2022
A alegria e o dom do arrependimento — Mensagens recentes dos profetas e apóstolos
Outubro de 2022


Apenas em formato digital

A alegria e o dom do arrependimento — Mensagens recentes dos profetas e apóstolos

Veja o que os profetas vivos ensinaram recentemente nas redes sociais sobre o arrependimento.

Imagem
Jesus tomando a mão da mulher apanhada em adultério

Na Conferência Geral de Abril de 2022, o presidente Russell M. Nelson nos convidou a “[descobrir] a alegria do arrependimento diário”.1 Ele acrescentou:

“O arrependimento é a chave para o progresso. A fé pura nos mantém no caminho do convênio.

Não temam nem adiem o arrependimento. Satanás se deleita com seu sofrimento. Não demorem. Removam a influência dele de sua vida! Comecem hoje a vivenciar a alegria que advém de se abandonar o homem natural. O Salvador nos ama sempre, mas especialmente quando nos arrependemos”.2

Os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos falaram na conferência geral sobre a alegria do arrependimento. Eles também compartilharam mensagens sobre esse assunto nas mídias sociais, incluindo as mensagens a seguir.

Arrependimento e consolo por meio de Cristo

“Deus não é desprovido de emoções. Ele cuida de nós com todo o terno sentimento de um pai amoroso. Imagino a alegria que Ele sentiu ao saber que aquele precioso bebê acabaria vencendo um glorioso triunfo sobre o pecado e a morte — abrindo as portas das possibilidades celestiais para que você e eu pudéssemos um dia viver novamente com nossos entes queridos.

Porém, também acredito que a alegria Dele foi equilibrada pelo perfeito conhecimento do que estava reservado para Seu Filho Amado. (…) Esse mesmo Filho sofreria como nunca, nem jamais poderia sofrer.

Mas, como nosso Pai Celestial nos ama muito, Ele permitiu que esses eventos alegres e dolorosos acontecessem. Como o mundo precisava ser salvo, e porque você e eu precisamos de salvação, Ele nos enviou um Salvador.

(…) Aceitemos a dádiva perfeita e preciosa de Deus. Que lancemos nossos fardos e pecados aos pés do Salvador e que sintamos a alegria que advém do arrependimento e da mudança. Que sigamos Jesus Cristo e sigamos o exemplo de Sua vida.”

Presidente Russell M. Nelson, Facebook, 24 de dezembro de 2021, facebook.com/russell.m.nelson.

Como Deus se sente quando cometemos erros

“Um jovem me perguntou certa vez: ‘Presidente Ballard, como Deus se sente a meu respeito quando cometo erros?’ Talvez você tenha se perguntado isso também.

Deus ama todos os Seus filhos e entende que a vida é uma experiência para todos nós. Não somos perfeitos. Vamos cometer erros. Ele nos deu Seu Filho, Jesus Cristo, para nos ajudar a mudar e nos apoiar na mortalidade.

Por fim, devemos aprender a viver da maneira que Ele quer que vivamos, mas seja qual for o ritmo com que mudamos e progredimos, Seu amor por nós é imutável porque somos Seus filhos.

O Senhor Jesus Cristo, por meio de Seu sacrifício expiatório, pode nos ajudar a corrigir qualquer coisa que precise de reparo em nossa vida.”

Presidente M. Russell Ballard, Facebook, 16 de setembro de 2021, facebook.com/mrussell.ballard.

Milagres do arrependimento e do perdão

“Devemos tentar nos beneficiar com uma visão do que aconteceu anteriormente. Suplico a vocês que se lembrem de que devemos aprender com o passado, e não viver do passado. Olhamos para trás a fim de colher os frutos das boas experiências, e não as ervas daninhas.

E, quando tivermos aprendido o que precisamos aprender e carregado conosco o melhor que vivenciamos, devemos então olhar para frente e lembrar que a fé sempre aponta para o futuro. A fé está sempre relacionada às bênçãos, às verdades e aos acontecimentos que ainda vão ser eficazes em nossa vida.

Alguns de vocês podem se perguntar — especialmente ao vivermos em meio aos tumultos diários do mundo ao nosso redor hoje: ‘Há algum futuro reservado para mim?’ O que um ano novo reserva para mim? Estarei seguro? A vida será boa? Posso confiar no Senhor e no futuro?

Lembrem-se disto: quando temos fé, confiamos que Deus tem coisas grandiosas reservadas para todos nós e que Cristo é realmente ‘o sumo sacerdote dos bens futuros’ (Hebreus 9:11).

Mantenham os olhos voltados para seus sonhos, por mais distantes que pareçam estar. Vivam para ver os milagres do arrependimento e do perdão, da confiança e do amor divino, que vão transformar sua vida hoje, amanhã e para sempre. Essa é a meta de Ano Novo que peço que cumpram.”

Élder Jeffrey R. Holland, Facebook, 9 de janeiro de 2022, facebook.com/jeffreyr.holland.

Uma dádiva purificadora

“A Expiação infinita do Salvador muda completamente a maneira de vermos nossas transgressões e imperfeições. Em vez de insistirmos nelas e de nos sentirmos irredimíveis ou sem esperança, podemos aprender com elas e ter esperança. A dádiva purificadora do arrependimento nos permite abandonar nossos pecados e surgir como uma nova criatura.”

Élder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 5 de junho de 2021, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Uma mudança de coração

“Nosso coração é mudado pelas verdades que aprendemos no templo sobre Deus e Jesus Cristo — e pelas promessas que fazemos de amar e servir. Concentramo-nos menos no que queremos e mais em alinhar nossa vontade com a de Deus. (…) A principal função da casa do Senhor é que sejamos transformados e nos tornemos novas criaturas em Cristo.

Muitas vezes, no mundo, a mudança tende a acontecer de fora para dentro. Muitos acreditam que mudar as circunstâncias de uma pessoa é o melhor meio de mudar uma pessoa.

Deus, porém, normalmente trabalha de dentro para fora. Se O permitirmos, Deus pode mudar nosso coração — e então somos abençoados com capacidade e força para mudar nossas circunstâncias.

Nos templos sagrados, o que aprendemos e prometemos fazer nos muda de dentro para fora, permitindo que nos tornemos discípulos mais devotados de Jesus Cristo.”

Élder David A. Bednar, Facebook, 19 de abril de 2022, facebook.com/davida.bednar.

Conhecer o Salvador

“Alguns de vocês podem acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Ele ofereceu um sacrifício infinito e eterno. Mas vocês também podem acreditar que Sua Expiação funciona para todos as outras pessoas, mas não para vocês. Vocês exercem fé no Salvador, mas talvez não acreditem que todas as bênçãos prometidas estejam disponíveis para vocês ou que possam operar em sua vida. Eu os convido a não somente saber a respeito do Senhor, mas conhecê-Lo.

O Salvador nos admoestou a nos tornarmos como Ele é. Conhecemos o Senhor quando buscamos por meio do poder de Sua Expiação nos tornar como Ele. Conhecemos o Senhor quando servimos a Ele e trabalhamos em Seu reino. Conhecemos o Senhor mais plenamente quando não somente cremos Nele, mas cremos Nele e também em Suas promessas.

Crer Nele — aceitar como verdadeiros o Seu poder e as Suas promessas — traz perspectiva, paz e alegria à nossa vida. Sua Expiação é individual; é pessoal. E aplica-se a todos nós.”

Élder David A. Bednar, Facebook, 14 de março de 2021, facebook.com/davida.bednar.

Responsabilidade pessoal

“O Salvador, ao pagar o preço por nossos pecados, não nos isenta da responsabilidade pessoal de como vivemos nossa vida. O valor do trabalho, da industriosidade, de trabalhar com toda a nossa força, de aperfeiçoar nossos talentos e de sustentar a família tem sido universalmente proclamado nas escrituras, desde o princípio.

Meu desafio para vocês é que examinem seus objetivos e determinem quais deles permitirão que vocês cumpram as obrigações familiares, que os mantenham no caminho do convênio e que permitam que tenham a alegria que o Senhor deseja para vocês. Lembrem-se de que ter uma meta permite que vocês poupem tempo e esforço à medida que planejam com antecedência e não perdem pré-requisitos e prazos importantes.

Vocês não precisam temer, a despeito dos perigos e desafios que enfrentarão. Serão abençoados e protegidos quando buscarem metas justas e dignas; quando planejarem e trabalharem com coragem e determinação; e quando confiarem e concentrarem-se na fé, no arrependimento, nas ordenanças de salvação e no sacrifício expiatório do Salvador ao perseverarem até o fim. Concentrar-se no templo vai ajudá-los a alcançar essas metas.

Presto solene testemunho da divindade de Jesus Cristo. Graças a Ele não precisamos temer, pois Nele nossa alegria é completa.”

Élder Quentin L. Cook, Facebook, 8 de dezembro de 2021, facebook.com/quentin.lcook.

Orações pessoais honestas e sinceras

“Descobri em minha própria vida que, quando um ente querido ou um amigo sugere coisas que preciso mudar, mesmo que sejam verdadeiras, o homem natural dentro de mim às vezes responde primeiro: ‘Você não está vendo isso do meu ponto de vista’ ou ‘Quem é você para julgar?’ Ou posso até pensar: ‘Talvez você deva se esforçar mais’. Entretanto, quando me ajoelho humildemente perante meu Pai Celestial e pergunto com sinceridade: ‘Pai, o que preciso mudar?’ ‘Onde preciso me arrepender?’ ‘Onde estou falhando?’ Um sentimento de calma vem sobre mim e, na hora certa, ouço-O. E Sua verdade, Sua verdade eterna, penetra meu coração.

Orações pessoais honestas e sinceras abrem as portas para recebermos revelação pessoal do Pai Celestial. Nós O ouvimos. Ele fala conosco. Tentar ouvir as impressões sutis do Espírito e prometer ao Pai Celestial que vou estar mais atento às coisas que posso melhorar, parece me proporcionar uma capacidade maior de ouvi-Lo.

A mudança real raramente acontece em um dia. Sei que comigo é assim. Mas, com o tempo, nós nos tornamos cada vez mais como éramos. Ao ouvirmos o Senhor e agirmos de acordo com a orientação espiritual que recebemos Dele, Ele derrama Seu Espírito e Sua aprovação sobre nós. Não há nada melhor do que isso; sentir Sua aprovação e Seu espírito. O Espírito Santo confirma o amor de nosso Pai Celestial por nós. E sei, no meu caso, que Ele me assegura que mesmo esses pequenos passos de progresso estão me ajudando a me aproximar Dele.”

Élder Neil L. Andersen, “Como ouço o Senhor”, 27 de dezembro de 2021, facebook.com/neill.andersen.

Com real intenção

“Recentemente, um missionário me perguntou: ‘Somos hipócritas se não guardamos todos os mandamentos que ensinamos às pessoas?’ Esta é uma ótima pergunta! Pensei em compartilhar minha resposta aqui. Sei que não preciso ser perfeito para ser chamado para ser membro do Quórum dos Doze Apóstolos. Sei melhor do que ninguém que não sou perfeito. Então, temos que ser perfeitos para servir ao Senhor? É claro que não! Não se trata disso.

Há uma grande diferença entre rebelião e fraqueza. Então, é hipocrisia ensinar um mandamento que você não tem a intenção de cumprir. Isso seria hipocrisia. Mas ensinar mandamentos e depois fraquejar e se arrepender não é hipocrisia, porque você tem a intenção de guardar o mandamento. Quando fazemos as coisas com real intenção, significa que pretendemos guardar o mandamento. Então, não há nada de hipocrisia sobre ensinar a respeito do caminho do convênio ou sobre ensinar a respeito dos mandamentos de Deus quando você, de fato, pretende guardar todos eles. Você sabe e pode testificar que guardar esses mandamentos trará bênçãos.

No Livro de Mórmon, em Morôni 6:8, lemos: ‘Sempre, porém, que se arrependiam e pediam perdão com verdadeiro intento, eram perdoados’. A hipocrisia acontece se cometemos um erro, não nos arrependemos e não pretendemos nos arrepender. Integridade é quando nossas ações e nossas crenças estão em completa harmonia — é assim que tentamos viver nossa vida. Mas é hipocrisia se nem sempre pudermos agir assim? Não, esse é o propósito do arrependimento, não é? Podemos nos arrepender dessas coisas que, apesar de nossos bons esforços, deixamos de fazer. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, o perdão é real.”

Élder Dale G. Renlund, Facebook, 15 de fevereiro de 2022, facebook.com/DaleGRenlund.

A bondade e o poder incomparável de Deus

“Meus queridos amigos, testifico a vocês que, ao nos arrependermos genuinamente de nossos pecados, permitimos que a Expiação de Cristo se torne completamente eficaz em nossa vida. O dom do arrependimento é uma expressão da bondade de Deus para com Seus filhos e uma demonstração de Seu incomparável poder para nos ajudar a sobrepujar os pecados que cometemos.”

Élder Ulisses Soares, Facebook, 2 de junho de 2021, facebook.com/soares.u.