Velho Testamento 2022
24 a 30 de outubro. Ezequiel 1–3; 33–34; 36–37; 47: “Porei dentro de vós um espírito novo”


“24 a 30 de outubro. Ezequiel 1–3; 33–34; 36–37; 47: ‘Porei dentro de vós um espírito novo’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“24 a 30 de outubro. Ezequiel 1–3; 33–34; 36–37; 47”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
Jesus conduzindo ovelhas

Vem, e Segue-Me, de Scott Sumner

24 a 30 de outubro

Ezequiel 1–3; 33–34; 36–37; 47

“Porei dentro de vós um espírito novo”

Ezequiel foi convidado a simbolicamente “comer” a palavra de Deus — para se encher dela (ver Ezequiel 2:9–3:3, 10). Como você ficará cheio da palavra de Deus esta semana?

Registre suas impressões

Ezequiel foi um profeta exilado. Com outros israelitas, ele foi capturado e enviado para a Babilônia vários anos antes de Jerusalém ser finalmente destruída. Em Jerusalém, Ezequiel teria sido um sacerdote servindo no templo. Na Babilônia, ele estava entre “[os] do cativeiro” e “[morou] onde eles moravam” (Ezequiel 3:15), a centenas de quilômetros do templo e com pouca esperança de retornar à amada casa de Deus. Então, um dia, Ezequiel teve uma visão. Ele viu a “glória do Senhor” (Ezequiel 1:28) — não no templo em Jerusalém, mas lá na Babilônia entre os exilados. Ele ficou sabendo que a iniquidade em Jerusalém havia se tornado tão grande que a presença de Deus não estava mais lá (ver Ezequiel 8–11; 33:21).

Uma das tarefas de Ezequiel era alertar os israelitas sobre as consequências de sua rebelião — uma advertência que em grande parte foi ignorada. Mas havia mais na mensagem de Ezequiel: ele profetizou que, apesar de como as coisas se tornaram ruins, havia um caminho de volta. Se o povo de Deus aceitasse o convite de “[ouvir] a palavra do Senhor” (Ezequiel 37:4), o que antes estava morto poderia ser revivido. Um “coração de pedra” seria substituído por “um novo coração” (Ezequiel 36:26). “Porei em vós o meu espírito”, disse o Senhor a eles, “e vivereis” (Ezequiel 37:14). E, nos últimos dias, o Senhor estabelecerá um novo templo e uma nova Jerusalém, “e o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor está ali” (Ezequiel 48:35).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Ezequiel 1–3

“Tu lhes dirás as minhas palavras.”

Ler sobre o chamado de Ezequiel para o ministério em Ezequiel 1–3 pode inspirá-lo a pensar sobre as oportunidades que Deus lhe deu de “[dizer] as [Suas] palavras” a outras pessoas (Ezequiel 3:4). Em Ezequiel 2–3, observe Suas palavras de incentivo e instrução para Ezequiel. Embora as pessoas a quem você serve provavelmente não sejam tão rebeldes quanto o povo de Ezequiel, pense sobre como as palavras de Deus a Ezequiel afetam a maneira como você vê seu serviço na Igreja, em casa e em outros lugares.

Ver também Ezequiel 33:1–9; D. Todd Christofferson, “A voz de advertência”, A Liahona, maio de 2017, p. 108.

Ezequiel 33:10–19

O Senhor quer perdoar.

“Visto que (…) os nossos pecados estão sobre nós”, os israelitas cativos se perguntavam: “Como viveremos então?” (Ezequiel 33:10.) Em resposta, o Senhor lhes ensinou verdades importantes sobre o arrependimento e o perdão. Essas perguntas podem ajudá-lo a refletir sobre essas verdades:

Ezequiel 34

O Senhor pede que eu apascente Suas ovelhas.

Em Ezequiel 34, o Senhor Se refere aos líderes de Seu povo como “pastores”. Ao ler, pense no que esse título sugere sobre o que significa ser um líder. Quem são as “ovelhas” que o Senhor deseja que você apascente? Como você pode seguir o exemplo que o Salvador dá como nosso pastor? (Ver versículos 11–31.)

Ver também João 21:15–17.

Imagem
deserto e Mar Morto

Em visão, Ezequiel viu um rio fluir do templo e curar o Mar Morto.

Ezequiel 37

O Senhor está reunindo Seu povo e lhes dando nova vida.

A coligação de Israel é relatada em Ezequiel 37 por meio de dois símbolos. Ao ler sobre o primeiro — ossos mortos sendo restaurados à vida (ver versículos 1–14) —, reflita sobre o que você aprendeu sobre a coligação de Israel em ambos os lados do véu (ver também Ezequiel 36:24–30).

O segundo símbolo (ver versículos 15–28) envolve dois pedaços de madeira, que muitos estudiosos interpretam como tábuas de escrever de madeira unidas por uma dobradiça. A vara de Judá pode representar a Bíblia (já que grande parte da Bíblia foi escrita pelos descendentes de Judá), e a vara de José pode representar o Livro de Mórmon (já que a família de Leí era descendente de José do Egito). Com isso em mente, o que esses versículos ensinam sobre o papel das escrituras na coligação de Israel? O que 2 Néfi 3:11–13 (uma profecia sobre Joseph Smith e o Livro de Mórmon) acrescenta a seu entendimento?

Ver também 2 Néfi 29:14; “O Livro de Mórmon Coliga a Israel Dispersa” (vídeo, ChurchofJesusChrist.org).

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a reunião familiar

Ezequiel 33:1–5.Para ilustrar esses versículos, um membro da família pode fingir ser um “atalaia” olhando pela janela e contando ao restante da família o que está acontecendo do lado de fora. Como nosso profeta vivo é como um atalaia para nós?

Ezequiel 33:15–16.O que esses versículos nos ensinam sobre o perdão que podemos receber por meio de Jesus Cristo?

Ezequiel 36:26–27.Mostre algumas pedras a sua família enquanto fala sobre o que significa ter um “coração de pedra”. Deixe que sugiram palavras que descrevam o “novo coração” e o “espírito novo” que o Salvador nos dá (ver Mosias 3:19; 5:2).

Ezequiel 37:15–28.Os membros da família podem encontrar dois pedaços de madeira e escrever em um Por Judá (Bíblia) e no outro Por José (Livro de Mórmon) (ver versículos 16–19). Eles podem então compartilhar histórias ou escrituras da Bíblia e do Livro de Mórmon que os ajudem a se sentir mais próximos do Salvador e a se tornarem “[Seu] povo” (versículo 23).

Ezequiel 47:1–12.Esses versículos descrevem a visão de Ezequiel da água fluindo do templo e curando o Mar Morto — um mar tão salgado que peixes e plantas não podem viver nele. Talvez seja uma boa ideia as crianças fazerem um desenho dessa visão. O que a água que flui do templo simboliza? (Assista ao vídeo “E o Rio Vai Crescer”, ChurchofJesusChrist.org.) Como o templo pode ajudar a nos curar? (Ver Ezequiel 47:8–9, 11.)

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Ama o pastor seu rebanho”, Hinos, nº 140.

Aperfeiçoar o ensino

Não tente ensinar tudo. Talvez não seja possível explorar cada verdade em Ezequiel com sua família. Busque orientação especial para determinar no que se concentrar (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 7).

Imagem
ilustração do rio fluindo do templo

“Eis que brotavam águas por debaixo do umbral da casa. (…) E viverá tudo por onde quer que entrar este ribeiro” (Ezequiel 47:1, 9). Imagem usada sob licença da shutterstock.com.