A Liahona
Como Pude Viver Sem o Livro de Mórmon?
Fevereiro de 2024


“Como Pude Viver Sem o Livro de Mórmon?”, Liahona, fevereiro de 2024.

Vozes dos Santos dos Últimos Dias

Como Pude Viver Sem o Livro de Mórmon?

O meu estudo pessoal e familiar do Livro de Mórmon ajudou-me a sentir calma, motivação e esperança.

Imagem
família junta a ler as Escrituras

Fotografia cedida pelo autor

Há algum tempo, eu e um amigo candidatámo-nos a um programa educativo. Estava confiante de que seria selecionado. Quando os resultados saíram, fiquei desiludido com o facto de o meu amigo ter sido selecionado e eu não. Senti-me injustiçado, porque achava que merecia ser selecionado mais do que ele.

Naquele momento, vi o meu amigo como um adversário, ou alguém que tinha ficado com algo que me pertencia. Poucos dias depois, ao estudar Jacó 2 no Livro de Mórmon, li como este profeta repreendeu o seu povo pelos seus pecados. E um desses pecados era o orgulho.

Os ensinamentos de Jacó fizeram-me compreender que estava a cometer o pecado do orgulho para com o meu amigo, por pensar que merecia algo que lhe tinha sido dado a ele. As palavras de Jacó foram uma revelação para mim:

“Oh! Se escutásseis a palavra [dos] seus mandamentos e não permitísseis que o orgulho [do] vosso coração vos destruísse a alma!

Pensai [nos] vossos irmãos como em vós mesmos” (Jacó 2:16–17).

Orei então ao Pai Celestial, pedindo-Lhe que me perdoasse e me ajudasse a evitar o pecado do orgulho no futuro. Depois, falei com o meu amigo sobre como me sentia e pedi-lhe, também a ele, que me perdoasse. Senti paz e alegria ao fazê-lo e ao receber o perdão, dele e do Pai Celestial.

O meu estudo pessoal e familiar do Livro de Mórmon deu-me um sentido de orientação e ajudou-me a sentir calma, motivação e esperança. Às vezes, pergunto-me como consegui viver tantos anos sem o Livro de Mórmon!

Sem o Livro de Mórmon, não teria a esperança de me tornar uma pessoa melhor. A minha vida seria vazia e sem um propósito definido. Não saberia que Deus tem um plano de salvação para os Seus filhos. Não teria uma compreensão clara da Expiação de Jesus Cristo. Não teria esperança num mundo melhor. Não acreditaria nas coisas em que acredito, não faria as coisas que faço, não pensaria da maneira que penso e não seria quem sou.

Através do Livro de Mórmon, recebi a garantia de que Deus ama todos os Seus filhos e cuida deles, seja em que parte do mundo for. Sei que o Livro de Mórmon é verdadeiramente outro testamento de Jesus Cristo!