2022
Encontrar um lugar no templo novamente
Outubro de 2022


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Encontrar um lugar no templo novamente

Eu não ia ao templo há anos, mas me voltei para o Salvador para me ajudar a me tornar digna de entrar lá novamente.

Imagem
vista exterior do Templo de Provo City Center com flores brancas

Fotografia: Megan Tolman

Estava no saguão quando o segundo conselheiro do bispado me pediu para discursar na reunião sacramental sobre a importância dos templos. Olhando para baixo e muito envergonhada, pedi para falar sobre um tema diferente. Eu não ia ao templo há vários anos por causa das escolhas de vida que me desconectaram de meu Pai Celestial e não me sentia qualificada para falar sobre o templo.

Depois dessa experiência, o templo continuou em meu pensamento, e senti um desejo cada vez maior de estar lá, mas também lutava contra sentimentos de indignidade. Tive medo de que o Pai Celestial não me desejasse em Sua casa sagrada.

Dar passos em direção à mudança

À medida que a conferência geral se aproximava, eu ouvia nervosamente os oradores, esperando sentir alguma indicação de que Deus ainda me amava apesar dos meus erros. Foi quando o presidente Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro na Primeira Presidência, disse: “Não importa o quanto nossa vida pareça completamente arruinada. Não importa se nossos pecados sejam como a escarlata, se nossa amargura seja profunda, o quanto nosso coração esteja solitário, abandonado ou quebrantado. (…) Não há vida tão despedaçada que não possa ser restaurada”.1

Senti claramente que Deus estava falando comigo. Eu vinha me perguntando por meses como voltar a Cristo, e essa mensagem da conferência era Seu chamado para que eu fizesse as mudanças para entrar em Sua casa novamente.

Reuni-me com meu bispo para conversar sobre entrar no templo novamente. Ele me ajudou a entender o papel que Jesus Cristo poderia desempenhar em minha vida e como aceitar Sua Expiação poderia me ajudar a entregar meu fardo de dor e pecado a Ele. Comecei a orar pedindo compreensão, força e paciência comigo mesma. Ao confiar um pouco mais em Deus e melhorar um pouco a cada dia, gradualmente me reconectei com a luz do Salvador.

Trabalhar com meu bispo e aprender mais sobre meu Salvador aprofundou meu testemunho da minha identidade como filha do Pai Celestial. Compreendi que meu amoroso Redentor nunca me pediria que eu me separasse Dele, mas que Satanás tentaria me fazer sentir como se eu não tivesse um lugar no templo. Por fim, com esse conhecimento, eu me senti pronta para entrar na casa de Deus novamente.

Retornar ao templo

Com uma recomendação dobrada na mão, caminhei em direção ao templo pela primeira vez em anos, subitamente ansiosa por meu lugar na casa de Deus. Quanto mais me aproximava das portas, mais incerteza sentia. Será que eu parecia tola por não saber para onde ir ou o que fazer? Eu estava velha demais para ir ao templo para fazer batismos?

O homem na recepção sorriu quando entrei, dando-me as boas-vindas ao templo. Naquela manhã, rejuvenesci meu espírito quando os oficiantes do templo me asseguraram de meu lugar na casa de Deus.

Ao sair do templo, um dos oficiantes acenou para mim enquanto eu caminhava pelo corredor para sair do batistério. Com uma voz sussurrada e alegre, ele disse: “Obrigado por vir ao templo hoje — precisávamos de você aqui!” Prometi-lhe que retornaria na semana seguinte porque ansiava sentir o espírito do templo novamente.

Por causa de nossa identidade divina como filhas e filhos de pais celestiais, cada um de nós pode encontrar nosso lugar no templo. Não há coisa alguma que possa nos manter permanentemente fora do alcance amoroso de Deus se desejarmos estar em Sua presença. Ele deseja que estejamos lá e, ao darmos pequenos passos para nos tornarmos mais semelhantes a nosso Salvador a cada dia, podemos alinhar nossa vida com a Dele e sempre permanecer dignos de entrar no templo. Sei que, graças à Expiação de Jesus Cristo, podemos entrar na casa santa de Deus e receber as bênçãos que nos aguardam lá dentro e, como vivenciei, essas bênçãos valem tudo.