A Liahona
A Nossa Luz no Deserto
Janeiro de 2024


“A Nossa Luz no Deserto”, Liahona, jan. de 2024.

A Nossa Luz no Deserto

Aqueles que lerem sinceramente o Livro de Mórmon, viverem pelos seus preceitos e orarem sobre a sua veracidade, sentirão o Espírito Santo, aumentarão a sua fé no Salvador e o seu testemunho d’Ele.

Imagem
O irmão de Jarede com pedras brilhantes

Imagem do irmão de Jarede com pedras brilhantes de Normandy Poulter

Mesmo quando era pequeno, eu já tinha um testemunho do Livro de Mórmon. Sentia-me especialmente atraído pela história do irmão de Jarede e do seu povo na sua viagem rumo à “terra da promissão” (Éter 2:9).

Quando confrontados com a perspetiva de viajar em barcos sem luz, o irmão de Jarede perguntou: “Ó, Senhor, consentirás que cruzemos estas grandes águas na escuridão?” Respondendo, o Senhor disse: “Que desejais que eu faça, a fim de que tenhais luz [nos] vossos barcos?” (Éter 2:22, 23).

O irmão de Jarede sabia que o Senhor era todo poderoso. Ele sabia que o Senhor era a fonte de toda a luz. Ele sabia que o Senhor tinha ordenado ao seu povo que O invocasse em tempos de necessidade. Então, exercendo fé no Senhor, o irmão de Jarede preparou 16 pequenas pedras. Lembrais-vos que ele então pediu ao Senhor que tocasse nas pedras com o Seu dedo, “para que [brilhassem] na escuridão” (Éter 3:4).

A imagem do Senhor a tocar nessas pedras, ficou gravada na minha mente desde a primeira vez que li essa história. Consigo visualizar essa cena como se estivesse a acontecer diante dos meus olhos. Talvez seja porque a imagem de escuridão a ser dissipada pela luz é real para mim.

Quando não sinto o Espírito Santo, quando estou um pouco fora de sintonia com o Espírito do Senhor, sinto escuridão. Mas, quando leio o Livro de Mórmon, a luz regressa. O Livro de Mórmon tem sido para mim como uma pedra brilhante tocada pelo Senhor. Tem iluminado a minha viagem ao longo da vida.

Uma Luz para Sempre

Tal como aqueles que foram trazidos pela mão do Senhor para as antigas Américas, todos enfrentamos tempestades e dias escuros no decurso da nossa viagem rumo à terra prometida da exaltação. Mas, o Senhor irá fazer por nós o que Ele fez pelos Jareditas e Nefitas. Ele irá guiar-nos e iluminar o nosso caminho — se Lhe obedecermos, exercermos fé Nele e pleitearmos pela Sua ajuda.

O Senhor disse a Néfi: “E serei também [a] vossa luz no deserto; e prepararei o caminho [à] vossa frente, se guardardes [os] meus mandamentos; portanto, se guardardes [os] meus mandamentos, sereis conduzidos à terra da promissão; e sabereis que sois conduzidos por mim” (1 Néfi 17:13).

O Senhor disse a Jacó, o irmão de Néfi: “serei para sempre uma luz para aqueles que ouvem [as] minhas palavras” (2 Néfi 10:14).

A respeito do Salvador, o profeta Abinádi testemunhou: “Ele é a luz e a vida do mundo; sim, uma luz sem fim, que nunca poderá ser obscurecida” (Mosias 16:9).

De Si próprio, o Salvador testificou: “Eu sou a luz e a vida do mundo”. Ele acrescentou: “Eis que eu sou a luz; eu dei-vos o exemplo” (3 Néfi 9:18; 18:16).

Imagem
O Presidente Russell M. Nelson a andar

Sentir a Luz

Amo o nosso profeta, o Presidente Russell M. Nelson. Tenho a benção de servir ao seu lado. Quando ele entra numa sala, esta fica imediatamente mais iluminada. Ele traz consigo a luz de Cristo.

A Luz de Cristo é real. É “a energia divina, o poder ou a influência que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas”. É um dom espiritual precioso que pode guiar os filhos de Deus ao Espírito Santo e ao evangelho de Jesus Cristo.1 Ler o Livro de Mórmon fortalece essa Luz.

Por vezes, na vida, temos de olhar para trás para nos lembrarmos de como temos sido ajudados na nossa jornada. Ao olharmos para trás, podemos sentir a influência do Salvador novamente. Quando as escrituras dizem: “Lembrai-vos, lembrai-vos” (Helamã 5:12), penso que elas nos estão a dizer: “Não vos lembreis só daquilo que outrora soubestes ou sentistes; em vez disso, senti novamente essa luz.”

Para alguns, sentir a luz espiritual é bastante fácil. Para outros, a luz espiritual pode ser difícil de sentir devido a problemas pessoais ou às distrações do mundo. Mas, se formos fiéis, a luz virá — por vezes de maneiras que não esperamos.

O Presidente Nelson, que nos aconselhou a “[estudar] o Livro de Mórmon em espírito de oração todos os dias”, 2 partilhou várias maneiras do Livro de Mórmon nos poder aproximar do Salvador e ajudar a sentir a luz do evangelho, a agarrar as verdades do evangelho e a viver os ensinamentos do evangelho.

O Presidente Nelson disse que ao lermos o Livro de Mórmon, o nosso entendimento e o nosso apreço pela Expiação de Jesus Cristo irão crescer.

Sentiremos o desejo de “nascer de novo” (Mosias 27:25) à medida que o livro nos ajuda a passar por uma mudança de coração (ver Mosias 5:2).

Ao lermos e estudarmos os ensinamentos do Livro de Mórmon sobre a coligação de Israel, iremos sentir um desejo crescente de procurar saber dos nossos mortos e de realizar as ordenanças de salvação e exaltação por eles no templo.

Iremos sentir luz à medida que recebemos respostas às nossas perguntas, orientação para tomar decisões e força para nos arrependermos e resistirmos ao mal.

E à medida que lemos as verdades encontradas no Livro de Mórmon, iremos sentir cura, conforto, restauração, socorro, força, consolo e ânimo para a nossa alma.3

“Oh! então isto não é real?” Perguntou Alma, em relação à semente da verdade, conhecimento e testemunho que inchava e brotava. “Digo-vos que sim, porque é luz; e o que é luz é bom, porque pode ser discernido; portanto, deveis saber que é bom” (Alma 32:35).

Imagem
o retrato de Jesus Cristo

A Imagem de Cristo, de Heinrich Hofmann

Encontre o Salvador na Escuridão

Quando a minha amiga Kamryn tinha 10 anos de idade, contraiu uma doença oftalmológica rara, mas permanente, que infetou a córnea do seu olho direito.4 Às vezes, quando a dor associada se tornava constante e insuportável, a Kamryn não conseguia suportar nenhum tipo de luz. Os pais dela, preocupados que ela pudesse ficar cega, escureciam as janelas do seu quarto, numa tentativa de a manter confortável. Janna, a mãe da Kamryn, recorda:

“Cerca de quatro meses depois do seu diagnóstico, fui até ao seu quarto escuro. À medida que os meus olhos se ajustavam, pude ver a Kamryn enrolada na posição fetal, em cima da cama. Estava com tantas dores que não se mexia e nem sequer chorou quando me ouviu entrar. Simplesmente ficava ali deitada com os olhos fechados de tão inchados que estavam.

Ajoelhei-me ao lado da cama dela, peguei-lhe na mão e apertei-a três vezes — o nosso código secreto para ‘Amo-te’. Normalmente, ela apertava de volta quatro vezes para dizer ‘Amo-te mais’, mas não respondeu. Estava com muitas dores. Com lágrimas a rolar pelo meu rosto, olhei para a minha menina de 10 anos que antes era cheia de força e que agora estava enrolada na cama. O meu coração partiu-se”.

A Janna fez uma oração sentida e silenciosa.

“Disse ao Pai Celestial que sabia que Ele sabia o que era melhor, mas orei e pedi: ‘Ajuda-a por favor’. Ao orar ali sentada, uma onda de calor inundou-me. Senti-me calma à medida que um pensamento sobre o Salvador Jesus Cristo veio à minha mente: ‘Ele é a luz. Encontra-o na escuridão’.”

A Janna levantou a cabeça e sussurrou no ouvido da Kamryn: “Tens de encontrar o Salvador na escuridão”.

Depois disso, a Kamryn adormeceu a ouvir hinos e escrituras na aplicação da Biblioteca do Evangelho.

Imagem
Uma menina com pensos oftalmológicos

Quando a infeção ocular se agrava, a Kamryn encontra o Salvador na escuridão.

Fotografia: cortesia da família da Kamryn

A doença da Kamryn fica latente a maior parte do tempo, mas quando ‘desperta’, a Janna e o seu marido, Darrin, confortam-na e cobrem as janelas do seu quarto com cobertores. Durante essas ocasiões dolorosas, a Kamryn diz: “Estou só à procura do Salvador na escuridão”.5

Quando a vida se assemelha a “um deserto escuro e triste” (1 Néfi 8:4), também podemos precisar de encontrar o Salvador no escuro. Testifico que o Livro de Mórmon, com o seu testemunho de “que Jesus é o Cristo, o Deus Eterno”6 irá guiar-nos a Ele. Sei que aqueles que lerem sinceramente o Livro de Mórmon, viverem pelos seus preceitos e orarem sobre a sua veracidade, sentirão o Espírito Santo, aumentarão a sua fé no Salvador e o seu testemunho d’Ele.

Que possamos demonstrar gratidão por este livro, o “mais correto”7 de todos, ao lê-lo, entesourá­lo e usá-lo para fortalecer a nossa fé, e a fé de outros, na Luz do Mundo.