Seminário
Mosias 2:19–41: “Abençoados em todas as coisas”


“Mosias 2:19–41: ‘Abençoados em todas as coisas’”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor, 2024

“Mosias 2:19–41”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor

Mosias 2:19–41

“Abençoados em todas as coisas”

Imagem
jovens rindo

O que você estaria disposto a fazer para receber felicidade sem fim? O rei Benjamim convidou seu povo a buscar essa felicidade por meio de uma vida digna e de devoção a Deus. Esta lição pode ajudá-lo a buscar “o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus” (Mosias 2:41).

Criar um ambiente de aprendizado ativo. Auxiliar os alunos a serem participantes ativos no processo de aprendizado pode ajudá-los a aprender mais profundamente. Você pode usar estações de aprendizado para dividir grandes quantidades de conteúdo e permitir que os alunos assumam a responsabilidade por seu aprendizado. À medida que os alunos selecionarem e alternarem entre as estações, procure aqueles que talvez precisem de ajuda individual. Certifique-se de que o tempo de aula seja usado de modo eficaz.

Preparação do aluno: Os alunos podem ser convidados a terminar a seguinte declaração e a estar preparados para debater sua resposta: “A verdadeira e duradoura felicidade é encontrada ao…”

Possíveis atividades de aprendizado

Conte suas bênçãos

Cante ou leia as palavras do hino “Conta as bênçãos” (Hinos, nº 57) ou assista ao vídeo a seguir. Pense nas palavras e como elas se relacionam com sua vida.

Os alunos podem criar, individualmente ou no quadro com a classe, uma lista de bênçãos. Convide-os a compartilhar o que perceberam ou aprenderam ao listarem suas bênçãos.

Depois de ensinar sobre o serviço, o rei Benjamim convidou os nefitas a pensar em como eles buscam e recebem as bênçãos do Pai Celestial. Ao estudar hoje, pondere sobre como o Senhor já o abençoou ao se esforçar para guardar Seus mandamentos.

Você pode dividir os alunos em grupos de três. Ao ler os seguintes versículos com seu grupo, peça a cada membro do grupo que pondere uma das perguntas a seguir. Depois, peça a eles que debatam com o grupo o que descobriram.

Leia Mosias 2:19–25 e identifique as respostas para as perguntas a seguir:

  • De que maneira Deus abençoou os nefitas? Você pode marcar quaisquer bênçãos que tenha em comum com eles.

  • O que Deus faz quando obedecemos a Seus mandamentos? Isso acontece de maneira rápida?

  • O que esses versículos lhe ensinam sobre Deus?

Depois de ajudar os nefitas a reconhecer suas bênçãos, o rei Benjamim anunciou que seu filho Mosias seria o novo rei. Ele os lembrou das muitas maneiras pelas quais as pessoas poderiam perder as bênçãos: por meio de contendas, transgressões, rebelião e quebra dos mandamentos de Deus. Ele também ensinou as consequências eternas dessas ações e fez uma promessa àqueles que guardam os mandamentos. (Ver Mosias 2:29–40.)

Abençoado e feliz

Leia Mosias 2:41 e identifique uma promessa que o rei Benjamim fez.

Mosias 2:41 é uma passagem de domínio doutrinário. Você pode marcar as passagens de domínio doutrinário de modo diferente para conseguir localizá-las facilmente no futuro. Na próxima aula, você terá a oportunidade de praticar como aplicar a doutrina ensinada nessa passagem a uma pergunta ou situação.

  • Como você poderia resumir o versículo 41 em um princípio da verdade?

Uma das promessas feitas em Mosias 2:41 é que, se guardarmos os mandamentos de Deus, Ele nos abençoará tanto material quanto espiritualmente. No entanto, há muito mais do que podemos aprender com esse versículo ao estudar cada frase separadamente.

As bênçãos materiais podem incluir coisas como saúde física, prosperidade ou outras bênçãos relacionadas à vida mortal. As bênçãos espirituais são as coisas eternas. Isso inclui nosso testemunho, nosso relacionamento com Deus e nossa família, o perdão dos pecados, a orientação por meio do Espírito Santo e assim por diante.

As atividades a seguir podem ser divididas em estações de aprendizado. Os alunos podem usar os materiais complementares fornecidos para se revezarem nas atividades por conta própria ou em pequenos grupos. Você pode concluir a atividade A em classe para servir de exemplo do que é esperado dos alunos.

O estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos

Livro de Mórmon — Manual do Professor, 2024 — “Mosias 2:19–41: ‘Abençoados em todas as coisas’”

Atividade A

“[Considere] o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. (…) [Eles] são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais”.

Releia a lista de bênçãos que você fez no início desta lição. Acrescente quaisquer bênçãos adicionais que possam ter vindo à mente. Sublinhe as bênçãos que são mais temporais e circule as bênçãos que são mais espirituais. Você pode perceber que algumas se encaixam em ambas as categorias.

  • Que evidências você vê em sua vida de que essa declaração de Mosias 2:41 é verdadeira?

  • Leia Doutrina e Convênios 130:20–21. O que você aprende sobre a relação entre guardar os mandamentos e receber as bênçãos de Deus? Você pode fazer uma referência cruzada ou vincular esses versículos a Mosias 2:41.

  • Por que você acha que o Pai Celestial nos abençoa tanto com bênçãos materiais quanto espirituais? O que isso lhe ensina sobre Ele?


Atividade B

“Se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim”.

Escreva essa declaração no centro de uma página em branco em seu diário de estudo, deixando espaço ao redor dela para fazer anotações. Circule palavras ou frases na declaração que sejam significativas para você. Desenhe um balão de pensamento para cada palavra ou frase circulada e escreva uma definição, passagens de escritura relacionadas ou quaisquer outras ideias que possa ter.

Por exemplo, se você circulou a frase “recebidos no céu”, o balão de pensamento pode incluir algo como “Ser recebido sugere que alguém está lá esperando por mim. Jesus ensinou que Ele prepararia um lugar para nós e depois nos receberia no céu (ver João 14:2–3). Se eu permanecer fiel, meus amorosos pais celestiais e Jesus Cristo estarão lá para me receber”.

Faça um balão para cada palavra ou frase que circulou. Preste atenção às perguntas ou impressões que lhe vêm à mente.

  • Que ideias você teve ao fazer essa atividade?

  • Como essas ideias podem ajudá-lo em sua vida neste momento?


Atividade C

“Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse”.

  • Quais são algumas coisas que são fáceis de se lembrar? Que coisas são mais difíceis de se lembrar?

Lembre-se do que aprendeu sobre Deus em seu estudo de Mosias 2. Leia Mosias 2:22 e busque outras verdades eternas sobre Deus.

  • O que você sabe sobre Deus que pode ajudá-lo a confiar em Suas promessas e a guardar Seus mandamentos?

  • O que você pode fazer para se lembrar dessas coisas sobre Ele?

Encerre a aula convidando os alunos a debater o que sentiram e aprenderam ao estudar. Incentive-os a buscar as bênçãos do Senhor por meio da obediência fiel e do arrependimento.