2023
A Luz da vida
Janeiro de 2023


“A Luz da vida”, Liahona, janeiro de 2023.

A Luz da vida

O Salvador Jesus Cristo é nossa luz, nossa vida e nosso caminho — ontem, hoje e para sempre.

Imagem
gravura de Jesus Cristo

Detalhe de Focus on Joy, de Michael T. Malm

Quando o sol se pôs em mais um domingo em 1948, vi-me caminhando às margens do rio Trent, em Nottingham, Inglaterra. Eu era um missionário de 20 anos de idade e havia sido chamado recentemente como presidente de distrito. Tinha sido um longo e exaustivo dia repleto de reuniões e ministração, mas eu estava feliz e satisfeito com o trabalho.

Enquanto caminhava às margens do rio, fiz uma oração em meu coração. Esperando receber orientação do Senhor, perguntei: “Estou fazendo o que desejas?”

Um sentimento arrebatador de paz e entendimento me dominou. Naquele exato momento, soube que Jesus Cristo me conhecia e me amava. Não tive visões nem ouvi vozes, mas soube da realidade e da divindade de Jesus Cristo tão intensamente como se Ele estivesse diante de mim e me chamasse pelo nome.

Essa doce e terna experiência moldou minha vida. Desde aquele dia até hoje, todas as decisões importantes que tomei foram influenciadas pelo meu conhecimento do Salvador. Ao longo dos anos e em quase todo o mundo, testifiquei que Jesus Cristo é o Filho de Deus, a Luz do mundo. Temos o privilégio de nos achegar a Ele, segui-Lo e sentir Sua luz em nossa vida.

A Luz do mundo

Certa noite, muitos anos depois dessa memorável experiência missionária, minha esposa, Barbara, e eu estávamos olhando o céu. Ao fazê-lo, fiquei admirado com os milhões de estrelas, que pareciam excepcionalmente brilhantes e belas naquela noite. Meus pensamentos se voltaram maravilhados para as palavras que o Senhor disse a Moisés: “E mundos incontáveis criei; e também os criei para meu próprio intento; e criei-os por meio do Filho, o qual é meu Unigênito” (Moisés 1:33).

Do Salvador veio o poder que criou e que ilumina o Sol, a Lua, as estrelas e a Terra (ver Doutrina e Convênios 88:7–10). Ele pode, com todo direito, declarar: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12; ver também João 9:5).

Citando as palavras do presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência: “Jesus Cristo é a Luz do mundo porque é a fonte de luz que ‘procede da presença de Deus para encher a imensidade do espaço’ (Doutrina e Convênios 88:12)”. A luz do Salvador é “a verdadeira luz que ilumina todo homem que vem ao mundo” (Doutrina e Convênios 93:2; ver também 84:46). Com essa luz, podemos saber como “distinguir o bem do mal” (Morôni 7:16). Essa luz universal é conhecida como “a luz da verdade”, “a luz de Cristo” e “o Espírito de Cristo” (Doutrina e Convênios 88:6; 88:7; Morôni 7:16).1

O apóstolo João disse: “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 1:5). Em nossos dias, Satanás está fazendo horas extras para levar os filhos de Deus às trevas, apagando “a luz e a vida e a verdade do mundo” (Éter 4:12).

Não podemos compreender ou apreciar plenamente o Salvador e Seu evangelho quando perdemos Sua luz e Sua verdade. Mas, ao nos arrependermos e obedecermos, ao servirmos e adorarmos a Ele, vencemos as trevas. Sua luz retorna e remove as sombras do mundo de nosso meio e de nossa mente.

Abençoados pela luz

À medida que nosso mundo se torna mais sombrio e mais incerto, sentir a luz do Senhor em nossa vida pode parecer um desafio. No entanto, como nos lembrou o presidente Russell M. Nelson: “A crescente escuridão que acompanha as tribulações faz com que a luz de Jesus Cristo brilhe com ainda mais força”.2

Descobri que Sua luz brilha mais em minha alma quando tenho tempo para as coisas do Espírito durante momentos tranquilos e silenciosos como aquela noite com Barbara. É nesses momentos que recebemos impressões espirituais, orientação e luz. É nesses momentos que compreendemos o quanto somos verdadeiramente abençoados por termos um Salvador.

Como a Luz do mundo, o Salvador ilumina o caminho de nossa jornada mortal com Seu exemplo e Seus ensinamentos (ver João 8:12). Ele alivia nosso fardo com Seu amor e Sua compaixão (ver Mateus 11:28–30). Ele alivia nosso coração com esperança e cura por meio de Sua Expiação (ver Morôni 7:41). E Ele ilumina nossa mente com “o Espírito da verdade” (Doutrina e Convênios 6:15; ver também 11:13).

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Em todas as épocas de nossa vida, em todas as circunstâncias que nos encontrarmos e em cada desafio que enfrentarmos, Jesus Cristo é a luz que dissipa o medo, que fornece segurança e orientação e que traz alegria e paz duradouras”.3

Imagem
M. Russell Ballard, quando jovem

O élder Ballard serviu missão na Inglaterra de 1948 a 1950.

Levantai vossa luz

O privilégio de compartilhar a luz do Salvador com outras pessoas, convidá-las a se achegar a Ele e sentir Seu amor por elas sempre foi especial para mim. Adorei ser missionário na Inglaterra. Adorei ser presidente de missão no Canadá. E adoro o meu chamado atual como membro do Quórum dos Doze Apóstolos. Meu chamado me dá oportunidades de testificar de Jesus Cristo e compartilhar a mensagem da Restauração em todo o mundo.

O Salvador disse a Seus primeiros discípulos:

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. (…)

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:14, 16).

Ao povo de Néfi, Ele disse: “Eis que eu sou a luz que levantareis — aquilo que me vistes fazer”. E acrescentou: “Sabeis o que deveis fazer em minha igreja; pois as obras que me vistes fazer, essas também fareis” (3 Néfi 18:24; 27:21).

Em nossos dias, o Salvador também espera que Seus discípulos usem Sua luz para afugentar “as trevas do meio de [nós]” (Doutrina e Convênios 50:25). Nossa luz brilha quando amamos como Jesus amou. Nossa luz brilha quando prestamos testemunho da Restauração e de nossa esperança em Cristo. Nossa luz brilha ao erguermos a voz em defesa da verdade. E, à medida que nossa luz brilha, atraímos outras pessoas para a fonte dessa luz.

Preste serviço abnegado e você sentirá Sua luz no coração. Ore humildemente por oportunidades de compartilhar o evangelho e você será guiado àqueles que estão prontos a aceitar Sua luz. Demonstre amor às pessoas por meio de atos pequenos e grandes, e você tornará este mundo melhor e mais brilhante.

Imagem
Jesus Cristo ensinando

Detalhe de Jesus Christ, de Harry Anderson

Uma luz sem fim

Sou eternamente grato pela experiência que tive quando era um jovem missionário na Inglaterra e vim a saber por mim mesmo que Jesus é o Cristo. Sei disso com mais certeza hoje ao viver a vida com todas as suas provações e alegrias.

Meu serviço na Igreja me abençoou com experiências espirituais extraordinárias e especiais, numerosas ou sagradas demais para serem citadas. Não há dom mais importante e precioso que eu possa dar a meus filhos, netos, bisnetos e a vocês, meus amigos em todo o mundo, do que meu firme testemunho de que Jesus é o Cristo, o Filho de nosso Pai Eterno, o Salvador e Redentor de toda a humanidade.

Minha preciosa esposa, Barbara, faleceu em 2018. Como sou grato por saber que, por causa de nosso selamento no templo e por causa de Jesus Cristo, voltaremos a estar juntos com nossa família, por toda a eternidade.

Às vezes, sinto-me cansado. Nesses momentos, paro e olho para uma gravura do Salvador. Penso Nele no Getsêmani e, de repente, não estou mais cansado. Sei em meu coração que, por Ele ter vencido o mundo, “as trevas são passadas, e já a verdadeira luz alumia” (1 João 2:8).

Sei que Jesus Cristo vive. “Ele é (…) uma luz sem fim, que nunca poderá ser obscurecida” (Mosias 16:9). Ele é nossa luz, nossa vida e nosso caminho — ontem, hoje e para sempre. Que sejamos firmes em segui-Lo e fazer Sua luz brilhar perante o mundo.

Notas

  1. Ver Dallin H. Oaks, “A Luz e a Vida do mundo”, A Liahona, janeiro de 1998, p. 62.

  2. Russell M. Nelson, “Ouvir o Senhor”, Liahona, maio de 2020, p. 88.

  3. David A. Bednar, “A Luz e a Vida do mundo”, devocional de Natal da Primeira Presidência, 6 de dezembro de 2015), broadcasts.ChurchofJesusChrist.org.