2023
Meditar sobre os ensinamentos de Cristo
Janeiro de 2023


Mensagem da Área

Meditar sobre os ensinamentos de Cristo

O Senhor Jesus Cristo disse a Sidney Rigdon, um dos primeiros líderes da Igreja nesta dispensação: “Em verdade eu digo a meu servo Sidney Rigdon que, em algumas coisas, ele não guardou os mandamentos concernentes a seus filhos; portanto, que primeiro ponha em ordem sua casa” (Doutrina e Convênios 93:44).

“Pôr a casa em ordem” é uma instrução do Senhor Jesus Cristo, que é muito importante para os pais hoje. No livreto Três Maneiras Simples de Tornar Sua Família Mais Feliz, encontramos excelentes sugestões para ajudar os pais a “Pôr sua casa em ordem” ou a “Manter sua casa em ordem”.

Na página 8 desse livreto, é ensinado: “Vocês podem fortalecer seus laços familiares passando juntos o máximo de tempo possível. (…) A família recebe apenas a sobra de tempo, depois de todas as outras coisas. Com um pouco de esforço, podemos fazer da nossa família uma prioridade e encontrar tempo para estarmos com ela”.

O livreto também ensina que devemos reservar uma noite por semana para fortalecer os laços familiares. Na página 9, lemos: “Se vocês se esforçarem com dedicação para que este momento em família ocorra todas as semanas, os membros da família descobrirão maneiras de liberar um tempo em sua programação diária para estarem ali”.

Para pôr nossa casa em ordem ou mantê-la em ordem, é muito importante controlar o uso de dispositivos eletrônicos. Na página 12, o livreto recomenda: “Não deixem que a televisão (ou os dispositivos móveis; videogames, etc.) lhes roube um tempo precioso que vocês podem passar juntos ou que impeça sua família de comunicar-se eficazmente entre si. Estabeleçam regras domésticas que eliminem os programas impróprios e os excessos no uso da televisão (ou dos dispositivos móveis, videogames, etc.)”.

Na página 16 do livreto, encontramos a pergunta: “Vocês estão realmente ouvindo?” Lá também lemos que “ouvir é mais do que apenas escutar. Uma forma importante de expressar seu sincero interesse pelos membros de sua família é ouvi-los atentamente (…). Mostrem que desejam ouvir olhando para a outra pessoa quando ela estiver falando. Evitem interromper com suas próprias experiências e opiniões. (…) Observem sinais não verbais, como expressões faciais, o tom da voz e a postura. Aceitem o modo como seus familiares descrevem seus sentimentos, motivações e objetivos, sem dar sermão ou dizer como eles deveriam pensar ou sentir-se”. O Senhor Jesus Cristo ensinou que devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. E nosso próximo mais próximo é nossa esposa, ou nossos filhos, irmãos ou familiares. Devemos nos esforçar para tratá-los como gostaríamos de ser tratados.

Na página 17 do livreto, encontramos a seguinte recomendação: “Estabeleçam o clima adequado. Observem as coisas boas que eles estão fazendo”. Aqui compartilho com vocês uma fórmula mágica para que seus filhos melhorem seu comportamento e tenham um maior espírito de obediência: observem-nos muito de perto, observem-nos cuidadosamente, observem-nos o maior tempo possível e, no momento em que estiverem fazendo algo bom, parabenizem-nos sinceramente e expressem amor a eles. Muitas vezes, observamos nossos filhos para detectar se estão fazendo algo mau ou incorreto, para imediatamente tentar corrigi-los ou admoestá-los. Façam algo diferente, algo novo e muito eficaz, concentrem-se em detectar algo bom que eles estejam fazendo, mesmo que seja uma coisa muito pequena, e imediatamente agradeçam a eles, parabenizem-nos, expressem seu amor e admiração a eles. Não percam a oportunidade de elogiá-los e de lhes expressar seu amor. O poder do elogio sincero é incrível. O poder do amor expresso sincera e genuinamente é incrível. Precisamos dar mais atenção às coisas boas (mesmo que sejam pequenas) que os membros de nossa família fazem, e assim criaremos um clima de maior paz e maior espiritualidade na casa.

Na página 20, o livreto ensina: “Pensem antes de falar. (…) As emoções de um momento de tensão podem fazer com que algumas pessoas da família digam coisas das quais se arrependerão mais tarde. (…) Se estiverem numa situação acalorada, deem um tempo para acalmarem-se. Façam uma caminhada, contem até dez ou qualquer outra coisa que os ajude a controlar seus sentimentos. (…) Lembrem-se de que os filhos geralmente ouvem mais o tom da voz do que as palavras que dizemos ”.

No Livro de Mórmon em inglês, a palavra discípulo aparece 55 vezes. Na época de Joseph Smith, a palavra discípulo era definida em inglês como “seguidor” ou “imitador”. Hoje é difícil encontrar nos dicionários em inglês, de forma direta, a palavra “imitador” como sinônimo da palavra discípulo.

Se somos Seus verdadeiros discípulos, se estivermos nos esforçando para ser seus verdadeiros discípulos, procuraremos imitá-Lo em tudo o que fizermos. Em um momento de discórdia ou tensão no lar, estamos nos esforçando para ser “imitadores ” de nosso amado Senhor Jesus Cristo? Nós nos lembramos Dele nesses momentos? Nesses momentos, pensamos no que Ele faria? Como Ele responderia? Um discípulo é um “imitador”.

Nas páginas 26 e 27, o folheto ensina: “Tomem cuidado com o que entra em sua casa. (…) Os meios de comunicação não devem tomar o lugar dos pais na formação do comportamento e atitude dos filhos, da imagem que tem de si mesmos e de sua percepção do mundo. Estejam atentos aos meios de comunicação usados por seus filhos. Conversem com seus filhos a respeito daquilo que eles ouvem, assistem e leem. (…) Avaliem cuidadosamente com seus filhos a qualidade e o conteúdo de suas opções de mídia. Tomem cuidado com o tempo que eles passam em atividades relacionadas à mídia”.

Em nosso lar, minha amada esposa, Maria Isabel, estava sempre atenta às “coisas que entravam em nossa casa” (jornais, revistas, programas de televisão, músicas, etc.).

Quando nosso amado Senhor Jesus Cristo apareceu aos nefitas, Ele disse a eles: “Percebo que sois fracos, que não podeis compreender todas as palavras que o Pai me ordenou que vos dissesse nesta ocasião. Portanto, ide para vossas casas, meditai sobre as coisas que eu disse e pedi ao Pai, em meu nome, que as possais entender; e preparai a mente para amanhã e eu virei a vós outra vez” (3 Néfi 17:2–3). Como pais e líderes devemos estar atentos e sempre procurar perceber o que está na mente e no coração das pessoas. Como pais, às vezes lemos as palavras de nosso amado Senhor Jesus Cristo, mas não podemos compreendê-las completamente. Portanto, devemos reservar um tempo para nós mesmos, em nossa casa ou em algum lugar tranquilo, para meditar sobre as coisas que nosso amado Senhor Jesus Cristo ensinou, e depois devemos pedir ao Pai, em nome de Jesus Cristo, que sejamos capazes de entendê-las, e devemos preparar nossa mente para receber Sua voz, Suas respostas (ou revelações).

Oro com toda a força da minha alma para que vocês, como pais e líderes, recebam poder espiritual, ajuda do céu, para cuidar de seus filhos e dos membros de suas unidades. Estamos em uma guerra espiritual e, numa guerra, não podemos estar desatentos, desanimar ou jogar a toalha. Não podemos nos dar por vencidos. Deus é a nossa fortaleza e Ele nos sustenta: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13). No doce, poderoso e abençoado nome do Senhor Jesus Cristo, amém.