Velho Testamento 2022
23 a 29 de maio. Josué 1–8; 23–24: “Sê forte e corajoso”


“23 a 29 de maio. Josué 1–8; 23–24: ‘Sê forte e corajoso’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“23 a 29 de maio. Josué 1–8; 23–24”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
Moisés ordena Josué

Ilustração de Moisés ordenando Josué, de Darrell Thomas

23 a 29 de maio

Josué 1–8; 23–24

“Sê forte e corajoso”

Ao estudar o livro de Josué, pense em como as coisas que você aprende sobre os israelitas podem aumentar sua fé em Jesus Cristo.

Registre suas impressões

Levou várias gerações, mas a promessa do Senhor estava para ser cumprida: os filhos de Israel estavam prestes a herdar a terra prometida. Mas alguns obstáculos ainda precisavam ser vencidos: o rio Jordão, as muralhas de Jericó e um povo iníquo, mas poderoso, que havia rejeitado o Senhor (ver 1 Néfi 17:35). Para completar, seu amado líder, Moisés, havia partido. A situação pode ter feito com que alguns israelitas se sentissem fracos e com medo, mas o Senhor disse: “Sê forte e corajoso”. Por que deveriam se sentir assim? Não porque confiavam em sua própria força — ou na força de Moisés ou de Josué —, mas porque “o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9). Quando temos nossos próprios rios para atravessar e muralhas para derrubar, coisas maravilhosas podem acontecer em nossa vida, porque é o Senhor quem fará “maravilhas no meio de [nós]” (ver Josué 3:5).

Para uma visão geral do livro de Josué, ver “Josué” no Guia para Estudo das Escrituras.

Imagem
Learn More image
Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Josué 1:1–9

Deus estará comigo se eu for fiel a Ele.

Imagine como Josué deve ter se sentido ao ser chamado para substituir Moisés. Observe o que o Senhor disse em Josué 1:1–9 para encorajá-lo. Pense nos difíceis desafios que você enfrenta; o que nesses versículos lhe dá coragem?

Pode ser interessante observar que o nome Josué (Yehoshua ou Yeshua em hebraico) significa “Jeová salva”. E o nome Jesus vem de Yeshua. Portanto, ao ler sobre Josué, pense em como a missão dele de liderar os filhos de Israel à terra prometida lembra a missão do Salvador.

Ver também Ann M. Dibb, “Tem bom ânimo”, A Liahona, maio de 2010, p. 114.

Josué 2

Tanto a fé como as obras são necessárias para a salvação.

Os primeiros cristãos consideravam Raabe como um exemplo do poder da fé e das obras (ver Hebreus 11:31; Tiago 2:25). Ao ler Josué 2, pense em como a fé e as obras de Raabe foram importantes para salvar a si mesma, sua família e os espias israelitas. O que isso ensina sobre a influência que sua fé em Cristo e suas obras podem ter sobre você mesmo e outras pessoas?

Talvez você se interesse em saber que o rei Davi e Jesus Cristo são descendentes de Raabe (ver Mateus 1:5). Que possíveis lições podemos aprender com isso?

Imagem
Raabe

Raabe na janela. Waiting for the Promise [Aguardando a Promessa], de Elspeth Young.

Josué 3–4

Posso experimentar as “maravilhas” de Deus se tiver fé em Jesus Cristo.

O Senhor deseja que “todos os povos da terra conheçam a mão do Senhor, que é forte” (Josué 4:24). Ao ler Josué 3–4, pense em como você sabe que a mão do Senhor é forte. De que maneira o Senhor tem feito “maravilhas” em sua vida? (Josué 3:5.) Como você pode sentir — ou reconhecer — essas maravilhas com mais frequência? (Por exemplo, ver Josué 3:17.)

Em sua opinião, por que os israelitas precisavam se santificar antes de cruzar o rio Jordão? Para você, o que há de significativo no fato de que as águas do rio se dividiram apenas depois que “os pés dos sacerdotes (…) se molharam na borda das águas”? (Josué 3:13, 15.)

Para outros eventos significativos que aconteceram no rio Jordão, ver 2 Reis 2:6–15; 5:1–14 e Marcos 1:9–11. Ao ponderar sobre essas escrituras, que conexões você vê entre esses eventos?

Ver também Gérald Caussé, “Ainda é maravilhoso para você?”, A Liahona, maio de 2015, p. 98; “Exercer Fé em Cristo” (vídeo), ChurchofJesusChrist.org.

Josué 6–8

A obediência traz o poder de Deus para minha vida.

Esses capítulos tratam das batalhas pelas terras de Jericó e Ai. Ao lê-los, pense em como você combate a tentação em sua própria vida (por exemplo, ver Josué 7:10–13). O que você aprende sobre como Deus pode ajudá-lo e o que você precisa fazer para ter acesso a Seu poder? Por exemplo, o que o impressiona sobre as instruções do Senhor para tomar Jericó? (Ver Josué 6:1–5.) Talvez o relato de Josué 7 o inspire a decidir se há algum “anátema” em sua vida que você precise remover (Josué 7:13).

Josué 23–24

“Ao Senhor seu Deus vos achegareis.”

Depois de dividir a terra prometida entre as 12 tribos de Israel (ver Josué 13–21), Josué lhes deu seus ensinamentos finais. Ao ler esses ensinamentos em Josué 23–24, talvez você queira manter uma lista das advertências, dos conselhos e das bênçãos prometidas que encontrar. Considerando tudo o que os israelitas passaram, em sua opinião, por que Josué decidiu ensinar a eles essas coisas no final da vida? O que você descobriu que o inspira a se achegar a Deus? (Josué 23:8.)

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Josué 1:8.O que esse versículo sugere sobre como devemos conduzir nosso estudo pessoal e familiar das escrituras? Como as escrituras fizeram “prosperar o [nosso] caminho” e sermos “bem-sucedidos”?

Josué 4:3, 6–9.Depois de ler o que o Senhor queria que os israelitas fizessem com as pedras do rio Jordão, sua família poderia conversar sobre algumas das grandes coisas que o Senhor fez por vocês. Em seguida, você pode dar uma pedra a cada membro da família e convidá-los a escrever ou desenhar nela algo que o Senhor fez por eles.

Josué 6:2–5.Sua família pode se divertir encenando as instruções que o Senhor deu aos israelitas para conquistar Jericó. O que o Senhor quer que aprendamos com essa história?

Josué 24:15.Depois de ler esse versículo, os membros da família podem contar experiências de ocasiões em que escolheram servir ao Senhor embora fosse difícil. Por que é importante fazer a escolha de servi-Lo “hoje”, em vez de esperar para decidir até que surja determinada situação? Como podemos apoiar os membros de nossa “casa” ao nos esforçarmos para “[servir] ao Senhor”?

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Faze o bem, escolhendo o que é certo”, Hinos, nº 148.

Aperfeiçoar o ensino

Preste seu testemunho com frequência. Seu testemunho sincero da verdade pode ter uma vigorosa influência sobre sua família. Ele não precisa ser eloquente nem longo. O testemunho é mais vigoroso quando é direto e sincero (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 11).

Imagem
A queda das muralhas de Jericó

O Senhor fez com que as muralhas de Jericó caíssem. © Providence Collection/licensed, de goodsalt.com