Vem, e Segue-Me 2024
De 19 a 25 de fevereiro: “Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus”. 2 Néfi 6–10


“De 19 a 25 de fevereiro: ‘Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus’. 2 Néfi 6–10”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“19 a 25 de fevereiro. 2 Néfi 6–10”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
Jesus orando no Getsêmani

Não Seja Feita a Minha Vontade, Mas a Tua, de Harry Anderson

19 a 25 de fevereiro: “Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus”

2 Néfi 6–10

Havia se passado pelo menos 40 anos desde que a família de Leí saíra de Jerusalém. Eles estavam em uma terra nova, desconhecida e a meio mundo de distância de Jerusalém. Leí tinha morrido, e sua família já havia começado uma contenda que duraria séculos entre os nefitas — “os que acreditavam nas advertências e revelações de Deus” — e os lamanitas, que não acreditavam nessas coisas (2 Néfi 5:6). Jacó, que era o irmão mais novo de Néfi e que tinha sido ordenado mestre entre os nefitas, desejava que o povo do convênio soubesse que Deus jamais os esqueceria e que, portanto, eles jamais deveriam esquecê-Lo. Esta é uma mensagem da qual certamente precisamos hoje (ver Doutrina e Convênios 1:15–16). “Lembremo-nos dele (…) pois não fomos rejeitados. (…) Grandes são as promessas do Senhor”, afirmou Jacó (2 Néfi 10:20–21). Entre essas promessas, nenhuma é maior do que a promessa da “expiação infinita” para vencer a morte e o inferno (2 Néfi 9:7). “Animai-vos, portanto”, concluiu ele. (2 Néfi 10:23).

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

2 Néfi 6–8

O Senhor é misericordioso com Seu povo e vai cumprir Seus convênios.

A fim de ajudar o povo a entender que eles eram parte da casa de Israel e podiam confiar em Deus e Suas promessas, Jacó citou as profecias de Isaías, registradas em 2 Néfi 6–8. Essa mensagem também é para você, porque os santos dos últimos dias também integram o povo do convênio de Deus. Ao ler estes capítulos, pense sobre as perguntas a seguir:

  • O que aprendo sobre o amor redentor do Salvador por mim? Que palavras ou frases expressam especialmente bem esse amor?

  • O que o Salvador oferece às pessoas que O buscam?

  • O que posso fazer com mais fé para “esperar” pelo Salvador e por Suas bênçãos prometidas?

2 Néfi 9:1–26

Imagem
ícone do seminário
Jesus Cristo me salva do pecado e da morte.

Uma maneira de aprofundar nossa gratidão por Jesus Cristo é pensar sobre o que nos aconteceria sem Ele. Ao ler 2 Néfi 9:1–26, considere marcar de uma cor o que nos aconteceria se não tivéssemos a Expiação de Jesus Cristo. Depois, com outra cor, identifique o que podemos receber por meio da Expiação do Salvador. Com base no que leu, como você explicaria por que necessitamos da Expiação de Jesus Cristo? O que você encontrou que o inspira a louvar a “sabedoria de Deus, sua misericórdia e graça”? (2 Néfi 9:8.)

Além de ensinar sobre as coisas das quais Jesus Cristo nos salvou, Jacó também ofereceu ideias de como Ele o fez. Você pode registrar o que encontrar em 2 Néfi 9:11–15, 20–24.

Jacó ficou tão impressionado com o plano de redenção de Deus que exclamou: “Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus”. Procure as exclamações de Jacó em 2 Néfi 9 (a maioria delas está nos versículos 8–20). O que você aprendeu sobre o plano de Deus nesses versículos? Quais experiências o ajudaram a sentir um pouco do que Jacó sentiu? Como parte de sua adoração e estudo, considere procurar um hino que possa expressar como você se sente em relação a Ele, como “Grandioso és Tu” (Hinos, nº 43).

Ver também “Perdão, Justiça e Redenção” (vídeo), na Biblioteca do Evangelho; Tópicos do Evangelho, “Expiação de Jesus Cristo”, na Biblioteca do Evangelho.

2 Néfi 9:7

A Expiação do Salvador é infinita.

O que você poderia fazer para entender melhor a “expiação infinita” de Jesus Cristo? (2 Néfi 9:7.) Você pode observar coisas que pareçam infinitas, como as folhas de grama em um gramado, os grãos de areia na praia ou as estrelas no céu. De que modo a Expiação do Salvador é infinita? E como é também pessoal? Que frases em 2 Néfi 9 o ajudam a sentir gratidão pelo que o Salvador fez por você?

2 Néfi 9:27–54

Posso me achegar a Cristo e seguir o plano de Deus.

Em 2 Néfi 9, Jacó usou duas frases importantes que são o oposto uma da outra: “o plano misericordioso do grande Criador” e “astuto é o plano do maligno” (2 Néfi 9:6, 28). Você pode desenhar um caminho e chamá-lo de Plano do Pai Celestial. Em seguida, pesquise em 2 Néfi 9:27–52. Procure avisos e convites que Jacó ofereceu para nos ajudar a seguir este plano. Escreva o que encontrar ao lado do caminho. Como Satanás tenta nos afastar do plano de Deus? O que você se sente inspirado a fazer em resposta às advertências e aos convites de Jacó?

2 Néfi 10:20, 23–25

O sacrifício de Jesus Cristo pode me trazer alegria.

A mensagem de Jacó é de alegria. “Eu vos digo estas coisas a fim de alegrar-vos”, disse ele, “para que levanteis a cabeça para sempre” (2 Néfi 9:3). Ao ler 2 Néfi 10:20, 23–25, que mensagem lhe traz ânimo? O que você vai fazer para se lembrar dessas coisas quando se sentir desanimado?

Ver também João 16:33; D. Todd Christofferson, “A alegria dos santos”, Liahona, novembro de 2019, p. 15; “Jacó Incentiva os Nefitas a Se Reconciliarem com Deus” (vídeo), na Biblioteca do Evangelho.

Para mais ideias, leia as edições deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Sugestões para ensinar as crianças

2 Néfi 9:6–10, 19–24

Jesus Cristo é meu Salvador.

  • Como você ajudará seus filhos a entender e sentir que necessitam do Salvador, Jesus Cristo? A página de atividades desta semana pode ajudar. Ela usa uma analogia simples de um poço e uma escada. Você pode usar 2 Néfi 9:21–22 para conversar com seus filhos sobre os motivos de sua gratidão a Jesus Cristo.

  • Uma maneira de ajudar seus filhos a entender por que precisamos do Salvador é ensiná-los sobre a Queda. Você poderia mostrar uma gravura de Adão e Eva, como Leaving the Garden of Eden [Deixando o Jardim do Éden], Biblioteca do Evangelho, e uma gravura de Jesus Cristo na cruz. Peça-lhes que descrevam o que está acontecendo em cada gravura. Como nos assemelhamos a Adão e Eva? Talvez 2 Néfi 9:6–10 possa ajudá-los a ver o que Jesus Cristo faz por nós. Você pode pedir a seus filhos que falem sobre o que sentem a respeito de Jesus Cristo. Uma música como “O amor do Salvador” (Músicas para Crianças, pp. 42–43) poderia ajudá-los.

Ensine a verdade com histórias e exemplos. Certifique-se de que as histórias e os exemplos que usar ensinem a verdade. Por exemplo, com a página de atividades desta semana, ensine que Jesus Cristo entrou no “poço” para nos ajudar a cada passo do caminho à medida que nós saímos.

2 Néfi 9:20, 28–29, 42–43, 49

“Meu coração se deleita na retidão.”

  • Para encorajar seus filhos a “[deleitar-se] na retidão” ou obedecer ao Senhor com alegria (2 Néfi 9:49), compartilhe exemplos em que uma criança faz uma boa escolha ou uma má escolha. Peça às crianças que se levantem quando a escolha trouxer felicidade e se sentem quando trouxer tristeza. Em que ocasiões já nos sentimos felizes por ter feito a escolha de seguir a Jesus Cristo?

  • É provável que seus filhos interajam com pessoas (se já não o fizeram) que pensam que os mandamentos do Senhor são tolos ou ultrapassados. Talvez você e seus filhos possam conversar sobre como explicar o motivo da nossa felicidade em guardar os mandamentos. Por que é importante confiar nos conselhos de Deus mesmo que não os compreendamos plenamente? Incentive-os a procurar em 2 Néfi 9:20, 28–29, 42–43 para obter ajuda ao ponderarem e debaterem sobre essas perguntas.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Jesus curando pessoas

Ele Curou Muitas Pessoas de Diversas Enfermidades, de J. Kirk Richards