Conferência Geral
Vencer o Mundo e Encontrar Descanso
Conferência geral de outubro de 2022


Vencer o Mundo e Encontrar Descanso

Encontrem descanso da intensidade, incerteza e angústia deste mundo ao vencer o mundo através dos vossos convénios com Deus.

Meus queridos irmãos e irmãs, sinto-me grato por poder saudar-vos nesta gloriosa manhã de domingo. Tenho-vos, constantemente, no meu pensamento. Fico maravilhado com a forma como agem, diligentemente, sempre que veem pessoas necessitadas. Fico maravilhado com a fé e o testemunho que demonstram ter, vezes sem conta. Choro pelas vossas mágoas, deceções e preocupações. Eu amo-vos. Garanto-vos que o nosso Pai Celestial e o Seu Filho Amado, Jesus Cristo, vos amam. Eles estão, intimamente, cientes das vossas circunstâncias, da vossa bondade, das vossas necessidades e das vossas orações por ajuda. Vezes sem conta, oro para que sintam o amor que Eles têm por vós.

Sentir o amor Deles é vital, pois parece que somos abordados, diariamente, por uma enxurrada de notícias alarmantes. Talvez até já tenham tido dias em que desejaram poder vestir o vosso pijama, enrolar-se em posição fetal e pedir que vos acordassem quando toda a turbulência tiver passado.

Mas, meus queridos irmãos e irmãs, ainda temos tantas coisas maravilhosas pela frente. Em dias vindouros, veremos as maiores manifestações do poder do Salvador alguma vez vistas. Entre o momento presente e a hora do Seu regresso “com poder e grande glória”,1 Ele irá derramar incontáveis privilégios, bênçãos e milagres sobre os fiéis.

No entanto, estamos atualmente a viver naquela que, certamente, é uma das épocas mais complicadas da história do mundo. As complexidades e os desafios fazem com que muitas pessoas se sintam sobrecarregadas e exaustas. Contudo, considerem uma experiência recente que talvez possa ajudar-nos a perceber como é que podemos encontrar descanso.

No recente período de portas-abertas do Templo de Washington D.C., um membro do comité das portas-abertas presenciou uma conversa perspicaz, enquanto acompanhava vários jornalistas proeminentes pelo interior do templo. De alguma forma, uma jovem família tinha ficado integrada nesta visita guiada dos meios de comunicação social. Um dos jornalistas insistia em perguntar sobre a “jornada” de um participante do templo à medida que este percorre o templo. Ele queria saber se a jornada pelo templo era um símbolo dos desafios enfrentados na jornada da vida.

Um dos meninos dessa família escutou a conversa. Quando o grupo da visita guiada entrou numa sala de investiduras, o menino apontou para o altar, onde as pessoas se ajoelham para fazer convénios com Deus, e disse: “Ó, que maravilha. Aqui está um sítio para as pessoas poderem descansar na sua jornada pelo templo”.

Duvido que o menino soubesse o quão profunda era a sua observação. Ele, provavelmente, não fazia nenhuma ideia da ligação direta que existe entre fazer um convénio com Deus, no templo, e a extraordinária promessa do Salvador:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, (…) e encontrareis descanso para a vossa alma.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.2

Queridos irmãos e irmãs, sofro por aqueles que deixam a Igreja porque sentem que esta filiação requer demasiado deles. Eles ainda não descobriram que fazer e guardar convénios, na realidade, torna a vida mais fácil! Cada pessoa que faz convénios na pia batismal e no templo — e os guarda — tem um maior acesso ao poder de Jesus Cristo. Por favor, ponderem nesta verdade extraordinária!

A recompensa, por guardarmos os convénios com Deus, é o poder celestial — poder este que nos fortalece, para conseguirmos resistir melhor às nossas provações, tentações e sofrimentos. Este poder ameniza o nosso caminho. Aqueles que vivem as leis superiores de Jesus Cristo têm acesso ao Seu poder superior. Assim, os que guardam os convénios têm direito a um tipo de descanso especial, que lhes chega através do seu relacionamento com Deus, feito por convénio.

Antes do Salvador se ter submetido à agonia do Getsémani e do Calvário, Ele declarou aos Seus Apóstolos: “No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”.3 Subsequentemente, Jesus rogou-nos que fizéssemos o mesmo, quando disse: “Desejo que vençais o mundo”.4

Queridos irmãos e irmãs, hoje, a minha mensagem para vós é que, uma vez que Jesus Cristo venceu este mundo decaído e uma vez que Ele expiou por cada um de nós, também nós podemos vencer este mundo saturado de pecado, egocêntrico e, muitas vezes, cansativo.

Uma vez que o Salvador, através da Sua Expiação infinita, redimiu cada um de nós das fraquezas, erros e pecados, e porque Ele experienciou todas as dores, preocupações e fardos que já tivemos,5 então, à medida que nos arrependermos com sinceridade e procurarmos a Sua ajuda, podemos elevar-nos acima deste mundo precário dos nossos dias.

Podemos superar as espiritual e emocionalmente extenuantes pragas deste mundo, inclusive a arrogância, o orgulho, a raiva, a imoralidade, o ódio, a ganância, o ciúme e o medo. Apesar das distrações e distorções que nos cercam, podemos encontrar o verdadeiro descanso — ou seja, alívio e paz — mesmo envoltos nos nossos problemas irritantes.

Esta importante verdade suscita três questões fundamentais:

Primeiro, o que significa vencer o mundo?

Segundo, como podemos fazê-lo?

E terceiro, como é que vencer o mundo abençoa a nossa vida?

O que significa vencer o mundo? Significa vencer a tentação de nos preocuparmos mais com as coisas deste mundo do que com as coisas de Deus. Significa confiar mais na doutrina de Cristo do que nas filosofias dos homens. Significa deleitarmo-nos com a verdade, denunciar o engano e tornarmo-nos “humildes seguidores de Cristo”.6 Significa estarmos dispostos a abster-nos daquilo que afasta o Espírito. Significa estarmos dispostos a “abandonar” até os nossos pecados favoritos.7

Agora, vencer o mundo, certamente, não significa tornarmo-nos perfeitos nesta vida, nem significa que os nossos problemas se vão dissipar, como que por magia — porque não vão. E não significa que deixaremos de cometer erros. Mas, vencer o mundo, significa que a nossa resistência ao pecado se torna maior. O nosso coração vai ficando mais brando, à medida que a nossa fé em Jesus Cristo aumenta.8 Vencer o mundo significa amar, continuamente, mais a Deus e ao Seu Filho Amado, do que qualquer outra pessoa ou coisa.

Então, como é que vencemos o mundo? O rei Benjamim ensinou-nos como. Ele disse que “o homem natural é inimigo de Deus” e assim permanece para sempre “a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito e [se despoje] do homem natural e [se torne] santo pela expiação de Cristo”.9 Sempre que procuramos receber e seguimos os sussurros do Espírito, quando fazemos algo de bom — coisas que o “homem natural” não faria — estamos a vencer o mundo.

Vencer o mundo não é um evento que acontece num ou dois dias. Acontece ao longo da vida, à medida que abraçamos, repetidamente, a doutrina de Cristo. Cultivamos a fé em Jesus Cristo arrependendo-nos diariamente e guardando os convénios que nos investem com poder. Permanecemos no caminho do convénio e somos abençoados com força espiritual, revelação pessoal, fé crescente e a ministração de anjos. Viver a doutrina de Cristo pode gerar o mais poderoso e virtuoso dos ciclos, criando um ímpeto espiritual na nossa vida.10

À medida que nos esforçamos por viver as leis mais elevadas de Jesus Cristo, o nosso coração e a nossa própria natureza começam a mudar. O Salvador eleva-nos acima da força de atração deste mundo decaído, abençoando-nos com mais caridade, humildade, generosidade, bondade, autodisciplina, paz e descanso.

Agora, podem estar a pensar que isto soa mais a trabalho espiritual árduo do que a descanso. Mas, aqui está a grande verdade: enquanto o mundo insiste que o poder, as posses, a popularidade e os prazeres da carne trazem felicidade, isso não é verdade! Não conseguem! O que estes geram não é nada mais do que um substituto vazio para “o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus”.11

A verdade, é que é muito mais cansativo procurar a felicidade onde esta nunca pode ser encontrada! No entanto, quando repartimos o jugo com Jesus Cristo e fazemos o trabalho espiritual necessário para vencer o mundo, Ele, e apenas Ele, tem o poder de nos levantar acima da força de atração deste mundo.

Agora, e como é que vencer o mundo abençoa a nossa vida? A resposta é clara: entrar num relacionamento com Deus, por convénio, liga-nos a Ele de tal maneira que torna tudo mais fácil na vida. Não me interpretem mal: eu não disse que fazer convénios torna a vida fácil. Na realidade, esperem oposição porque o adversário não deseja que descubramos o poder de Jesus Cristo. Mas, repartir o jugo com o Salvador significa ter acesso à Sua força e poder de redenção.

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

Reafirmo um ensinamento profundo do Presidente Ezra Taft Benson: “Os homens e as mulheres que dedicam a vida a Deus descobrem que Ele pode fazer muito mais [pela vida deles] do que eles conseguiriam por si mesmos. Ele lhes ampliará a alegria, expandirá a visão, acelerará o raciocínio, (…) elevará o espírito, multiplicará as bênçãos, aumentará as oportunidades, consolará a alma, suscitará amigos e encherá a vida de paz”.12

Estes privilégios incomparáveis seguem aqueles que procuram o apoio do Céu para os ajudar a vencer este mundo. Com este propósito, estendo aos membros de toda a Igreja o mesmo encargo que dei aos nossos jovens adultos, no passado mês de maio. Exortei-os na altura — e suplico-vos agora — assumam o controlo do vosso próprio testemunho de Jesus Cristo e do Seu evangelho. Esforcem-se para obtê-lo. Nutram-no para que cresça. Alimentem-no com a verdade. Não o poluam com filosofias falsas de homens e mulheres incrédulos. Ao fazerem do fortalecimento contínuo do vosso testemunho a vossa prioridade máxima, preparem-se para ver milagres a acontecer na vossa vida.13

A minha súplica, esta manhã, é que encontrem descanso da intensidade, incerteza e angústia deste mundo ao vencer o mundo através dos vossos convénios com Deus. Deixem-No saber, através das vossas orações e ações que estão a levar a sério o vosso desejo de vencer o mundo. Peçam-Lhe que ilumine a vossa mente e vos envie a ajuda que precisam. A cada dia, registem os pensamentos que vos surgem quando oram; e, depois, coloquem-nos em prática diligentemente. Passem mais tempo no templo e procurem perceber como é que o templo nos ensina a elevar-nos acima deste mundo decaído.14

Conforme declarei anteriormente, a coligação de Israel é a obra mais importante que está a decorrer na Terra, hoje em dia. Um elemento crucial desta coligação é preparar um povo capaz, pronto e digno de receber o Senhor quando Ele voltar; um povo que já escolheu Jesus Cristo em detrimento deste mundo decaído; um povo que se regozija no seu arbítrio para viver as mais elevadas e sagradas leis de Jesus Cristo.

Apelo-vos, meus queridos irmãos e irmãs, que se tornem neste povo justo. Valorizem e honrem os vossos convénios acima de todos os outros compromissos. Ao deixarem que Deus prevaleça na vossa vida, prometo-vos que terão mais paz, confiança, alegria e, sim, descanso.

Com o poder do santo apostolado em mim investido, abençoo-vos na vossa demanda para vencer este mundo. Abençoo-vos para que aumentem a vossa fé em Jesus Cristo e aprendam a invocar melhor o Seu poder. Abençoo-vos para que consigam discernir a verdade do erro. Abençoo-vos para que se preocupem mais com as coisas de Deus do que com as coisas deste mundo. Abençoo-vos para que vejam as necessidades das pessoas à vossa volta e fortaleçam aqueles que amam. Pois, uma vez que Jesus Cristo venceu o mundo, nós também podemos fazê-lo. Disto testifico, no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Joseph Smith—Mateus 1:36: ““Então aparecerá o sinal do Filho do Homem no céu; e então todas as tribos da terra se lamentarão; e verão o Filho do Homem vindo nas nuvens do céu, com poder e grande glória”.

  2. Mateus 11:28-30; ênfase acrescentada.

  3. João 16:33; ênfase acrescentada.

  4. Doutrina e Convénios 64:2, ênfase acrescentada.

  5. Ver Alma 7:11–13.

  6. 2 Néfi 28:14.

  7. Ver o relato do pai do Rei Lamóni em Alma 22, especialmente em Alma 22:18.

  8. Ver Mosias 5:7.

  9. Mosias 3:19; ênfase acrescentada.

  10. Ver 2 Néfi 31; 3 Néfi 27:16-20.

  11. Mosias 2:41.

  12. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Ezra Taft Benson (2014).

  13. Russell M. Nelson, “Escolhas Para a Eternidade” (devocional mundial para jovens adultos, 15 de maio de 2022), broadcasts.ChurchofJesusChrist.org.

  14. O Presidente David O. McKay disse que no templo fazemos uma “subida ‘degrau a degrau’ rumo à Presença Eterna” (em Truman G. Madsen, The Temple: Where Heaven Meets Earth [2008], p. 11).