2021
Mudanças inspiradas no trabalho missionário abençoaram minha família
Abril de 2021


Jovens adultos

Mudanças inspiradas no trabalho missionário abençoaram minha família

As mudanças na comunicação dos missionários com a família me ajudaram a compartilhar as verdades do evangelho com minha mãe.

Imagem
woman using smartphone

Sou membro da Igreja há oito anos, com meu pai e duas de minhas irmãs. Desde que me tornei membro, tenho visto as bênçãos maravilhosas que meu Pai Celestial preparou para minha vida e minha família. O evangelho abençoou imensamente minha vida e me ajudou a encontrar a felicidade que eu procurava!

Quando comecei a ler o Livro de Mórmon, a história sobre a visão de Leí da árvore da vida me tocou o coração (ver 1 Néfi 8:11). Eu me identifiquei porque também queria que toda a minha família e todos os que amo provassem do fruto da árvore e sentissem o amor de Deus na vida deles.

Por esse motivo, preparei-me para servir missão de tempo integral e fui designada para trabalhar na Missão Guatemala Cidade da Guatemala.

Durante a missão, vi muitos se tornarem pessoas melhores em virtude do evangelho. E isso enchia meu coração de alegria todos os dias. No entanto, todas as vezes que minha companheira e eu ensinávamos famílias, eu me lembrava de minha própria família, principalmente de minha mãe, que não era membro da Igreja. Em todos os dias de preparação, eu tentava incentivá-la, por meio de meus e-mails, a falar com os missionários. Orei a fim de que o Pai Celestial preparasse o coração dela para receber o evangelho.

Uma oportunidade inspirada

Eu ainda estava na missão quando houve a mudança inspirada em relação à comunicação dos missionários com a família.1 Quando ouvi a notícia pela primeira vez, o Espírito me indicou que aquela era uma oportunidade de convidar minha mãe a aprender mais sobre o evangelho. Senti muita alegria com essa mudança e com esse sentimento. Durante a semana, pedi ao Senhor que me ajudasse a saber o que Ele gostaria que eu compartilhasse com ela.

Quando o dia de preparação chegou e vi minha mãe pela tela do computador, tive a forte impressão de que deveríamos fazer uma oração. Expressei esse sentimento, e ela concordou. Durante a videochamada, expliquei a ela a mensagem principal que estava tentando transmitir como missionária: a restauração do evangelho de Jesus Cristo. Testifiquei de todo o coração que sabia que era verdade. Também a convidei a orar e perguntar a Deus sobre essas coisas para saber por si mesma. Terminamos nossa conversa com uma oração que ela fez. Ambas sentimos intensamente o Espírito que nos tocou o coração. Após o telefonema, enviei uma referência aos missionários da área dela.

Esperei ansiosamente a semana seguinte para falar com ela de novo. Assim como tínhamos feito da primeira vez, começamos nosso bate-papo por vídeo com uma oração e depois ouvi o Espírito para saber que mensagem lhe passar. Fizemos isso por várias semanas. Por fim, para minha surpresa, ela começou a receber os missionários. E notei um novo brilho em seu olhar.

O Pai Celestial pode realizar milagres por nosso intermédio

Quando voltei para casa, assisti com minha mãe às lições dos missionários. Em uma dessas ocasiões, com um sorriso no rosto, ela expressou seu desejo de fazer convênios com o Senhor. Fiquei chocada ao saber como ela recebera a resposta de que o evangelho era verdadeiro! Mais uma vez, o Espírito encheu a sala e testificou ao nosso coração que estávamos testemunhando a verdade.

E assim, poucas semanas depois de voltar para casa, presenciei um dos maiores milagres de minha missão: minha mãe entrou nas águas do batismo e fez um convênio com o Pai Celestial.

Fiquei com lágrimas nos olhos quando a vi na pia batismal. Quando a abracei depois, nós duas estávamos sentindo muitas emoções, mas principalmente o amor de Deus por nós. Ela me fitou nos olhos e disse: “Senti que Deus me abraçou e me deu as boas-vindas. Sei que Ele estava me esperando”.

O élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que às vezes o trabalho missionário pode ser feito quando você “[compreende] que a tarefa de converter as pessoas não é sua. Isso é papel do Espírito Santo. Seu papel é compartilhar o que está em seu coração e viver de modo consistente com suas crenças. (…)

Trilhem esse caminho, e Deus realizará milagres por seu intermédio para abençoar Seus preciosos filhos”.2

Ao ouvir as palavras de minha mãe, meu testemunho foi fortalecido ainda mais, e eu soube então de todo o coração que o Pai Celestial ouve nossas orações e pode nos ajudar a dividir o fruto da árvore com outras pessoas — especialmente nossa própria família.

Notas

  1. Ver “Missionaries Now Have More Options to Communicate with Families”, 15 de fevereiro de 2019, newsroom.ChurchofJesusChrist.org.

  2. Dieter F. Uchtdorf, “Obra missionária: Compartilhar o que está em seu coração”, Liahona, maio de 2019, p. 17.