2016
Lembrar-se do Salvador
Julho de 2016


Lembrar-se do Salvador

Recebemos grandes bênçãos ao lembrar-nos de Jesus Cristo tomando o sacramento.

Imagem
sacrament cup

Ilustrações: Kevin Keele

Todas as semanas, somos abençoados com a oportunidade de tomar o sacramento ao irmos à Igreja. De fato, esse é um dos principais motivos para irmos à Igreja no domingo. Mas você sabe por que o sacramento é tão importante? Há uma coisa que prometemos fazer que o torna uma das mais importantes e sagradas ordenanças da Igreja: lembrar-nos de Jesus Cristo.

Pense nisto: lembrar do Salvador é um ponto central das orações sacramentais. Nelas prometemos que vamos “recordá-lo sempre” (D&C 20:77, 79), não apenas no domingo, mas sempre. Ao lembrar-nos sempre do Salvador, nossa vida vai refletir Seus padrões e ensinamentos, e também teremos uma vigorosa e alentadora influência em nossa vida.

Como o Fato de Lembrar-se Ajudou um Rapaz

Imagem
Alma the Younger and an angel

Por exemplo, quando um anjo de Deus chamou Alma, o filho, ao arrependimento, Alma caiu por terra e não conseguiu falar nem se mexer por vários dias. Durante esse tempo, foi atormentado pela lembrança de seus pecados, mas então ele “[se lembrou] (…) de ter ouvido [seu] pai profetizar (…) sobre a vinda de um Jesus Cristo, um Filho de Deus, para expiar os pecados do mundo”. Depois, ele disse: “Ora, tendo fixado a mente nesse pensamento, clamei em meu coração: Ó Jesus, tu que és Filho de Deus, tem misericórdia de mim que estou no fel da amargura e rodeado pelas eternas correntes da morte. E então, eis que quando pensei isto, já não me lembrei de minhas dores” (Alma 36:17–19).

O simples fato de pensar em Cristo levou Alma a orar por misericórdia, e isso suspendeu sua culpa, aliviou sua dor e ajudou-o a arrepender-se. Tal como Alma, podemos entregar a vida a Cristo e sentir a alegria que advém de vivermos o evangelho. Tudo começa com nossa decisão de lembrar-nos de Jesus Cristo e do poder de Sua Expiação.

Aqui estão cinco outras bênçãos que recebemos por manter nossa promessa de sempre lembrar-nos do Salvador.

  1. Seu Espírito Estará Conosco

    Quando tomamos o sacramento no domingo, somos lembrados da promessa de que, caso nos lembremos de Cristo, guardemos Seus mandamentos e tomemos sobre nós o Seu nome, podemos ter sempre Seu Espírito conosco. Num mundo cheio de dificuldades, é fácil sermos desviados do caminho. Mas, se tivermos o Espírito Santo conosco, “pelo poder do Espírito Santo [podemos] saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5). O Espírito do Senhor pode nos guiar e nos abençoar com orientação, instrução e proteção.

  2. Ele Pode Dar-nos Força para Resistir à Tentação

    Nossa melhor e mais segura defesa contra a tentação é nossa fé em Jesus Cristo (ver Alma 37:33). Ao concentrarmos a mente em Cristo, podemos reconhecer as mentiras de Satanás e detectar suas tentativas de enganar-nos. Como Jesus Se deparou com tentações, mas jamais cedeu a elas, podemos confiar Nele quando enfrentarmos tentações. Néfi ensinou que aqueles que “se apegassem [à palavra de Deus], jamais pereceriam; nem as tentações nem os dardos inflamados do adversário poderiam dominá-los” (1 Néfi 15:24). Ao lembrar-nos do Salvador e de Seus ensinamentos, Ele pode elevar-nos e fortalecer-nos contra as tentações.

  3. Seu Exemplo Vai Guiar-nos

    Jesus não apenas nos diz para onde ir para alcançar a vida eterna, Ele vai à frente mostrando-nos o caminho. Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 14:6). Cristo é nosso exemplo perfeito. Durante Seu ministério mortal, Jesus ensinou e exemplificou o amor, a mansidão, a humildade e a compaixão. Passou Seu tempo ensinando, servindo e amando às pessoas.

    Em tudo que fez, foi obediente à vontade do Pai (ver João 5:30). Em todas as coisas, o Salvador estabeleceu o padrão de como devemos viver e nos convida a todos a seguirmos Seu exemplo.

    Se em algum momento você não souber para onde ir ou o que fazer, lembre-se do Salvador. Ele afirmou: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).

  4. Ele Pode Ajudar-nos a Servir ao Próximo

    Imagem
    Jesus Christ

    Jesus sempre colocou as necessidades dos outros acima das Dele próprio. “Andou fazendo o bem” (Atos 10:38). Curou enfermos e ajudou as pessoas a seu redor. Quando nos lembramos de Jesus, recordamos os atos de serviço abnegado que definiram Sua vida. Também lembramos que Ele nos pediu que O servíssemos servindo ao próximo. “Quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus” (Mosias 2:17).

    O Senhor vai abrir seus olhos para que veja as pessoas a seu redor que poderiam beneficiar-se de sua ajuda. Você também será guiado sobre a melhor maneira de servir a elas. Sua vida será mais feliz e plena à medida que você realizar pequenos e simples atos de serviço bondoso. O serviço ao próximo trará um sentimento de paz e alegria a sua vida.

  5. Podemos Arrepender-nos

    Todos falhamos no cumprimento dos mandamentos mesmo quando tentamos sinceramente, mas, graças à vida e missão de Jesus Cristo, há um caminho de volta.

    Ao lembrar-nos de Jesus Cristo, isso nos faz recordar a dádiva do arrependimento que nos é oferecida por meio de Sua Expiação. Jesus convida-nos a todos a arrepender-nos, e sentimos alegria ao abandonarmos o pecado e nos voltarmos a Ele. Se tivermos o sincero desejo de mudar e de guardar os mandamentos, o Senhor promete: “Aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro” (D&C 58:42).

    Ao tomar o sacramento, você se compromete a sempre se lembrar do Salvador. Quanto mais mantiver Cristo em seus pensamentos, mais Ele Se tornará o centro de sua vida e o guiará e orientará para que atinja seu pleno potencial. O fato de lembrar-se do Salvador sempre abençoará sua vida.