Vem, e Segue-Me
23 a 29 de setembro. Gálatas: “Andai no Espírito”


“23 a 29 de setembro. Gálatas: ‘Andai no Espírito’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2019

“23 a 29 de setembro. Gálatas”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: 2019

Imagem
Cristo aparece a Paulo na prisão

23 a 29 de setembro

Gálatas

“Andai no Espírito”

Ao ler Gálatas, registre as impressões espirituais que receber. Ao fazer isso, você vai facilitar a lembrança e ponderação sobre elas no futuro.

Registre suas impressões

O evangelho de Jesus Cristo oferece liberdade do cativeiro espiritual. Mas algumas vezes as pessoas que provaram a liberdade do evangelho se voltam contra ela, buscando os “rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo [querem] servir” (Gálatas 4:9). Isso foi o que alguns dos santos gálatas estavam fazendo — voltando-se contra a liberdade que Cristo lhes havia oferecido (ver Gálatas 1:6). A carta de Paulo aos Gálatas representou assim um chamado urgente para que se mantivessem “firmes na liberdade com que Cristo [vos] libertou” (Gálatas 5:1). A esse chamado também deveríamos ouvir e atender porque, à medida que as circunstâncias mudam, o confronto entre liberdade e cativeiro se mantém constante. Conforme Paulo ensinou, não basta sermos “chamados à liberdade” (Gálatas 5:13); precisamos também “[estar] (…) firmes” nela (Gálatas 5:1) ao confiar em Cristo.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Gálatas 1–5

A lei de Cristo me faz livre.

Paulo escreveu aos santos da Galácia quando soube que eles estavam sendo desviados por falsos ensinamentos. Um desses ensinamentos era que, para serem salvos, os gentios que aceitassem o evangelho precisariam ser circuncidados e guardar algumas tradições da lei de Moisés. Paulo chamou essas tradições de “jugo da servidão” (Gálatas 5:1) porque estavam impedindo os santos de viverem plenamente a lei de Cristo, que traz a verdadeira liberdade. Nesse conselho de Paulo aos gálatas, o que você sente que pode lhe ajudar a entender o que é a verdadeira liberdade? Pense também sobre quais jugos da servidão podem existir em sua vida. Existe alguma coisa que está impedindo você de desfrutar da liberdade que o evangelho oferece? De que maneira Cristo e Seu evangelho libertaram sua vida? (Gálatas 5:1.)

Ver também 2 Néfi 2:27; 9:10–12.

Gálatas 3

Sou herdeiro das bênçãos prometidas a Abraão.

Alguns dos santos na Galácia eram gentios convertidos ao cristianismo e, por isso, estavam preocupados por não serem eles descendentes literais (“semente”) de Abraão e, assim, não poderiam receber todas as bênçãos prometidas a Abraão, incluindo a exaltação. De acordo com Gálatas 3:7–9, 13–14, 27–29, o que qualifica uma pessoa para se tornar a “semente de Abraão”? Para aprender sobre as bênçãos prometidas a Abraão e as bênçãos que podemos herdar como sua semente, ver “Convênio abraâmico”, Tópicos do evangelho, topics.LDS.org.

Gálatas 3:6–25

Abraão tinha o evangelho de Jesus Cristo?

O profeta Joseph Smith explicou: “Não podemos crer que os antigos de todas as eras fossem tão ignorantes em relação às leis do céu, como muitos supõem, já que todos os que se salvaram foram salvos pelo poder desse grande plano de redenção tanto antes da vinda de Cristo como depois disso. (…) Abraão ofereceu sacrifícios e, não obstante, o evangelho lhe foi pregado” (“Os élderes da Igreja em Kirtland para seus irmãos no exterior”, The Evening and the Morning Star, março de 1834, p. 143, josephsmithpapers.org). As escrituras que se seguem também indicam que o evangelho de Jesus Cristo foi pregado antes do ministério mortal do Salvador: Helamã 8:13–20; Moisés 6:50–66.

Gálatas 5:13–26; 6:7–10

Se eu “andar pelo Espírito”, receberei os “frutos do Espírito”.

O estudo desses versículos pode lhe ajudar a avaliar mais plenamente como está caminhando no Espírito. Você está experimentando os frutos do Espírito descritos nos versículos 22–23? Quais outros frutos ou consequências do viver espiritual você percebeu? Pondere o que você precisa fazer para cultivar mais plenamente esse fruto. De que maneira o cultivo desses frutos desenvolve os relacionamentos mais importantes em sua vida?

Imagem
maçãs em uma árvore

Preciso buscar os “frutos do Espírito” em minha vida.

Talvez você esteja procurando andar no Espírito, mas seus esforços não estejam gerando o fruto prometido. Leia Gálatas 6:7–10 (frequentemente referida como a lei da colheita). Você sente qual é a mensagem que o Senhor tem para você nesses versículos? Como você pode usar esses versículos para ajudar alguém que tenha dificuldade em viver o evangelho?

Ver também Alma 32:28, 41–43; Doutrina e Convênios 64:32–34.

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras em família, o Espírito pode ajudá-lo a saber quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas sugestões:

Gálatas 3:11

O que significa “[viver] pela fé”? O que seus familiares estão fazendo para demonstrar que vivem pela fé?

Gálatas 4:1–7

Fale sobre Gálatas 4 e conversem sobre as diferenças entre os servos do rei e seus filhos. Quais oportunidades ou privilégios o filho do rei possui e o servo não? Pensem a respeito disso ao lerem juntos os versículos 1–7. O que esses versículos ensinam sobre nosso relacionamento com o Pai Celestial?

Gálatas 5:22–23

Para ficar mais divertida a conversa sobre Gálatas 5:22–23, sua família pode colocar diversas etiquetas em frutas com as palavras que Paulo usou para descrever os “frutos do Espírito”. Então cada membro da família pode escolher uma, explicar o conceito e pedir a alguém mais que exemplifique a fruta. Isso deve levar a uma conversa sobre as maneiras pelas quais a família pode convidar o Espírito a estar em casa e cultivar esse fruto. Depois da conversa, vocês podem comer salada de frutas.

Gálatas 6:1

Pode acontecer algumas vezes de alguém na família ser “surpreendido em alguma ofensa”. Qual é o conselho encontrado em Gálatas 6:1 sobre o que fazer em tal situação?

Gálatas 6:7–10

Se a família já plantou em conjunto alguma coisa antes, use essa experiência para ilustrar o princípio: “Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (versículo 7). Ou então pergunte aos membros da família quais são as frutas ou os vegetais preferidos deles e explique como se faz para cultivar a planta que produz esse fruto. (Você pode usar a gravura que faz parte deste esboço como um auxílio visual.) Converse sobre algumas bênçãos que a família espera receber e o que devem fazer para “ceifar” essas bênçãos.

Para mais ideias para ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar.

Aperfeiçoar o ensino

Ajude seus familiares a aplicar as escrituras a si mesmos. Néfi disse: “Pois apliquei todas as escrituras a nós, para nosso proveito e instrução” (1 Néfi 19:23). Para ajudar a família nisso, peça que pensem nas ocasiões em que experimentaram os frutos do Espírito descritos em Gálatas 5:22–23. (Ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 21.)

Imagem
peras em uma árvore

Paulo ensinou que, quando andamos pelo Espírito, experimentamos os frutos do Espírito em nossa vida.