Velho Testamento 2022
5 a 11 de dezembro. Ageu; Zacarias 1–3; 7–14: “Santidade ao Senhor”


“5 a 11 de dezembro. Ageu; Zacarias 1–3; 7–14: ‘Santidade ao Senhor’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“5 a 11 de dezembro. Ageu; Zacarias 1–3; 7–14”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
Templo de Laie Havaí

Templo de Laie Havaí

5 a 11 de dezembro

Ageu; Zacarias 1–3; 7–14

“Santidade ao Senhor”

A leitura das escrituras nos ajuda a receber revelação. Esteja receptivo às mensagens que o Espírito Santo revelará a você ao ler Ageu e Zacarias.

Registre suas impressões

Após décadas de cativeiro, um grupo de israelitas — provavelmente incluindo os profetas Ageu e Zacarias — foi autorizado a retornar a Jerusalém. Alguns nesse grupo se lembravam de como Jerusalém era antes de ser destruída. Imagine o que sentiram quando viram os escombros que outrora haviam sido suas casas, seus locais de adoração e seu templo. Para aqueles que se perguntavam se o templo algum dia voltaria a se parecer com a “casa [do Senhor] na sua primeira glória” (Ageu 2:3), o profeta Ageu citou as palavras de incentivo do Senhor: “Sê forte, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, (…) não temais (…). Encherei esta casa de glória, (…) e neste lugar darei a paz” (Ageu 2:4–5, 7, 9).

Mas não era apenas o templo sagrado que precisava ser reconstruído. De muitas maneiras, o povo de Deus estava espiritualmente em ruínas. E reconstruir um povo santo exige mais do que cortar pedras e alinhá-las para construir uma parede do templo. Hoje, os templos trazem a inscrição “Santidade ao Senhor”, e essas palavras se aplicam não apenas a um edifício, mas a um modo de vida. Gravar essas palavras nas “campainhas dos cavalos” e em “todas as panelas em Jerusalém” (Zacarias 14:20–21) só é útil se também estiverem gravadas em cada coração. A verdadeira santidade requer que as palavras e as leis do Senhor nos “alcancem” (ver Zacarias 1:6), permitindo que Seu poder mude nossa natureza para que nos tornemos santos como Ele (ver Levítico 19:2).

Para uma visão geral dos livros de Ageu e Zacarias, ver “Ageu” e “Zacarias” no Guia para Estudo das Escrituras.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Ageu 1; 2:1–9

“Considerai os vossos caminhos.”

Havia muitas coisas importantes a fazer para reconstruir Jerusalém. Mas, depois de quase 15 anos desde o retorno dos israelitas, o Senhor ficou descontente porque a reconstrução do templo não tinha recebido maior prioridade (ver Ageu 1:2–5; ver também Esdras 4:24). Ao ler Ageu 1; 2:1–9, pense em perguntas como estas: Que consequências os israelitas enfrentaram por não terem terminado o templo? Que bênçãos o Senhor prometeu a eles se terminassem de construir Sua casa? Você pode aproveitar esta oportunidade para “[considerar] os [seus] caminhos” — pensar sobre suas prioridades e como você pode alinhá-las com as do Senhor.

Ver também Doutrina e Convênios 95; Terence M. Vinson, “Verdadeiros discípulos do Salvador”, Liahona, novembro de 2019, p. 9.

Zacarias 1–3; 7–8; 14

O Senhor pode me tornar santo.

A irmã Carol F. McConkie ensinou: “Santidade é fazer escolhas que mantenham o Espírito Santo como nosso guia. Santidade é deixar de lado nossas tendências naturais e tornar-nos ‘[santos] pela expiação de Cristo, o Senhor’ (Mosias 3:19). (…) Nossa esperança de alcançar santidade centraliza-se em Cristo, em Sua misericórdia e em Sua graça” (“A beleza da santidade”, Liahona, maio de 2017, pp. 9–10). Tenha esses ensinamentos em mente ao ler as palavras do Senhor, dadas por meio do profeta Zacarias, exortando Israel a se tornar mais santa: Zacarias 1:1–6; 3:1–7; 7:8–10; 8:16–17. Observe as coisas que o Senhor pediu que Israel fizesse para que pudesse torná-los santos. Como Ele está ajudando você a se tornar mais santo?

Zacarias 2:10–11; 8:1–8; 14:9–11, 20–21 descrevem como será a vida em um dia futuro, quando todos habitarmos com o Senhor em um estado de santidade. O que essas descrições podem ter significado para aqueles que reconstruíram Jerusalém na época de Zacarias? O que elas significam para você?

Imagem
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

“Eis que o teu rei virá a ti, justo e trazendo a salvação, humilde, e montado sobre um jumento” (Zacarias 9:9). Entrada Triunfal, de Harry Anderson

Zacarias 9:9–11; 11:12–13; 12:10; 13:6–7; 14:1–9

Jesus Cristo é o Messias prometido.

Vários dos escritos de Zacarias apontam para o ministério terreno de Jesus Cristo e também Sua eventual Segunda Vinda. Compare as seguintes profecias de Zacarias com passagens relacionadas de outros livros de escrituras:

O que você aprendeu sobre o Salvador ao estudar essas passagens? Por que é importante entender essas passagens?

Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Messias” (scriptures.ChurchofJesusChrist.org).

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a reunião familiar

Ageu 1:2–7.Esses versículos podem inspirar sua família a “[considerar] os [seus] caminhos”. Talvez os membros da família possam encenar as frases do versículo 6. O que esse versículo ensina sobre valorizar as coisas do mundo acima das coisas de Deus? Conversem sobre as prioridades de sua família. Cantar uma música como “Eu quero ser como Cristo” (Músicas para Crianças, pp. 40–41) pode ajudar sua família a avaliar o que vocês estão fazendo bem e as áreas em que podem melhorar.

Ageu 2:1–9.Para apresentar esses versículos, você pode compartilhar a história do Templo de Provo City Center, que foi reconstruído de um estimado tabernáculo que tinha sido destruído por um incêndio (ver Thomas S. Monson, “Ao reunir-nos novamente”, A Liahona, novembro de 2011, p. 5). Ao lerem Ageu 2:1–9 em família, peça aos membros da família que pensem em algo em nossa vida que seja semelhante ao trabalho de reconstrução do templo que foi destruído. Como o Senhor nos reconstrói após uma tragédia ou adversidade?

Zacarias 3:1–7.Ao ler esses versículos, mostre algumas roupas sujas para sua família. Como Josué deve ter se sentido ao se apresentar diante do anjo com roupas sujas? Como o pecado se assemelha a roupas sujas? O que Zacarias 3:1–7 nos ensina sobre perdão? Vocês podem lavar as roupas juntos e falar sobre o poder purificador da Expiação do Salvador.

Zacarias 8:1–8.O que nos impressiona a respeito da visão de Zacarias sobre o futuro de Jerusalém? O que encontramos lá que gostaríamos de ver em nossa comunidade? Como podemos convidar o Senhor a “[habitar] no [nosso] meio?” (Ver Gary E. Stevenson, “Lares sagrados, templos sagrados”, A Liahona, maio de 2009, p. 101.)

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Eu quero ser como Cristo”, Músicas para Crianças, pp. 40–41.

Aperfeiçoar seu estudo pessoal

Reserve um tempo para autoavaliação. Ao estudar as escrituras, você frequentemente será inspirado a ponderar sobre seu próprio compromisso com o Pai Celestial e Jesus Cristo. Aja de acordo com as impressões que você receber.

Imagem
Linha do tempo mostrando como o Tabernáculo de Provo, em Provo, Utah, Estados Unidos, foi destruído por um incêndio e reconstruído como o Templo de Provo City Center