Velho Testamento 2022
28 de novembro a 4 de dezembro. Naum; Habacuque; Sofonias: “Seus caminhos são eternos”


“28 de novembro a 4 de dezembro. Naum; Habacuque; Sofonias: ‘Seus caminhos são eternos’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“28 de novembro a 4 de dezembro. Naum; Habacuque; Sofonias”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
Jesus olhando as estrelas

“Seus caminhos são eternos” (Habacuque 3:6). No Princípio Era o Verbo, de Eva Timothy

28 de novembro a 4 de dezembro

Naum; Habacuque; Sofonias

“Seus caminhos são eternos”

Você pode estudar as escrituras a vida inteira e ainda assim encontrar coisas novas. Não se sinta obrigado a entender tudo de uma vez. Ore para conseguir reconhecer as mensagens de que você precisa hoje.

Registre suas impressões

Ler o Velho Testamento muitas vezes significa ler profecias sobre destruição. Muitas vezes, o Senhor chamou profetas para alertar os iníquos sobre os julgamentos de Deus que viriam sobre eles. Os ministérios de Naum, Habacuque e Sofonias são bons exemplos disso. Com detalhes assustadores, esses profetas previram a queda de cidades que, naquela época, pareciam fortes e poderosas, como Nínive, Babilônia e até Jerusalém. Mas isso ocorreu há milhares de anos. Por que é importante ler essas profecias hoje?

Embora essas cidades, cujos habitantes eram iníquos e orgulhosos, tivessem sido destruídas, o orgulho e a iniquidade persistiram. No mundo de hoje, às vezes nos vemos cercados dos males que foram condenados pelos profetas antigos. Podemos até detectar traços deles em nosso próprio coração. Essas profecias do Velho Testamento revelam como o Senhor Se sente a respeito do orgulho e da iniquidade, e elas também nos ensinam que podemos nos afastar desses males. Talvez essa seja uma das razões pelas quais ainda lemos essas profecias antigas hoje. Naum, Habacuque, Sofonias e outros não foram apenas profetas que predisseram tragédias — eles também foram profetas que pregaram sobre a libertação que o Senhor traria a Seu povo. As descrições de destruição aparecem intercaladas a convites para nos aproximarmos de Cristo e recebermos Sua misericórdia: “Buscai ao Senhor, (…) buscai a justiça, buscai a mansidão” (Sofonias 2:3). Antigamente, esse era o caminho do Senhor e continua sendo Seu caminho hoje. “Seus caminhos são eternos” (Habacuque 3:6).

Para uma visão geral desses livros, ver “Naum”, “Habacuque” e “Sofonias” no Guia para Estudo das Escrituras.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Naum 1

O Senhor é poderoso e misericordioso.

A missão de Naum era profetizar sobre a destruição de Nínive, a capital do violento império da Assíria, que havia dispersado Israel e tratado Judá brutalmente. Naum começou descrevendo a ira de Deus e Seu incomparável poder, mas também falou sobre Sua misericórdia e bondade. Procure identificar versículos no capítulo 1 que o ajudem a entender cada um desses atributos, bem como outras qualidades de Deus que você notar. Por que é importante conhecermos essas coisas a respeito do Senhor?

Alguns podem achar difícil conciliar o ensinamento das escrituras de que “o Senhor é bom” (Naum 1:7) com o ensinamento de que Ele “toma vingança contra os seus adversários” (Naum 1:2). No Livro de Mórmon, Coriânton, filho de Alma, fez perguntas semelhantes “[relativas] à justiça de Deus na punição do pecador” (Alma 42:1). Para saber mais sobre a misericórdia de Deus e como isso se relaciona com Sua justiça, leia a resposta de Alma a Coriânton em Alma 42.

Imagem
fortaleza de pedras

“O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele” (Naum 1:7).

Habacuque

Posso confiar na vontade e no tempo do Senhor.

Até os profetas, às vezes, têm perguntas sobre os caminhos do Senhor. Habacuque, que viveu numa época em que havia muita iniquidade em Judá, começou seu registro com perguntas ao Senhor (ver Habacuque 1:1–4). Como você resumiria as preocupações de Habacuque? Você já sentiu algo semelhante?

O Senhor respondeu às perguntas de Habacuque, dizendo que iria enviar os caldeus (os babilônios) para punir Judá (ver Habacuque 1:5–11). Ainda assim, Habacuque estava preocupado porque parecia injusto que o Senhor não interferisse “quando o ímpio [Babilônia] devora aquele que é mais justo [Judá]” (ver versículos 12–17). O que você conseguiu identificar em Habacuque 2:1–4 que o inspira a confiar no Senhor quando não encontra respostas para suas perguntas?

O capítulo 3 de Habacuque é uma oração de louvor ao Senhor e uma demonstração de fé Nele. O que lhe chama atenção nas palavras de Habacuque nos versículos 17–19? De que maneira o tom desses versículos é diferente daquele em Habacuque 1:1–4? Reflita sobre como você pode desenvolver mais fé em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

Ver também Hebreus 10:32–39; 11; Doutrina e Convênios 121:1–6; Robert D. Hales, “Esperar no Senhor: Seja feita a Tua vontade”, A Liahona, novembro de 2011, p. 71.

Sofonias

“Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra.”

Sofonias profetizou que o povo de Judá seria completamente destruído pelos babilônios por causa de sua iniquidade. “Eu indubitavelmente hei de arrebatar tudo de sobre a face da terra, diz o Senhor” (Sofonias 1:2). No entanto, o Senhor disse a Sofonias que um “remanescente” seria preservado (Sofonias 3:13). Ao ler essas profecias, note os tipos de atitude e comportamento que levaram Judá e outros grupos à destruição, especialmente Sofonias 1:4–6, 12; 2:8, 10, 15; 3:1–4. Depois, procure as características do povo que Deus iria preservar em Sofonias 2:1–3; 3:12–13, 18–19. Que mensagem você sente que o Senhor tem para você nesses versículos?

Sofonias 3:14–20 descreve a alegria dos justos depois que o Senhor “afastou os (…) inimigo[s]” (versículo 15). Que bênçãos prometidas nesses versículos chamam sua atenção? Por que é importante saber sobre essas bênçãos? Talvez seja interessante comparar esses versículos com as experiências descritas em 3 Néfi 17 e ponderar sobre como Jesus Cristo Se sente a respeito de Seu povo — inclusive de você.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a reunião familiar

Naum 1:7.De que modo o Senhor é como “uma fortaleza”? Talvez sua família possa construir uma fortaleza ou um forte simples em casa e conversar sobre Naum 1:7 dentro desse abrigo. Como se caracteriza um “dia de angústia”? Como Jesus Cristo e Seu evangelho nos fortificam? Como demonstramos que “[confiamos] nele”?

Habacuque 2:14.Como podemos ajudar a cumprir a profecia nesse versículo?

Habacuque 3:17–19.O que aprendemos com o exemplo de Habacuque nesses versículos?

Sofonias 2:3.Vocês poderiam jogar um jogo em que os membros da família encontram as palavras “retidão” e “mansidão” numa página com muitas outras palavras. Depois, poderiam falar sobre exemplos de retidão e mansidão que veem uns nos outros. O que significa buscar retidão e mansidão?

Sofonias 3:14–20.O que encontramos em Sofonias 3:14–20 que nos faz querer cantar, regozijar e exultar “de todo o coração”? Sua família poderia cantar hinos ou outras músicas da Igreja relacionadas aos versículos que leram.

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Buscarei cedo ao Senhor, Músicas para Crianças, p. 67.

Aperfeiçoar seu estudo pessoal

Seja paciente. Às vezes, queremos respostas imediatas para nossas perguntas, mas a inspiração divina é algo que não se pode forçar. Como o Senhor disse a Habacuque, “espera-o, porque certamente virá” (Habacuque 2:3).

Imagem
Jesus descendo com um manto vermelho.

“O Senhor teu Deus está em teu meio, poderoso para te salvar” (Sofonias 3:17). Ele Virá Novamente para Governar e Reinar, de Mary R. Sauer