Vem, e Segue-Me
24 de fevereiro a 1º de março. 2 Néfi 26–30: “Uma obra maravilhosa e um assombro”


“24 de fevereiro a 1º de março. 2 Néfi 26–30: ‘Uma obra maravilhosa e um assombro’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“24 de fevereiro a 1º de março. 2 Néfi 26–30”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
O Salvador ajudando uma mulher

He Will Lead Thee by the Hand [Ele Te Conduzirá pela Mão], de Sandra Rast

24 de fevereiro a 1º de março

2 Néfi 26–30

“Uma obra maravilhosa e um assombro”

O Senhor disse: “Eu ordeno a todos os homens (…) que escrevam as palavras que lhes digo” (2 Néfi 29:11). Pelo Espírito, o Senhor falará com você ao estudar Sua palavra. Registre o que você sentir.

Registre suas impressões

“Profetizo a respeito dos últimos dias”, escreveu Néfi (2 Néfi 26:14). Em outras palavras, ele estava escrevendo sobre a nossa época. E há uma razão para ficarmos preocupados com o que ele viu: pessoas negando o poder e os milagres de Deus, crescente inveja e contenda, o diabo prendendo as pessoas com cordas fortes. Mas, além dessas “obras de trevas” nos últimos dias (2 Néfi 26:10, 22) executadas pelo adversário, Néfi também falou de “uma obra maravilhosa e um assombro” feita pelo próprio Senhor (2 Néfi 27:26). E no centro dessa obra há um livro que fala do pó, que expõe as mentiras de Satanás e reúne os justos como uma bandeira conclamando os povos. Esse livro é o Livro de Mórmon, a obra maravilhosa é a obra da Igreja do Senhor nos últimos dias e a maravilha é que Ele convida todos nós a fazer parte dela, apesar de nossas fraquezas.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

2 Néfi 26:20–33

Jesus Cristo convida todas as pessoas a se achegarem a Ele.

O profeta Joseph Smith ensinou que o Pai Celestial está muito mais disposto a ser “generoso com Suas bênçãos e misericórdias do que nós em recebê-las e acreditar nelas” (The Joseph Smith Papers [Documentos de Joseph Smith] “History, 1838–1856, volume D-1”, p. 4 [addenda], josephsmithpapers.org). Leia sobre o que Néfi viu em 2 Néfi 26:20–22 e o que ele ensinou sobre o Salvador nos versículos 23–33 e compare isso com a declaração de Joseph Smith. O que aprendemos a respeito da disposição do Senhor em ser generoso em misericórdia para conosco? O que você pode fazer como membro da Igreja de Jesus Cristo para ser mais cristão na maneira de tratar os filhos de Deus?

Ver também 3 Néfi 18:30–32.

2 Néfi 26–27

Que livro é aquele mencionado nesses capítulos?

A profecia de Néfi em 2 Néfi 26–27, que se refere muitas vezes a uma profecia anterior de Isaías (ver Isaías 29), prediz o aparecimento do Livro de Mórmon. Essa profecia descreve o seguinte:

Além de Isaías, outros profetas bíblicos fizeram alusão ao Livro de Mórmon, embora não o mencionem pelo nome. Por exemplo, Ezequiel 37:15–20 fala da “vara de José”, que poderia se referir ao registro dos nefitas, que eram descendentes de José. Esse registro se tornaria um com a “vara de Judá”, ou a Bíblia.

Veja outros exemplos no Guia para Estudo das Escrituras, “Livro de Mórmon” (scriptures.ChurchofJesusChrist.org).

2 Néfi 28

Satanás tenta enganar as pessoas.

Muitas das mentiras e táticas de Satanás foram expostas nas descrições de Néfi dos últimos dias em 2 Néfi 28. Veja se consegue encontrá-las (por exemplo, veja os versículos 6, 8, 21–23, 29). Por que você precisa conhecer as mentiras de Satanás? O que você fará quando o adversário tentar enganá-lo?

2 Néfi 28:27–3129

Deus continua a dar revelação para guiar Seus filhos.

Como santos dos últimos dias, somos abençoados com a palavra de Deus em grande abundância, por isso, os alertas de Néfi se aplicam a nós: nunca devemos achar que “temos o suficiente”! Ao ler sobre esses alertas em 2 Néfi 2829, pondere as seguintes perguntas:

  • Como o Senhor quer que eu sinta Sua palavra? O que Ele quer que eu faça com ela?

  • Por que as pessoas às vezes ficam “iradas” quando recebem mais verdades de Deus? (Ver 2 Néfi 28:28.) Você já se sentiu assim? Em caso positivo, como você poderia se tornar mais receptivo à verdade?

  • O que significa obter a palavra de Deus? Como posso mostrar que quero receber mais palavras Dele?

Ver também Alma 12:10–11; 3 Néfi 26:6–10.

2 Néfi 29–30

Deus preparou o Livro de Mórmon para nossos dias.

Néfi sabia, por revelação, antes mesmo que o Livro de Mórmon estivesse todo escrito, que um dia ele “[seria] de grande valor para os filhos dos homens” (2 Néfi 28:2). Por que o Livro de Mórmon é importante para você? Pense a respeito disso enquanto lê 2 Néfi 29–30. Quais são algumas das obras maravilhosas que Deus está realizando no mundo e em sua vida por meio do Livro de Mórmon?

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Veja estas ideias.

2 Néfi 26:12–13

Néfi ensinou que Jesus Cristo Se manifesta por meio do Espírito Santo. Que experiências sua família poderia contar de quando o testemunho delas a respeito do Salvador foi fortalecido pelo Espírito Santo?

2 Néfi 26:22; 28:19–22

Sua família talvez goste de uma lição com uso de objetos, ilustrando o que 2 Néfi 26:22 ensina sobre o diabo. Ao ler a respeito das táticas de Satanás em 2 Néfi 28:19–22, você poderia enrolar um fio de lã ou linha no pulso de alguém para representar um “cordel de linho”. De que maneira esse cordel de linho é como as tentações de Satanás? Como ele poderia se tornar uma corda forte? Como podemos reconhecer as mentiras de Satanás?

Imagem
fio enrolado

Néfi comparou as tentações do diabo a um “cordel de linho”.

2 Néfi 27:20–21

O que será que o Senhor quis dizer com “Eu posso fazer minha própria obra”? Como essa verdade afeta a maneira com que servimos em Sua Igreja?

2 Néfi 28:30–31

Será que sua família poderia pensar em alguma coisa, como uma revelação de Deus, que é mais benéfica se for recebida aos poucos? Por que Deus nos revela a verdade “linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali” em vez de tudo de uma vez?

2 Néfi 29:7–9

O que o Senhor pretende provar ou mostrar com o Livro de Mórmon?

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o estudo pessoal

Compartilhe suas ideias. Conversar com outras pessoas sobre o que você está aprendendo pode fortalecer seu próprio entendimento. Depois de ler 2 Néfi 29:6–14, talvez você queira explicar a um amigo por que precisamos do Livro de Mórmon.

Imagem
Néfi escrevendo em placas de ouro

Néfi previu “uma obra maravilhosa e um assombro” que aconteceria nos últimos dias (2 Néfi 27:26).