2023
Fui abusada — Como poderia eu jamais perdoar?
Janeiro de 2023


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Fui abusada — Como poderia eu jamais perdoar?

Durante anos carreguei tanta raiva e ressentimento, mas o evangelho de Jesus Cristo me ajudou a encontrar esperança.

Imagem
Cristo chorando e consolando alguém

Quando eu era bem pequena, sofri várias formas de abuso e maus-tratos de um membro da minha família e de outra pessoa que não era da minha família. Por causa desse abuso, cresci com medo, ódio e muito ressentimento no coração. Às vezes eu acreditava ter sido a causa do que havia acontecido comigo e me sentia culpada. Eu me sentia como o ser humano mais sujo do mundo, e carreguei esses sentimentos comigo desde criança.

No entanto, tudo mudou quando eu tinha 20 anos e os missionários bateram na minha porta para compartilhar uma mensagem especial comigo — uma mensagem cheia de fé, amor e esperança. Eles me contaram sobre o evangelho de Jesus Cristo.

Ao ouvi-los, senti a paz e a tranquilidade que fizeram falta no meu coração durante a maior parte da minha vida. Pude honestamente sentir que o Pai Celestial e Jesus Cristo realmente me amavam e que meu valor não havia diminuído apesar de tudo o que eu havia passado. Será que essa seria a maneira de finalmente me libertar da culpa e da vergonha que carreguei comigo por toda a minha vida?

Meu aprendizado sobre o poder de cura do Salvador

Os missionários continuaram a me visitar e a me ensinar, e apenas dois meses depois, fui batizada. Eu nunca havia ficado tão feliz em toda a minha vida. À medida que fui aprendendo cada vez mais, os princípios e ensinamentos do evangelho me mostraram como eu podia (era realmente possível!) encontrar forças para seguir em frente com paz, perdoar e encerrar o conflito que eu carregava havia tanto tempo em meu coração.1

Senti-me especialmente consolada pelas palavras do élder Patrick Kearon, dos setenta, quando ele falou sobre abuso durante a conferência geral. Ele ensinou:

“Vocês não são definidos por essas coisas terríveis que aconteceram com vocês. Vocês são, em verdade gloriosa, definidos por sua identidade eterna existente como filhos ou filhas de Deus. (…)

Com os braços estendidos, o Salvador oferece a vocês o dom da cura. Com coragem e paciência, e ao se concentrarem fielmente Nele, em pouco tempo poderão aceitar plenamente esse dom. Podem deixar sua dor aos pés do Salvador”.2

Agora sei que não sou culpada do que aconteceu comigo — fui vítima das ações terríveis de outras pessoas.

Sou muito grata pelo poder de cura de Jesus Cristo. Aprender sobre Ele e esforçar-me para segui-Lo me ajudou a seguir em frente com o conhecimento de que Ele sofreu por mim e compreende tudo o que passei. Aprender que Ele suportou meus fardos sozinho para que eu nunca precisasse fazê-lo foi uma descoberta surpreendente para mim, e isso aprofundou minha fé Nele.

A substituição do ódio pela paz

Mas a perturbação em relação a meu abuso não era a única parte em mim que precisava ser curada. Aprendi que Jesus Cristo, por meio do poder de Sua Expiação, não apenas nos purifica de nossos pecados, mas também nos consola e nos ajuda a seguir em frente, crescer e perdoar aqueles que nos feriram profundamente.

Perdoar é difícil e, às vezes, pode parecer impossível. Foi o meu caso por muito tempo. Mas, ao me concentrar em me recuperar das consequências do abuso, eu percebi que poderia progredir em direção ao perdão lentamente, ao longo do tempo, porque seria necessário para alcançar uma recuperação completa.

O presidente Russell M. Nelson nos ensinou recentemente sobre encerrar conflitos em nossa vida. Ele disse: “Se, no momento, o perdão parece impossível, supliquem para que sejam ajudados com forças por meio do sangue expiatório de Jesus Cristo. Ao fazerem isso, prometo que terão paz pessoal e um maior ímpeto espiritual”.3

Para libertar minha alma do ódio e do ressentimento, confiei no Salvador para me ajudar a realmente perdoar e tirar o conflito do meu coração. Foi um processo longo, mas ao exercer fé, senti o amor e a paz reconfortantes do Salvador substituírem as emoções negativas que carreguei por tanto tempo. Finalmente pude perceber que, embora o passado não possa ser apagado ou mudado, ele pode ser aceito e superado, e isso me ajudou a sentir muita esperança no futuro.

Cristo está conosco

Apesar do que eu acreditava quando era jovem, o Senhor está conosco em tudo. Ele nos ama com um amor infinito. Eu não tinha esperança em relação às circunstâncias da minha vida, mas Ele me mostrou como pode nos ajudar a transformar nosso pior sofrimento em fé e força deslumbrantes.

Amo este evangelho e não tenho dúvidas sobre o caminho que escolhi como discípula de Jesus Cristo. Sei em meu coração que Jesus Cristo e meu Pai Celestial me amam — e também amam cada um de nós. Eles estão prontos para nos ajudar a fazer o que aparenta ser impossível, especialmente se o impossível envolve perdoar o que parece imperdoável. Sejam fortes, perseverem, tenham fé e serão muito abençoados.

Sei que tenho sido abençoada.