Doutrina e Convênios 2021
19 a 25 de abril. Doutrina e Convênios 41–44: “A lei que governará minha igreja”


“19 a 25 de abril. Doutrina e Convênios 41–44: ‘A lei que governará minha igreja’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Doutrina e Convênios 2021

“19 a 25 de abril. Doutrina e Convênios 41–44”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2021

Imagem
Jesus Cristo

19 a 25 de abril

Doutrina e Convênios 41–44

“A lei que governará minha igreja”

“Se pedires”, prometeu o Senhor, “receberás revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento” (Doutrina e Convênios 42:61). Que perguntas você pode fazer para receber a revelação de que precisa?

Registre suas impressões

O rápido crescimento da Igreja em 1830 e 1831, especialmente a pressa dos novos conversos em se mudar para Kirtland, Ohio, era emocionante e animador para os santos. Mas também trouxe alguns problemas. Como unificar um grupo de fiéis que crescia com rapidez, especialmente quando estavam trazendo com eles a doutrina e as práticas de outras denominações religiosas que costumavam frequentar? Por exemplo, quando Joseph Smith chegou a Kirtland em fevereiro de 1831, ele encontrou membros novos compartilhando propriedades em uma tentativa genuína de imitar os cristãos do Novo Testamento (ver Atos 4:32–37). O Senhor fez correções e esclarecimentos importantes sobre isso e outros assuntos, principalmente em uma revelação registrada em Doutrina e Convênios 42, que Ele chamou de “a lei que governará minha igreja” (versículo 59). Nessa revelação, aprendemos coisas que são fundamentais para o estabelecimento da Igreja do Senhor nos últimos dias, inclusive uma promessa significativa deixando claro que há sempre mais a aprender: “Se pedires, receberás revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento” (Doutrina e Convênios 42:61).

Ver também Santos, vol. 1, pp. 114–119.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Doutrina e Convênios 41

“Aquele que recebe a minha lei e a pratica é meu discípulo.”

No começo de 1831, os santos estavam começando a se reunir em Ohio, ansiosos para receber a lei que Deus tinha prometido revelar naquele local (ver Doutrina e Convênios 38:32). Mas, primeiro, o Senhor ensinou como Seus discípulos devem se preparar para receber Sua lei. Que princípios você encontra nos versículos 1–5 que poderiam ter ajudado os santos a receber a lei de Deus? Como esses princípios podem ajudar você a receber instruções Dele?

Doutrina e Convênios 42

A lei de Deus governa Sua Igreja e pode governar nossa vida.

Os santos consideraram a revelação em Doutrina e Convênios 42:1–72 como uma das mais importantes que o profeta já recebera. Foi uma das primeiras a ser publicadas, tendo aparecido em dois jornais de Ohio, e foi conhecida simplesmente como “a lei”. Muitos dos princípios nessa seção tinham sido revelados pelo Senhor antes. Embora a seção não inclua todos os mandamentos que o Senhor queria que os santos obedecessem, vale a pena ponderar por que foi importante repetir esses princípios para a Igreja recém-organizada.

Poder ser mais prático fazer a leitura da seção 42 em pequenos trechos como os sugeridos a seguir e identificar os princípios ensinados em cada parte. Ao fazer sua leitura, reflita sobre como essa lei que deveria guiar a Igreja poderia também ajudá-lo em sua vida pessoal.

Versículos 4–9, 11–17, 56–58 

Versículos 18–29 

Versículos 30–31 

Versículos 40–42 

Versículos 43–52 

Ver também 3 Néfi 15:9.

Doutrina e Convênios 42:30–42

Como os santos “consagraram [suas] propriedades” para ajudar os pobres?

Uma parte importante da lei revelada na seção 42 foi o que ficou conhecido como a lei da consagração e mordomia. Essa lei ensinou aos santos como eles poderiam ter “todas as coisas em comum” como os seguidores de Cristo antigamente (Atos 2:44; 4 Néfi 1:3), não tendo “pobres entre eles” (Moisés 7:18). Os santos consagraram suas propriedades doando-as ao Senhor por intermédio do bispo (ver Doutrina e Convênios 42:30–31). O bispo devolvia a eles o que precisavam (ver versículo 32), geralmente o que tinham consagrado e mais. Os membros doavam tudo de que não necessitavam para ajudar os pobres (ver versículos 33–34). Essa lei foi uma grande bênção para os santos, especialmente para os que tinham deixado tudo para vir para Ohio. Muitos santos eram generosos em suas doações.

Embora façamos isso de modo diferente hoje, os santos dos últimos dias ainda vivem a lei da consagração. Ao ler Doutrina e Convênios 42:30–42, reflita sobre como você pode consagrar o que Deus lhe deu para edificar Seu reino e abençoar os necessitados.

Ver também Linda K. Burton, “Era estrangeiro”, A Liahona, maio de 2016, p. 13; “A lei”, Revelações em Contexto, pp. 95–100, history.ChurchofJesusChrist.org.

Imagem
Cristo e o jovem rico

Cristo e o Jovem Rico, de Heinrich Hofmann

Doutrina e Convênios 42:61, 65–68; 43:1–16

Deus dá revelação para guiar Sua Igreja.

Imagine que você está tendo uma conversa com um membro novo da Igreja que está ansioso para saber como a Igreja é guiada por revelação. Como você poderia usar Doutrina e Convênios 43:1–16 para explicar o padrão do Senhor para guiar Sua Igreja por meio de Seu profeta? Como você usaria Doutrina e Convênios 42:61, 65–68 para ensinar sobre como receber revelação pessoal?

Ver também “Todas as coisas devem ser feitas em ordem”, Revelações em Contexto, pp. 51–54, history.ChurchofJesusChrist.org.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Doutrina e Convênios 41:1–5.Que exemplos você poderia citar de leis civis e de como essas leis nos beneficiam? Como as leis ou mandamentos do Pai Celestial nos abençoam? As pessoas da família poderiam fazer desenhos de si mesmos obedecendo às leis de Deus.

Doutrina e Convênios 42:45, 88.O que ajudaria sua família a “juntos [viver] em amor”? (Ver também Mosias 4:14–15.) Talvez vocês possam escrever ou dizer coisas positivas a respeito uns dos outros ou cantar um hino sobre amor na família, por exemplo, “Com amor no lar” (Hinos, nº 188).

Doutrina e Convênios 42:61.Vocês poderiam ler esse versículo enquanto montam um quebra-cabeças. Use o quebra-cabeças para ensinar como Deus revela Seus mistérios — “revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento”. Os membros da família poderiam dizer como Deus tem revelado verdades a eles, um pouco de cada vez.

Doutrina e Convênios 43:25.Talvez haja algo que sua família possa usar para criar sons de uma tempestade como uma forma de iniciar um debate sobre o versículo 25. De que maneira a voz do Senhor é uma “voz de trovões”? Examinem juntos os versículos para descobrir como o Senhor pode nos chamar ao arrependimento. Como podemos atender mais prontamente à voz do Senhor?

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Eu quero viver o evangelho”, Músicas para Crianças, p. 72; ver “Ideias para aperfeiçoar seu estudo familiar das escrituras”.

Aperfeiçoar o ensino

Promover uma atmosfera de amor. A maneira como os membros da família se sentem e se tratam mutuamente pode influenciar profundamente o espírito em seu lar. Ajude todos os membros de sua família a fazerem sua parte para estabelecer um lar amoroso e respeitoso a fim de que todos se sintam seguros em compartilhar suas experiências, suas perguntas e seu testemunho (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 15).

Imagem
Joseph Smith pregando

Joseph Smith Preaching in Nauvoo, de Sam Lawlor