2022
Você está ajustando o evangelho para se adequar à sua vida?
Março de 2022


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Você está ajustando o evangelho para se adequar à sua vida?

Um projeto incomum de um edifício me ajudou a entender como é importante ajustar nossa vida para se adequar ao evangelho — e não o contrário.

Imagem
árvore crescendo por um buraco em um telhado

Recentemente vi uma foto de um edifício muito surpreendente. Em frente ao edifício, havia uma grande árvore que, certamente, já estava no local por muito mais tempo que o próprio edifício. Ao lado do edifício, havia dois níveis de varandas com buracos cortados para permitir que os ramos da árvore se espalhassem. A árvore continuou a crescer ao lado do edifício, com seu tronco passando através de um buraco no telhado.

Ao olhar para essa foto, pensei muito sobre o evangelho restaurado de nosso Senhor Jesus Cristo.

Aquilo me fez pensar: Será que queremos ajustar nossa vida para se adequar ao evangelho, ou estamos tentando ajustar o evangelho para se adequar à nossa vida?

Na Conferência Geral de Abril de 2021, o élder Chi Hong (Sam) Wong, dos setenta, disse: “O evangelho não é apenas uma parte de nossa vida. Na realidade, nossa vida faz parte do evangelho de Jesus Cristo. Pensem nisso. Isso não é verdade?”1

Minha resposta é sim, isso é verdade.

E entender essa importante lição pode nos ajudar a evitar sofrimentos por toda a vida e aprender a ser completamente convertidos e devotados ao Senhor e a Seu evangelho.

A sabedoria e as vozes do mundo versus a sabedoria de Deus

Vamos falar sobre esse edifício bonito e a árvore que continuou a crescer dentro dele. O arquiteto poderia ter dito que a árvore estava no caminho — “Está impedindo o projeto que quero realizar”. Ou o dono do edifício poderia ter dito: “Mas tenho dinheiro — apenas corte esta árvore a fim de que haja espaço para construir o edifício.” Mas eles não disseram isso. Em vez disso, decidiram ajustar o projeto do edifício para acomodar a árvore que já estava ali.

Sob a perspectiva do evangelho, isso nos mostra que não podemos decidir mudar os princípios e a doutrina do evangelho que existem eternamente — princípios e doutrinas que são para nosso benefício. De fato, somos “livres para escolher” (2 Néfi 2:27) se viveremos de acordo com o evangelho de Jesus Cristo, mas não poderemos escolher as consequências de nossas decisões.

Lembremo-nos do que aconteceu com Uzá no Velho Testamento:

“E chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e a segurou; porque os bois a deixavam pender.

Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por essa imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus” (2 Samuel 6:6–7).

Ao tentar firmar a arca, Uzá mostrou que achava que sabia mais do que o Senhor. Atualmente, enfrentamos Uzás modernos, que tentam estender a mão ou usar sua sabedoria, seus propósitos ou suas ideias para impor suas próprias leis em vez das leis de Deus. Acreditam que sabem mais do que o Senhor e procuram nos afastar dos princípios corretos dados por Ele por meio de Seus santos profetas. Eles podem tentar nos convencer a fazer apenas mudanças ou apoiar partes do evangelho que se encaixem em nosso estilo de vida ideal.

Mas o Pai Celestial nos convida a fazer mudanças em nossa vida para seguirmos o evangelho puro e eterno de Jesus Cristo. Porque, quando o fazemos, Ele pode nos abençoar.

As bênçãos de abraçar a plenitude do evangelho de Jesus Cristo

Como ilustram esse edifício e a árvore, podemos escolher respeitar os princípios do evangelho que existiam antes de nós, assim como o arquiteto do edifício escolheu respeitar a natureza que existia diante dele. Fazemos isso adaptando nossa vida ao evangelho de Jesus Cristo e não o contrário, o que pode nos levar a consequências dolorosas, como a que Uzá infelizmente vivenciou. Quando nos lembramos de que não “[compreendemos] todas as coisas que o Senhor pode compreender” (Mosias 4:9) e que Ele “compreende todas as coisas” (Alma 26:35), podemos saber que Ele nos deu mandamentos ou orientações para viver de maneira a termos felicidade, segurança e, por fim, salvação eterna (ver Doutrina e Convênios 82:8–9).

Estou plenamente convencido do poder e da sabedoria de nosso Pai Celestial e de Seu Filho, Jesus Cristo — e de que Seu poder e Suas bênçãos podem ser nossos quando obedecemos a Seus mandamentos que Eles instituíram para nosso bem. Viemos à Terra para exercer fé e obedecer ao Pai Celestial para que possamos sentir felicidade e alegria eternas e retornar a Ele.

Sei que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o verdadeiro lugar onde podemos aprender a nos tornar mais semelhantes a nosso Pai Celestial e a Seu Filho, Jesus Cristo, seguindo as orientações dos profetas modernos — pois suas orientações são dignas de fé e dadas pelo próprio Salvador para nos guiar em nossa jornada de volta a Ele.