Vem, e Segue-Me
23 a 29 de março. Enos–Palavras de Mórmon: Ele atua em mim, para que eu faça segundo a sua vontade


“23 a 29 de março. Enos–Palavras de Mórmon: Ele atua em mim, para que eu faça segundo a sua vontade”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“23 a 29 de março. Enos–Palavras de Mórmon”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Enos quando menino com seu pai, Jacó, e sua mãe

Jacob and Enos [Jacó e Enos], de Scott Snow

23 a 29 de março

EnosPalavras de Mórmon

Ele atua em mim, para que eu faça segundo a sua vontade

Enos, Jarom, Ômni e Palavras de Mórmon são livros curtos que contêm muitas lições preciosas para as crianças de sua classe. Examine essas lições e pondere maneiras pelas quais você pode ajudar as crianças a aprender com elas. As sugestões deste esboço vão ser de grande ajuda.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Ajude as crianças a lembrar o que aprenderam na lição da semana passada. Elas compartilharam com a família ou com outras pessoas o que aprenderam?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Enos 1:1–19

Posso conversar com o Pai Celestial por meio da oração.

A experiência que Enos teve ensina várias verdades sobre a oração. Como você vai inspirar as crianças a seguir o exemplo de Enos quando orarem?

Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de Enos; por exemplo, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar ou use a gravura A oração de Enos (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 72). Peça às crianças que conversem sobre o que está acontecendo na gravura e depois conte a elas a experiência que Enos teve. Você pode usar o “Capítulo 11: Enos” (Histórias do Livro de Mórmon, p. 30, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org).

  • Peça às crianças que contem coisas sobre as quais elas gostam de conversar com os pais delas. Explique-lhes que orar ao Pai Celestial é o modo como elas podem conversar com Ele. Ao ler Enos 1:1–4 para as crianças, peça que façam de conta que são Enos, fingindo que estão caçando, ajoelhando-se para orar, e assim por diante. Explique-lhes que o Pai Celestial ouviu a oração de Enos e perdoou seus pecados.

  • Cantem juntos um hino sobre oração, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7). Peça às crianças que ergam a mão toda vez que ouvirem a palavra “oração” ou outra palavra repetida. Testifique do poder da oração em sua vida.

Imagem
família orando

Como filhos de Deus, podemos orar a nosso Pai Celestial.

Palavras de Mórmon 1:3–8

Posso abençoar as pessoas quando ouço o Espírito Santo.

Quando compilava o Livro de Mórmon, Mórmon se sentiu inspirado a incluir as placas menores de Néfi. Ele não sabia por que as placas menores eram necessárias, mas hoje somos abençoados por ele ter seguido essa inspiração. Esse exemplo pode inspirar as crianças a seguir o Espírito.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem histórias que aprenderam no Livro de Mórmon até agora no ano (gravuras de Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar ou do Livro de Gravuras do Evangelho podem ajudá-las a lembrar). Explique-lhes que temos essas histórias do Livro de Mórmon porque Mórmon ouviu quando o Espírito Santo lhe disse para incluí-las. Por que o Pai Celestial quer que tenhamos essas histórias?

  • Conte uma história das revistas da Igreja ou de uma mensagem da conferência geral que fale sobre alguém que seguiu a inspiração do Espírito Santo. Ou conte uma experiência sua. Peça às crianças que façam desenhos para ilustrar a história. Como as pessoas dessas histórias foram abençoadas por seguirem o Espírito Santo?

  • Peça a um membro da ala que visite a classe e conte uma experiência na qual seguiu uma inspiração do Espírito Santo. Como suas ações abençoaram outras pessoas? Explique-lhes que o Pai Celestial quer que ajudemos e abençoemos outras pessoas, por isso Ele envia o Espírito Santo para nos guiar.

  • Cantem juntos um hino sobre o Espírito Santo, como “Sua mansa voz” (A Liahona, abril de 2006, p. A13). Cante o hino de várias maneiras diferentes: rápido, lento ou sussurrando. Quando sussurrar o hino, abra em Palavras de Mórmon 1:7 e saliente que Mórmon descreveu o Espírito Santo como um sussurro.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Enos 1:1–19

O Pai Celestial ouve e responde minhas orações sinceras.

É fácil que nossas orações se tornem rotineiras ou relaxadas. A experiência que Enos teve é um lembrete de que às vezes é preciso uma “luta” e “muito empenho” para recebermos resposta para nossas orações (Enos 1:2, 11).

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que fechem os olhos e imaginem que estão conversando face a face com o Pai Celestial. Sobre o que gostariam de conversar com Ele? Peça às crianças que pensem em conversar face a face com o Pai Celestial toda vez que orarem.

  • Peça às crianças que formem duplas e leiam Enos 1:1–5. Peça-lhes que examinem esses versículos e procurem uma palavra ou frase que descreva as orações de Enos e depois contem para a classe o que encontraram. O que essas palavras sugerem a respeito de Enos e da experiência que ele teve? Deixe que as crianças contem tudo o mais que as impressionou em relação às orações de Enos. Conte uma experiência sua na qual sua alma “ficou faminta” e você “clamou” ao Senhor (Enos 1:4). Deixe que as crianças ponderem uma coisa que podem fazer para tornar suas orações mais significativas.

  • Peça-lhes que façam uma lista das coisas pelas quais geralmente oram, seja no quadro ou na página de atividades desta semana. Depois, peça-lhes que examinem Enos 1:2, 9, 13–14 e 16 e procurem as coisas pelas quais Enos orou. Discuta como as crianças podem seguir o exemplo de oração deixado por Enos. Por exemplo, você pode conversar sobre por que Enos estava disposto a orar pelos lamanitas — que eram inimigos dele — e convidar as crianças a orar esta semana por alguém que foi rude com elas.

Palavras de Mórmon 1:3–8

Posso abençoar as pessoas quando ouço o Espírito Santo.

O Senhor sabia que as primeiras 116 páginas traduzidas do Livro de Mórmon seriam perdidas (ver D&C 10; Santos, volume 1, capítulo 5). Para substituir a perda, Ele inspirou Mórmon por meio do Espírito a incluir as placas menores de Néfi no Livro de Mórmon. Como você pode inspirar as crianças a seguir o exemplo de Mórmon e ouvir o Espírito?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que se revezem na leitura dos versículos de Palavras de Mórmon 1:3–8, um por vez, e depois as ajude a resumir o que aprenderam em cada versículo. Explique-lhes que Mórmon seguiu o Espírito e incluiu as placas menores de Néfi (que hoje temos como 1 Néfi até Ômni) no Livro de Mórmon. De que modo somos abençoados por Mórmon ter ouvido o Espírito? Como o Livro de Mórmon seria diferente se ele não tivesse ouvido? Conte uma experiência em que você foi inspirado pelo Espírito Santo a fazer algo que abençoou alguém. Peça às crianças que compartilhem quaisquer experiências semelhantes que tenham tido.

  • Peça a uma criança que leia Palavras de Mórmon 1:7 e a outra que leia Doutrina e Convênios 8:2–3. O que esses versículos ensinam sobre como o Espírito Santo fala a nós? Ajude as crianças a identificar ocasiões em que sentiram a inspiração do Espírito Santo. Use Morôni 7:12 para explicar que, se um pensamento é bom e nos inspira a fazer coisas boas, ele vem de Deus. Por exemplo, você pode mostrar o vídeo “Preparação de Thomas S. Monson: Sempre Seguir os Sussurros do Espírito” (ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que procurem ouvir a inspiração do Espírito dizendo-lhes para fazer o bem e que tentem segui-la.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Incentive as crianças a pedir a seus familiares que contem experiências que tiveram com a oração ou com o Espírito Santo.

Aperfeiçoar o ensino

Use música. As canções e os hinos da Primária podem ajudar as crianças de todas as idades a entender e lembrar as verdades do evangelho. Cantar também pode manter as crianças ativamente envolvidas em uma experiência de aprendizado. (Ver Ensinar à Maneira do Salvadorp. 22.)