no hino que ensinam o que é o templo e o que fazemos ali.

2 Néfi 19:6; 25:26

“Regozijamo-nos em Cristo”

Néfi e Isaías tinham testemunho do Salvador, e esse testemunho os deixava felizes. Ajude as crianças a ver que você “se regozija em Cristo”.

Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que segure uma gravura sobre o nascimento de Jesus Cristo (como a do Livro de Gravuras do Evangelho, nº 30) e ajude as crianças a encontrar o bebê Jesus na gravura. Leia 2 Néfi 19:6 ou mostre o vídeo “Nasceu o Salvador — Vídeo de Natal” (ChurchofJesusChrist.org) e peça às crianças que apontem para Jesus quando ouvirem as palavras menino e filho. Explique-lhes que o profeta Isaías, que escreveu as palavras que se encontram em 2 Néfi 19:6, sabia do nascimento de Jesus centenas de anos antes.

  • Conte a história de Jesus Cristo proporcionando alegria às pessoas ou mostre um vídeo como “Jesus Cura um Homem Cego de Nascença” ou “Deixai Vir a Mim as Criancinhas” (ChurchofJesusChrist.org). Saliente momentos alegres na história ou no vídeo. Leia 2 Néfi 25:26 e converse sobre por que “[nos regozijamos] em Cristo”. Peça às crianças que conversem sobre como Jesus lhes proporciona alegria.

2 Néfi 21:6–922

O Milênio será um período de paz e alegria.

Depois de Sua Segunda Vinda, Jesus Cristo habitará com Seu povo durante um período de paz chamado Milênio.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças gravuras dos animais mencionados em 2 Néfi 21:6–7 e peça às crianças que digam o nome dos animais. Explique-lhes que esses animais geralmente são inimigos, mas Isaías ensinou que, depois que Jesus Cristo voltar, haverá um período de paz, chamado Milênio, no qual os animais não vão se ferir uns aos outros. Como podemos seguir o exemplo desses animais no modo como tratamos uns aos outros? Peça às crianças que façam desenhos desses animais vivendo juntos pacificamente.

  • Leia 2 Néfi 22:5 e lhes peça que o ajudem a encontrar um hino que descreva as “coisas grandiosas” que o Senhor fez. Alguns exemplos podem incluir “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17) ou “Grandioso és Tu” (Hinos, nº 43). Cantem juntos o hino. Explique às crianças que no Milênio todos saberão a respeito das “coisas grandiosas” que o Senhor fez.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

2 Néfi 12:2–3

O templo é a casa do Senhor.

Como você pode usar esses versículos para ajudar as crianças a ansiar pelo dia em que poderão entrar no templo?

Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura de um templo (você pode utilizar a do esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Peça a uma criança que leia 2 Néfi 12:2–3 e peça às demais que prestem atenção aos motivos pelos quais Isaías disse que precisamos de templos. Você poderia explicar que Isaías chamou o templo de “o monte da casa do Senhor”. Por que um monte é um bom símbolo para um templo?

  • Peça que as crianças façam um desenho delas mesmas indo ao templo. Se possível, peça a um dos rapazes ou a uma das moças da ala que conte às crianças como é realizar batismos pelos mortos no templo. Esse jovem ou outra pessoa da ala pode ensinar às crianças como encontrar o nome de seus antepassados que precisam das ordenanças do templo.

2 Néfi 15:20

Satanás tenta me confundir a respeito do bem e do mal.

Vivemos em um mundo no qual, como profetizou Isaías, as pessoas chamam o mal de bem, e o bem, de mal. Como você pode ajudar as crianças a identificar essa falsidade?

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças algo amargo ou azedo, como picles ou limão, embrulhado como doce. Leiam juntos 2 Néfi 15:20 e explique que Satanás tenta fazer as coisas más parecerem boas. Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais Satanás faz isso. Como podemos detectar as mentiras dele?

  • Mostre o primeiro minuto e meio do vídeo “Sereis Libertados” (ChurchofJesusChrist.org). Por que o pescador disfarça seu anzol? Por que Satanás disfarça o pecado?

2 Néfi 17:14; 19:6; 25:23–26

“Regozijamo-nos em Cristo”

As crianças precisam saber que o evangelho de Jesus Cristo é alegre. Como você pode ajudá-las a “[regozijar-se] em Cristo”?

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a encontrar nomes de Jesus Cristo em 2 Néfi 17:14 e 19:6. Talvez seja necessário explicar que “Emanuel” é um desses nomes e que significa “Deus conosco”. O que cada um desses nomes nos ensina a respeito Dele?

  • Coloque uma gravura do Salvador no quadro e leiam juntos 2 Néfi 25:26. Por que Néfi fala e escreve tanto a respeito de Jesus Cristo? Deixe que cada criança escreva no quadro, perto da gravura de Jesus, uma coisa a respeito do Salvador que lhe proporciona alegria.

  • Peça às crianças que pensem em alguém que elas gostariam de “persuadir (…) a [acreditar] em Cristo” (2 Néfi 25:23). Como podemos expressar às pessoas a alegria que o Salvador proporciona em nossa vida? Deixe que as crianças escrevam ou encenem algumas coisas que elas podem fazer para ajudar a pessoa na qual elas pensaram a acreditar em Jesus Cristo.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que pensem em uma coisa que possam fazer para mostrar à família que elas “se regozijam em Cristo”.

Aperfeiçoar o ensino

Deixe que as crianças sejam criativas. “Quando ensinar crianças dê a elas oportunidades para construir, desenhar, colorir, escrever e criar. Essas coisas são mais do que atividades divertidas — elas são essenciais ao aprendizado” (Ensinar à Maneira do Salvadorp. 25).