2022
Três princípios que me ajudaram a voltar a Cristo
Outubro de 2022


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Três princípios que me ajudaram a voltar a Cristo

O serviço, a caridade e a paciência são os aspectos fundamentais para atingir muitos corações e almas que parecem estar além de nosso alcance.

Imagem
um pai coloca a mão no ombro do filho ao olharem para longe

Quando eu tinha 15 anos, tive uma interação com outra pessoa na Igreja que me deixou magoado. Nunca mais quis voltar depois daquele dia. Minha fé e esperança no início desmoronaram a medida que lentamente perdi o foco de minha identidade divina. Tive muitas dúvidas e não consegui encontrar resposta alguma.

Então, tentei encontrar significado fora do evangelho. Afastei-me ainda mais enquanto muitos de meus entes queridos observavam com preocupação. Meus pais tentaram me ajudar de todas as maneiras. Muitos amigos me incluíram em atividades. Mas eu não tinha feito “uma grande mudança em [meu] coração” (Alma 5:12). Com o tempo, à medida que as pessoas em minha vida demonstraram amor cristão e deram bons exemplos, aprendi o significado do plano de Deus para mim.

Se você tem um ente querido que está tendo dificuldades com a fé, você pode estar se perguntando como pode ajudá-lo. No meu caso, meus entes queridos agiram como servos do Senhor. Foi o amor e a devoção deles que me levaram de volta ao evangelho.

Você pode fazer o mesmo por alguém que você ama.

Aqui estão três princípios que meus entes queridos praticaram, que me ajudaram a ver o amor do Pai Celestial por mim:

1. Serviço

“Porque me lembro da palavra de Deus, que diz que por suas obras os conhecereis; porque, se suas obras forem boas, eles também serão bons” (Morôni 7:5).

Meu bispo, um grande amigo e exemplo para mim, sempre me convidou a ministrar com ele, mesmo quando eu não estava mais frequentando a Igreja. Ele era uma pessoa tão importante para mim, que eu não podia recusar seus convites. Tivemos inúmeras experiências maravilhosas servindo àqueles a quem visitamos, e ele sempre se ofereceu para compartilhar ideias do evangelho com eles para que eu não ficasse apreensivo.

Ele serviu a mim enquanto também me convidava a servir ao próximo, e isso fez uma enorme diferença para que eu voltasse para Cristo.

2. Caridade

“E a caridade é sofredora e é benigna e não é invejosa e não se ensoberbece; não busca seus interesses, não se irrita facilmente, não suspeita mal (…) [A caridade] tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (Morôni 7:45).

Meu pai é um grande exemplo de caridade para mim. Ele sempre me mostrou caridade, independentemente de minhas crenças ou escolhas. Durante uma época muito difícil em minha vida, falei com meu pai e ele me tratou com o “puro amor de Cristo” (Morôni 7:47). Ele ouviu minhas preocupações sem julgamento e deu-me conselhos simples e inestimáveis.

Uma das coisas mais poderosas que você pode fazer por seus entes queridos é demonstrar amor cristão por eles, não importa quais sejam as escolhas deles.

3. Paciência

“Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1:4).

Voltei para a Igreja depois de dez anos, e minha mãe foi muito além com paciência cristã. Ela nunca me pressionou ou ficou frustrada comigo. Ela me amava, lembrava de meu valor e sabia que o Espírito e o Pai Celestial estavam me influenciando.

Não podemos apressar a obra do Senhor nem forçar o arbítrio de outra pessoa. Em vez disso, podemos ficar próximos do Espírito para saber quando é a hora de convidar ou servir aqueles a quem amamos.

Quando outras pessoas decidiram servir, amar e ser pacientes comigo, fui abençoado com oportunidades e relacionamentos que não teriam sido possíveis sem a ajuda delas. É a luz do Salvador, especialmente quando é exemplificada em nossas ações, que guia as pessoas de volta à alegria de Seu evangelho. Meu humilde testemunho é que Deus ama a todos nós, não importa onde estamos na vida ou o que fizemos, mas Ele pode nos abençoar ainda mais quando nos achegamos a Ele. Sou muito grato pelo evangelho e testifico que foi verdadeiramente por meio dos exemplos cristãos de pessoas em minha vida que consegui voltar.