A Liahona
Será Que Estava a Complicar Demais o Evangelho?
Fevereiro de 2024


Exclusivamente Digital: Jovens Adultos

Será Que Estava a Complicar Demais o Evangelho?

Eu não entendia porque é que me sentia tão cansada.

Imagem
uma série de lâmpadas a desembaraçarem-se

Durante toda a minha vida, esforcei-me para ser quem eu achava que o Pai Celestial esperava que eu fosse. Mas havia um problema: nunca soube se era boa o suficiente.

Fixava-me nas minhas imperfeições, especialmente depois de estudar as escrituras ou ouvir os discursos da conferência geral. Ao ler estas coisas que supostamente me deveriam encorajar, só me concentrava no que estava a fazer de errado.

Vivi assim durante muito tempo: miserável e exausta no meu discipulado.

Mas não percebia que aquilo que eu estava realmente a falhar era acreditar verdadeiramente no Salvador e nas verdades puras e simples do Seu evangelho.

Esquecer a Razão pela Qual Vivo o Evangelho

O meu ponto de vista mudou quando ouvi recentemente um devocional da irmã Patricia T. Holland. Ela disse: “O que mais me arrependo na minha juventude é não ter visto a beleza simples do evangelho; fiz até com que o evangelho se tornasse demasiado complexo”.1

A mensagem dela impressionou-me.

Percebi que complico o evangelho frequentemente! É o que muitos fazem. Temos a expectativa de sermos perfeitos e acreditamos que não há espaço para falhas e progresso. E se as coisas não estão a correr como esperamos, tornamo-nos ansiosos em relação ao futuro, comparamo-nos com os outros, perdemos a ligação com o Pai Celestial e até começamos a questionar se vale a pena viver o evangelho.

Percebi que a minha ansiedade não era causada por viver o evangelho. Estava ansiosa porque tinha parado de me concentrar na razão pela qual vivo o evangelho: Jesus Cristo.

Esqueci-me de que Ele e o Pai Celestial me amam com um amor perfeito (ver João 15:9; 2 Néfi 1:15).

Esqueci-me de que devo ter alegria na jornada (ver 2 Néfi 2:25).

Esqueci-me de que a mortalidade inclui ter imperfeições e confiar no Salvador para vencê-las (ver Éter 12:27).

Esqueci-me de que o Salvador está aqui para ajudar-me a aprender, crescer e progredir, e que Ele consagra os meus esforços ao longo do caminho (ver 2 Néfi 2:1–2; 32:9).

Simplificar

Corremos o risco de ter problemas quando transformamos o evangelho numa lista de regras e esquecemos as puras verdades de Jesus Cristo. Quando nos esforçamos por guardar os nossos convénios e os mandamentos com a intenção de nos tornarmos mais semelhantes a Ele, então estamos realmente a viver o evangelho.

Tal como o Presidente Russell M. Nelson ensinou, isto acontece quando o evangelho de Jesus Cristo “muda a vida de todos os que o compreendem e procuram implementá-lo na sua vida. A doutrina de Cristo ajuda-nos a encontrar e a permanecer no caminho do convénio”.2

O Pai Celestial quer que nos lembremos sempre de que o Salvador pode ajudar-nos a alcançar o nosso potencial divino. Mas como é que não nos esquecemos desta importante verdade?

Eis algumas medidas que me ajudaram:

  • Oro para que o Pai Celestial me ajude a sentir que Ele me ama e aceita os meus melhores esforços.

  • Tomo o sacramento, concentrando-me na Expiação de Jesus Cristo. Lembro-me que a Sua graça pode ajudar-me no futuro e que já está a atuar na minha vida quando me esforço por segui-Lo.

  • Volto-me para as escrituras em busca de conforto. Leio sobre aqueles que também se sentiram inadequados e foram fortalecidos pelo Senhor.

  • Vou ao templo com frequência. Tudo na casa do Senhor faz-me lembrar da Sua misericórdia e de que sou capaz de progredir. É lá que posso sentir paz entre tantas inquietações.

Estas medidas fizeram-me apreciar o que é mais importante no evangelho. Lembram-me de não complicar a sua simplicidade.

O Evangelho Funciona

Se tiver problemas com sentimentos de perfecionismo ou inaptidão, ou se sentir que o evangelho está a tornar-se um fardo, lembre-se das palavras do Elder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos:

“[O Evangelho] é lindamente simples e funciona maravilhosamente bem.

[…] Se alguma vez já pensaram que o evangelho não está a funcionar muito bem para vós, convido-vos a dar um passo para trás, olhar para a vossa vida a partir dum plano mais elevado e simplificar a vossa abordagem ao discipulado. Concentrem-se nas doutrinas, nos princípios e nas aplicações básicas do evangelho. Prometo que Deus irá guiar e abençoar o vosso caminho para alcançarem uma vida gratificante e o evangelho definitivamente funcionará melhor para vós”.3

Ao concentrar-me nas verdades puras do evangelho de Jesus Cristo, vi a minha vida e a minha fé simplificarem-se milagrosamente. Sei que a vossa também ficará.

Notas

  1. Patricia Holland, “Um Futuro Repleto de Esperança” (devocional mundial para jovens adultos, 8 jan. 2023), Biblioteca do Evangelho.

  2. Russell M. Nelson, “Verdade Pura, Doutrina Pura e Revelação Pura”, conferência geral, out. 2021.

  3. Dieter F. Uchtdorf, “É Maravilhoso!”, Liahona, nov. 2015, p. 22; adaptado para português de Portugal.