Vem, e Segue-Me
9 a 15 de março. Jacó 1–4: “Reconciliai-vos com Deus pela Expiação de Cristo”


“9 a 15 de março. Jacó 1–4: ‘Reconciliai-vos com Deus pela Expiação de Cristo’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“9 a 15 de março. Jacó 1–4”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
uma mulher ajoelhada aos pés de Jesus

Forgiven [Perdoada], de Greg K. Olsen

9 a 15 de março

Jacó 1–4

Reconciliai-vos com Deus pela Expiação de Cristo

Ao anotar impressões espirituais, você mostra seu desejo de que o Espírito Santo o ensine. Ao ler Jacó 1–4, anote as ideias que surgirem.

Registre suas impressões

Os nefitas consideravam Néfi “seu grande protetor” (Jacó 1:10). Ele os havia defendido contra os ataques de seus inimigos e os advertido a respeito de perigos espirituais. Agora estava morto, e a tarefa de liderar os nefitas espiritualmente caiu sobre Jacó, a quem Néfi tinha consagrado para ser sacerdote e mestre de seu povo (ver Jacó 1:18). Por inspiração, Jacó percebeu que seu povo precisava ser ensinado com firmeza porque estava “começando a cometer pecado” (Jacó 2:7, 5). Esses pecados eram bem parecidos com os que as pessoas cometem hoje: amor pelas riquezas e imoralidade sexual. No entanto, apesar de Jacó ter sentido que devia condenar essa iniquidade, seu coração também se compadeceu pelas vítimas desses pecados, cujos corações foram “traspassados por profundas feridas” (Jacó 2:35). Jacó testificou que a cura para ambos os grupos — o pecador e o que fora espiritualmente ferido — vem por intermédio do Salvador Jesus Cristo. A mensagem de Jacó, como a de Néfi, era de chamar as pessoas para “[reconciliar-se] com [Deus] pela expiação de Cristo” (Jacó 4:11).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Jacó 1:6–8, 15–19; 2:1–11

O Senhor quer que eu magnifique meu chamado.

Para Jacó, ensinar a palavra de Deus era mais do que uma designação feita por seu irmão; era uma “missão do Senhor”, por isso ele trabalhou diligentemente para “[magnificar seu] ofício” (Jacó 1:17, 19). O presidente Gordon B. Hinckley ensinou que magnificamos nosso chamado “ao servirmos com diligência, ao ensinarmos com fé e testemunho, ao elevarmos e fortalecermos e edificarmos convicções de retidão naqueles cuja vida tocamos” (“Magnificar nossos chamados”, A Liahona, julho de 1989, p. 55). Ao ler Jacó 1:6–8, 15–19 e 2:1–11, pense a respeito das “missões” que o Senhor lhe deu. Por que Jacó serviu com tanta fidelidade? Que inspiração você poderia tirar do exemplo de Jacó para magnificar seus chamados na Igreja e suas responsabilidades no lar?

Ver também “Estar à Altura do Chamado” (vídeo, ChurchofJesusChrist.org).

Jacó 2:23–3:12

O Senhor Se deleita na castidade.

O pecado tem consequências para as pessoas e para a sociedade. Quando falou sobre os pecados sexuais, Jacó admoestou a respeito das consequências para ambos. Ao ler Jacó 2:31–35 e 3:10, identifique o modo como a imoralidade estava afetando os nefitas individualmente e como povo. De que maneira isso se parece com as consequências da imoralidade que vemos no mundo de hoje? Como as palavras de Jacó poderiam ajudá-lo a ensinar um amigo ou uma pessoa da família sobre a importância da castidade? De que maneira você tem sido abençoado por se esforçar em guardar esse mandamento?

Observe que Jacó também fala sobre a prática de ter mais de uma esposa. Como Jacó 2:23–30 pode ajudá-lo a entender por que o Senhor ordenou, em situações específicas, que seu povo praticasse o casamento plural? Como o Senhor Se sente em relação àqueles que fazem isso sem Sua autorização?

Jacó 4

Eu me reconcilio com Deus por intermédio da Expiação de Jesus Cristo.

Jacó rogou a seu povo que se “[reconciliasse] com [Deus] pela expiação de Cristo” (Jacó 4:11). O que você acha que isso significa? Procure a palavra reconciliar em um dicionário. Veja se consegue encontrar palavras e frases nesse capítulo que sugerem como você poderia vir a Cristo para se reconciliar com Ele. Por exemplo, Jacó ensinou que a lei de Moisés foi dada para que o povo fosse guiado a Jesus Cristo (ver Jacó 4:5). O que Deus preparou para guiá-lo a Cristo? Como você está utilizando esses meios para se aproximar mais de Deus?

Ver também 2 Néfi 10:24.

Jacó 4:8–18

Posso evitar a cegueira espiritual concentrando-me no Salvador.

Ao tentar fazer com que o povo se voltasse mais para o Senhor, Jacó os advertiu para que não fossem espiritualmente cegos e não desprezassem “as palavras claras” (ver Jacó 4:13–14). O élder Quentin L. Cook nos advertiu de problemas semelhantes em nossos dias: “Há uma tendência entre alguns de nós de ‘olhar para além do marco’ em vez de manter um testemunho das coisas básicas do evangelho. Isso acontece quando substituímos as verdades do evangelho pelas filosofias dos homens, tornamo-nos fanáticos a respeito de algum princípio do evangelho, (…) ou ainda quando colocamos regras acima da doutrina. Evitar tais comportamentos equivale a evitar a cegueira e os tropeços descritos por Jacó” (“Olhar para além do marco”, A Liahona, março de 2003, p. 22).

De acordo com Jacó 4:8–18, o que podemos fazer para nos concentrar no Salvador e evitar a cegueira espiritual?

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Veja estas ideias.

Jacó 1:6–8, 15–19; 2:1–11; 4:18

Que palavras ou frases nesses versículos transmitem o amor que Jacó sentia por aqueles a quem liderava? O que os líderes da Igreja fazem para nos ajudar a sentir seu “desejo e ansiedade (…) pelo bem-estar de [nossa] alma”? (Jacó 2:3.) Sua família poderia falar sobre como pode apoiar os líderes da Igreja. Talvez vocês possam fazer algo para os líderes locais da Igreja, como escrever um bilhete de agradecimento pelo que fazem ou lembrar deles e de suas respectivas famílias em suas orações.

Jacó 2:8

Como a palavra de Deus cura “a alma ferida”?

Jacó 2:12–21

O que esses versículos ensinam sobre como devemos encarar a riqueza material? O que estamos fazendo para ajudar os necessitados?

Jacó 3:1–2

O que significa ser “[puro] de coração” e “[confiar] em Deus com a mente firme”?

Jacó 4:4–11

Uma das maneiras de ajudar sua família a entender o que significa ter fé “inabalável” seria chamá-los para ir até uma árvore e pedir que cada um sacudisse os ramos. Depois, deixe-os tentar sacudir o tronco. Por que é mais difícil sacudir o tronco? O que podemos aprender com os ensinamentos de Jacó sobre como desenvolver uma fé “inabalável”?

Imagem
árvore grande em um parque

Como o tronco de uma árvore, nossa fé em Cristo pode ser “inabalável”.

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o estudo pessoal

Ouça o Espírito. Ao estudar, preste atenção aos pensamentos e sentimentos que tiver (ver D&C 8:2–3) mesmo que eles pareçam não ter nada a ver com o que você está lendo. Essas impressões podem ser exatamente o que Deus quer que você saiba e faça.

Imagem
Jacó escrevendo em placas de ouro

I Will Send Their Words Forth (Jacob the Teacher) [Enviarei Suas Palavras: Jacó, o Mestre], de Elspeth Caitlin Young