Velho Testamento 2022
26 de setembro a 2 de outubro. Isaías 50–57: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si”


“26 de setembro a 2 de outubro. Isaías 50–57: ‘Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“26 de setembro a 2 de outubro. Isaías 50–57”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
Cristo com uma coroa de espinhos sendo ridicularizado por um soldado

Cristo É Alvo de Zombaria, de Carl Heinrich Bloch

26 de setembro a 2 de outubro

Isaías 50–57

“Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si”

Pondere as ideias que surgirem com Isaías 50–57 que possam ajudá-lo a se aproximar mais do Salvador. Anote as impressões que receber.

Registre suas impressões

Durante seu ministério, Isaías falou de um poderoso libertador (ver, por exemplo, Isaías 9:3–7). Essas profecias teriam sido especialmente valiosas para os israelitas séculos depois, quando foram levados cativos para a Babilônia. Alguém capaz de abalar os muros de Jerusalém com certeza seria um poderoso conquistador. No entanto, esse não é o tipo de Messias descrito nos capítulos 52–53: “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado em padecimentos; e como um de quem os homens escondiam o rosto. (…) [Reputamo-lo] por aflito, ferido de Deus, e oprimido” (Isaías 53:3–4). Enviando um tipo de libertador como esse, que não era esperado, Deus ensinou sobre a verdadeira libertação. Para nos salvar da opressão e da aflição, Deus enviou Aquele que “foi oprimido, e (…) afligido”. Onde alguns esperavam um leão, Ele enviou um cordeiro (ver Isaías 53:7). Com certeza, os caminhos de Deus não são os nossos caminhos (ver Isaías 55:8–9). Jesus Cristo nos liberta não apenas abrindo a prisão, mas tomando nosso lugar no cárcere. Ele nos liberta das correntes da tristeza e da dor enquanto carrega esses fardos para nós (ver Isaías 53:4–5, 12). Ele não nos salva à distância. Ele sofre conosco, num ato de “benignidade eterna” que “não se desviará de [nós]” (Isaías 54:8, 10).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Isaías 50–52

O futuro é brilhante para o povo do Senhor.

Embora os israelitas tenham passado muitos anos em cativeiro — mesmo que isso tenha sido resultado das próprias escolhas erradas que fizeram —, o Senhor queria que Eles olhassem o futuro com esperança. Que mensagens de esperança você encontra em Isaías 50–52? O que o Senhor nos ensina sobre Si mesmo nesses capítulos, e por que isso lhe dá esperança? (Ver, por exemplo, Isaías 50:2, 5–9; 51:3–8, 15–16; 52:3, 9–10.)

Você poderia também fazer uma lista de tudo o que o Senhor pede nos capítulos 51–52 que Israel faça para que esse futuro esperançoso se torne uma realidade. O que você acha que o Senhor está pedindo a você com essas palavras? Por exemplo, o que você acha que significa “despertar” e “vestir-se de força”? (Isaías 51:9; ver também Isaías 52:1; Doutrina e Convênios 113:7–10.) Em sua opinião, por que o convite para “ouvir” (ou “ouvir com a intenção de obedecer”) é repetido tantas vezes? (Russell M. Nelson, “Ouvir o Senhor”, Liahona, maio de 2020, p. 89.)

Ver também Mosias 12:20–24; 15:13–18; 3 Néfi 20:29–46.

Imagem
escultura de Cristo carregando a cruz

Por Causa do Amor, da escultora Angela Johnson

Isaías 53

Jesus Cristo tomou sobre Si meus pecados e minhas dores.

Poucos capítulos nas escrituras descrevem a missão redentora de Jesus Cristo de maneira tão bela quanto Isaías 53. Reserve um tempo para refletir sobre essas palavras. A cada versículo, faça uma pausa para contemplar o que o Salvador sofreu — as “dores”, “enfermidades” e “transgressões” que Ele suportou — por todas as pessoas e especialmente por você. Substitua palavras como “nós” e “nossos/nossas” por “eu” e “meus/minhas” enquanto lê. Que sentimentos ou frases nesses versículos são significativos para você? Talvez seja uma boa ideia anotá-los.

Se desejar, examine Mosias 14; 15:1–3 a fim de ver como o profeta Abinádi usou as palavras de Isaías para ensinar sobre o Salvador.

Isaías 54; 57:15–19

Jesus Cristo quer que eu retorne para Ele.

Todos nós temos períodos nos quais nos sentimos distantes do Salvador por causa de nossos pecados ou fraquezas. Alguns até perderam a esperança de serem algum dia perdoados por Ele. Isaías 54 e 57 são excelentes capítulos para sentirmos segurança e termos o incentivo de que precisamos nesses momentos. Particularmente em Isaías 54:4–10; 57:15–19, o que você aprendeu sobre a misericórdia do Salvador e o que Ele sente por você? Que diferença faz em sua vida saber essas coisas sobre Ele?

Como as bênçãos descritas em Isaías 54:11–17 se aplicam a você?

Isaías 55–56

O Senhor convida todos a “abraçar Seu convênio”.

Por gerações, Israel foi o povo do convênio de Deus. No entanto, o plano de Deus sempre incluiu mais de uma nação, porque Ele disse: “Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas” (Isaías 55:1). Tenha isso em mente ao ler Isaías 55 e 56 e pondere o que significa ser o povo de Deus. Qual é a mensagem de Deus para aqueles que se sentem “de todo [apartados]” Dele? (Isaías 56:3.) Talvez seja bom marcar os versículos que descrevem as atitudes e ações daqueles que “abraçam o Seu convênio” (ver Isaías 56:4–7).

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a reunião familiar

Isaías 51–52.Ao debater sobre o convite do Senhor nesses capítulos, incentive sua família a colocar em prática o que Ele pede. Por exemplo, como seria “levantar os olhos para o céu”, “despertar” ou “sacudir o pó”? (Ver Isaías 51:6, 17; 52:2.) O que essas frases nos ensinam sobre seguir Jesus Cristo?

Isaías 52:9.Depois de ler esse versículo, vocês poderiam “clamar cantando” um hino do hinário ou de Músicas para Crianças que lhes traga alegria. Que promessas em Isaías 52 fazem vocês “exultarem”?

Isaías 52:11; 55:7.Esses versículos poderiam levar a um debate sobre o significado de “purificai-vos”. Como parte do debate, vocês poderiam examinar tópicos do livreto Para o Vigor da Juventude, 2011, ou ler escrituras sobre as bênçãos de sermos espiritualmente limpos (ver 3 Néfi 12:8; Doutrina e Convênios 121:45–46).

Isaías 53.Para apresentar a descrição de Isaías a respeito do Salvador, sua família poderia conversar sobre como as histórias, os filmes e outras mídias muitas vezes descrevem os heróis que salvam as pessoas. Vocês poderiam fazer uma comparação entre essas representações e as descrições sobre o Salvador em Isaías 53. Outra ideia seria assistir ao vídeo “O Meu Reino Não É Deste Mundo” (ChurchofJesusChrist.org) e falar sobre como as profecias em Isaías 53 foram cumpridas. Quais são algumas de nossas dores e enfermidades que o Salvador tomou sobre Si?

Isaías 55:8–9.Como as coisas parecem diferentes quando as vemos de um lugar elevado? O que significa saber que os caminhos e os pensamentos de Deus são mais elevados que os nossos?

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Assombro me causa”, Hinos, nº 112.

Aperfeiçoar seu estudo pessoal

Use música. Os hinos ensinam princípios do evangelho de maneira extremamente eficaz. Pensem em talvez ouvir ou ler hinos sacramentais para entender melhor as verdades sobre a Expiação de Jesus Cristo ensinadas em Isaías 53 (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 22).

Imagem
gravura de Cristo

Sua Luz, de Michael T. Malm