A Liahona
Estudos — Um Alicerce Essencial para Cumprirmos a Nossa Missão
Janeiro de 2024


Exclusivamente Digital

Estudos — Um Alicerce Essencial para Cumprirmos a Nossa Missão

Extraído de “The Education, the Mission, and the World” [Os Estudos, a Missão e o Mundo], um discurso proferido no devocional para os alunos da Universidade Brigham Young – Havai, a 28 de fevereiro de 2023. Para ver o discurso completo, vá a speeches.byuh.edu.

O mundo precisa de saber o que sabem sobre as maravilhosas bênçãos que Jesus Cristo oferece àqueles que O seguem.

Imagem
uma colagem de pessoas a estudar e a aprender novas competências

O Senhor ama-vos e conta convosco para levar a Sua luz a todas as pessoas com quem interagem. Ele quer que a vossa vida seja um farol para os vossos amigos e familiares. Ele espera que prestem testemunho da realidade do nosso Pai Celestial: que somos todos Seus filhos espirituais e, portanto, toda a humanidade é constituída pelos nossos irmãos e irmãs. O Senhor também espera que prestem testemunho da Sua sagrada missão nesta Terra: que Ele é o Filho do Deus vivo, que Ele era, que Ele é e que Ele está para vir (ver Doutrina e Convénios 68:6).

Os Estudos como uma Responsabilidade Religiosa

O nosso profeta, o Presidente Russell M. Nelson, disse aos jovens adultos em maio de 2022: “Os estudos são algo muito importante. [Considero-o] uma responsabilidade religiosa”.1 O Senhor não encara os estudos como algo separado e distinto da espiritualidade.

Na verdade, em Doutrina e Convénios 88:77–78, Ele deu-nos o mandamento de nos “[ensinarmos] […] uns aos outros”, prometendo a Sua graça para nos ajudar a aprender “todas as coisas pertinentes ao reino de Deus”. E quais são essas coisas pertinentes ao Seu reino? A lista no versículo 79 pode surpreender-vos porque não inclui apenas tópicos do evangelho como a fé e o arrependimento. Também inclui (com algumas das minhas possíveis considerações sobre o modo como se podem relacionar com aquilo que podemos estudar): 

  • “Coisas do céu”: As estrelas e os planetas? A atmosfera da Terra? Aviação? (Acho que o Elder Uchtdorf concordaria comigo!) 

  • “Coisas […] da Terra”: Construção? Manufaturação? Processos industriais? Tecnologia da informação? Ciências da saúde e todas as suas ramificações? Zoologia? Biologia? Bioquímica? Agricultura? 

  • “Coisas […] debaixo da Terra”: Geologia? Mineralogia? Oceanografia? Biologia marinha? 

  • “Coisas que foram”: História?

  • “Coisas que são”: Eventos actuais? Ciência política? Sociologia? Negócios? Políticas públicas?

  • “Coisas que logo hão de suceder”: Previsão do tempo? Projeções financeiras? Análise de possíveis pandemias? Avanços tecnológicos? 

  • “Coisas que estão em casa”: Assuntos internos como educação, impostos, legislação, projectos locais de desenvolvimento urbano e planeamento da produção alimentar? 

  • “Coisas que estão no estrangeiro”: Assuntos externos? Relações internacionais? Diplomacia?

  • “As guerras e complexidades das nações e os julgamentos que estão sobre a terra; e também um conhecimento de países e reinos”: Diferentes formas de governo, culturas e línguas? Antropologia? Tradições artísticas e literárias de todo o mundo?

Uau! Isto é muito mais do que poderíamos aprender numa vida inteira (e tenho a certeza de que o Senhor quer que aprendamos mais também!).

E porque quer Ele quer que aprendamos tudo isto? 

Não é só para conseguir um bom emprego, embora isso seja importante para Ele. Mas a Sua visão é mais ampla do que isso e o Seu propósito tem consequências mais eternas. Está descrito no versículo oitenta: “Para que estejais preparados em todas as coisas, quando eu vos enviar outra vez para magnificardes o chamado com o qual vos chamei e a missão com a qual vos comissionei”. 

Os Estudos como Preparação para a Nossa Missão

Este é, ao que parece, o grande propósito dos estudos: estar preparado para a missão que Deus nos deu, para estar pronto quando Ele nos enviar novamente. 

Alguns poderão dizer: “Enviar-me novamente? Já servi uma missão. Serei enviado novamente?” 

Na realidade, há uma só missão. Se serviram uma missão de tempo integral, esse foi um período maravilhoso de serviço focalizado no Senhor. Mas não foi o início nem o fim da missão que Ele vos enviou para cumprir. E qual é essa missão? Considerem estas descrições das escrituras: 

  • “Faremos uma terra onde [os filhos de Deus] possam habitar; e assim os provaremos para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar” (Abraão 3:24–25).

  • A Adão e Eva, um anjo do Senhor disse: “Farás tudo o que fizeres em nome do Filho; e arrepender-te-ás e invocarás a Deus em nome do Filho para todo o sempre” (Moisés 5:8). E Adão e Eva “deram a conhecer todas as coisas [aos] seus filhos e [às] suas filhas” (Moisés 5:12).

  • Após a Sua Ressurreição, o Salvador disse a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:17), e aos Seus discípulos: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até [à] consumação dos séculos” (Mateus 28:19–20).

  • Quando Cristo apareceu nas Américas, disse: “As obras que me vistes fazer, essas também fareis” (3 Néfi 27:21).

  • Na época de Joseph Smith, Ele disse: “Agora eis que uma obra maravilhosa está para iniciar-se entre os filhos dos homens. Portanto, ó vós que embarcais no serviço de Deus, vede que o sirvais de todo o coração, poder, mente e força, para que vos apresenteis sem culpa perante Deus no último dia. Portanto, se tendes desejo de servir a Deus, sois chamados ao trabalho” (Doutrina e Convénios 4:1–3).

  • E hoje Ele, através do profeta vivo do Senhor, o Presidente Russell M. Nelson, diz-nos: “A coligação de Israel é a obra mais importante que está a decorrer na Terra, hoje em dia. Um elemento crucial desta coligação é preparar um povo capaz, pronto e digno de receber o Senhor quando Ele voltar; um povo que já escolheu Jesus Cristo em detrimento deste mundo decaído; um povo que se regozija no seu arbítrio para viver as mais elevadas e santas leis de Jesus Cristo. Apelo-vos, meus queridos irmãos e irmãs, que se tornem neste povo justo. Valorizem e honrem os vossos convénios acima de todos os outros compromissos. […] [Deixem] que Deus prevaleça na vossa vida”.2

Se eu pudesse resumir a nossa missão, diria que é esta: 

  • Guardar os mandamentos de Deus, a Sua lei maior e mais sagrada. 

  • Seguir Jesus Cristo de todo o coração, fazendo tudo em nome d’Ele. 

  • E dar a conhecer tudo isto aos outros filhos de Deus, coligando-os de volta a Ele em preparação para a Segunda Vinda do Senhor. 

Como é que os estudos vos podem ajudar a preparar para esta missão? Há muitas respostas possíveis para esta pergunta, mas aqui estão algumas ideias:

  • Aprender sobre o Céu e a Terra pode aprofundar a nossa reverência por Jesus Cristo, que os criou.

  • Aprender sobre o passado, o presente e o futuro pode abrir os nossos olhos para as consequências da obediência, e da desobediência, aos mandamentos de Deus ao longo da história humana.

  • Aprender sobre as “complexidades das nações, […] países e reinos” pode tornar-nos mais sensíveis às diferenças culturais. Quanto melhor conhecermos o coração das pessoas do mundo — as suas necessidades, os seus valores e o que é importante para elas — mais bem preparados estaremos para partilhar o evangelho com elas de uma forma que irão poder entender, abraçar e apreciar. 

Tenho plena confiança de que todos podemos cumprir esta missão porque Jesus Cristo cumpriu a Sua. O nosso sucesso depende d’Ele e Ele foi fiel à missão que o Seu Pai Lhe deu, uma missão que só Ele poderia cumprir. 

Testifico que Jesus Cristo cumpriu a Sua missão para que vocês possam cumprir a vossa. “Na terra o Mestre nos mostrou a senda que conduz à Vida Eterna.”3 Agora a vossa missão é seguir o caminho d’Ele, o caminho do convénio, e torná-lo conhecido a todos. Como disse Leí: “Quão importante é tornar estas coisas conhecidas dos habitantes da Terra” (2 Néfi 2:8). Tornem-nas conhecidas para os vossos filhos, os vossos irmãos e irmãs, as ovelhas do Senhor, todas as nações — até ao fim do mundo. Tornem-nas conhecidas pela palavra e pelo exemplo, ao partilhar e viver o que sabem sobre o Salvador. Tornem-nas conhecidas ao servir a Deus e aos Seus filhos com todo o vosso coração, poder, mente e força nesta maravilhosa obra de coligar Israel, de preparar um povo que seja capaz, digno e que esteja pronto para receber o Senhor quando Ele voltar. 

Proteção contra o Mundo

Esta é a vossa missão e é, de facto, uma missão maravilhosa. O mundo precisa do que têm para oferecer como seguidores do convénio de Cristo. O desafio que vão enfrentar é ter de viver neste mundo e, ao mesmo tempo, cumprir a vossa importante missão. E é um mundo complicado, onde o adversário usa armas subtis para vos enganar, faz com que o que é errado pareça certo ou distorce lentamente o que a princípio era certo até que se torne algo errado. 

O Elder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse na conferência geral de outubro de 2022: “Na correria das nossas vidas diárias e na agitação do mundo contemporâneo em que vivemos, podemos distrair-nos das coisas eternas que são mais importantes, ao fazer do prazer, da prosperidade, da popularidade e da notoriedade as nossas principais prioridades”.4

Como é que isto acontece na nossa vida? É mais ou menos assim: 

  • Compramos um par de sapatos pretos para o trabalho. Com o tempo, precisamos de um par castanho para os fins de semana. Depois, precisamos de um par azul para combinar com a roupa nova que acabámos de comprar, mas não combinam com a nossa roupa favorita e uns sapatos brancos ficariam melhor com essa roupa. Em breve, temos dez ou quinze pares de sapatos. Contudo, continuamos a ter apenas um par de pés! 

  • Com o nosso cônjuge, decidimos que passar tempo em família é uma prioridade importante. Afinal de contas, “A Família: Proclamação ao Mundo” diz que “o casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios [entre outras coisas] de atividades recreativas salutares”. Assim, decidimos que todos os anos a nossa família fará um novo e emocionante passeio. Com o tempo, as viagens tornam-se mais longas. Estendem-se pelos domingos, em lugares onde não há uma capela para assistir às reuniões dominicais. Também se tornam mais caras e acabamos por gastar tudo o que temos, juntamente com algumas coisas que não temos! Acho que já ouviram esta frase: “Compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar pessoas de quem não gostamos!” Mas colocamos todas as fotografias na nossa página das redes sociais e esperamos que haja muitos gostos! 

O Presidente Nelson referiu-se a este desafio quando disse: “O que significa vencer o mundo? Significa vencer a tentação de nos preocuparmos mais com as coisas deste mundo do que com as coisas de Deus. Significa confiar mais na doutrina de Cristo do que nas filosofias dos homens. Significa deleitarmo-nos com a verdade, denunciar o engano e tornarmo-nos ‘humildes seguidores de Cristo’. Significa estarmos dispostos a abster-nos daquilo que afasta o Espírito. Significa estarmos dispostos a ‘abandonar’ até os nossos pecados favoritos”.5

Lembrem-se destes ensinamentos do nosso profeta. Anotem-nos e releiam-nos quando forem tentados pelos cuidados deste mundo: 

  • Preocupem-se mais com as coisas de Deus do que com as coisas deste mundo. 

  • Confiem mais na doutrina de Cristo do que nas filosofias dos homens. 

  • Procurem e deleitem-se na verdade eterna, conforme encontrada nas escrituras e nas palavras dos profetas e apóstolos vivos. 

  • Sejam humildes seguidores de Cristo. 

  • Abstenham-se de tudo o que afasta o Espírito. O Espírito Santo é real e é um dom maravilhoso na vossa vida. Podem e devem procurar sempre os sussurros do Espírito. 

  • Abandonem os vossos pecados favoritos! 

O Presidente Nelson também citou esta promessa do Presidente Ezra Taft Benson (1899 – 1994): 

“Os homens e as mulheres que dedicam a vida a Deus descobrem que Ele pode fazer muito mais [pelas suas vidas] do que eles conseguiriam por si mesmos. Ele lhes[:]

  • ampliará a alegria,

  • expandirá a visão,

  • acelerará o raciocínio, […]

  • elevará o espírito,

  • multiplicará as bênçãos,

  • aumentará as oportunidades,

  • consolará a alma,

  • suscitará amigos e

  • encherá a vida de paz”.6

Sinceramente, será que o mundo tem algo que se compare ao que o Senhor vos oferece? 

O mundo precisa de saber o que sabem sobre as maravilhosas bênçãos que Jesus Cristo oferece àqueles que O seguem. 

O Senhor Conta Convosco

Concluo com o que escrevi no início: O Senhor ama-vos e conta convosco para levar a Sua luz a todas as pessoas com quem interagem. Ele quer que a vossa vida seja um farol para os vossos amigos e familiares. Ele espera que prestem testemunho da realidade do nosso Pai Celestial e da missão sagrada do Senhor nesta Terra.

Os vossos estudos são cruciais para a missão que vos foi dada por Deus. E a vossa missão é crucial e desesperadamente necessária no mundo de hoje.