2015
Recentemente perdi um amigo querido. Como posso superar a dor?
Fevereiro de 2015


Perguntas e Respostas

“Recentemente perdi um amigo querido. Como posso superar a dor?”

A morte de um amigo é uma das provações mais difíceis que se pode enfrentar. É normal sentir profunda tristeza depois de uma perda assim. Você sente pesar porque gostava de seu amigo. “Juntos vivereis em amor, de modo que chorareis a perda dos que morrerem” (D&C 42:45).

Alguns dos sentimentos difíceis que podem surgir durante a fase de luto incluem a tristeza, a raiva, o cansaço, a perda de interesse por atividades e a sensação de estar sobrecarregado. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas em luto costumam sentir paz ao buscarem ao Senhor e aproximarem-se Dele e recebem Sua promessa: “Bem-aventurados são todos os que choram, porque eles serão consolados” (3 Néfi 12:4). A tristeza causa dor, mas também cura.

Ao tentar vencer os sentimentos negativos, tente concentrar-se no que for positivo. Entesoure as boas lembranças que tiver de seu amigo. Ore para sentir a paz e o consolo do Salvador. Encontre esperança no amor, na bondade e no plano de salvação do Pai Celestial.

O fato de sentir tristeza não significa falta de fé. O Presidente Thomas S. Monson falou numa conferência geral sobre a perda da esposa: “Dizer que sinto saudades dela é muito pouco para transmitir a profundidade de meus sentimentos”. Em seguida, falou de provações e concluiu: “Sabemos que há ocasiões em que sentiremos uma tristeza devastadora, em que sofreremos e nas quais poderemos ser testados até o nosso limite. Contudo, essas dificuldades permitem que mudemos e nos tornemos melhores, que reconstruamos nossa vida da maneira que o Pai Celestial nos ensina e que nos tornemos diferentes do que somos: melhores” (“Não Te Deixarei Nem Te Desampararei”, A Liahona, novembro de 2013, p. 85).

De que maneira a morte de seu amigo o inspira a ser melhor?

Aliar a Tristeza à Fé

Sentir tristeza não é algo ruim. (Mas pode tornar-se ruim se você ficar constantemente deprimido.) Aliar a tristeza à fé é a melhor maneira de ajustar-se à dificuldade de perder alguém querido. Pense em seu amigo agora, no mundo espiritual, e no que ele pode estar fazendo. Ele (ou ela) ama você e deseja sua felicidade. Se você aprender sobre o mundo espiritual, poderá aumentar sua compreensão do plano de salvação e alcançar paz, esperança e fé. Não se esqueça de orar pedindo ajuda ao Pai Celestial. O Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, sabem exatamente como você se sente e Eles o ajudarão caso você peça com sinceridade.

Mary G., 14 anos, Virgínia, EUA

Deus Ama Seu Amigo

Embora seja difícil lidar com a tristeza pela perda de alguém, o plano de salvação do Pai Celestial pode consolá-lo por meio do Espírito Santo para que um dia você possa reencontrar-se com seu amigo. E lembre-se de que a vida aqui na Terra é apenas um breve momento para sermos tentados e provados. Nosso Pai Celestial está preparando um lugar para seu amigo. Deus ama Seus filhos.

Marvin S., 16 anos, Metro Manila, Filipinas

Fique Feliz por Seu Amigo

Quando perco pessoas que amo, tento lembrar que o Pai Celestial tem um plano para elas e que posso voltar a vê-las. Podemos ficar felizes por elas por não terem mais que sofrer as aflições desta vida mortal. Sentimos tristeza por elas não estarem mais presentes fisicamente, mas podemos ansiar por estar com elas de novo.

Ariadna T., 19 anos, Cidade do México, México

Buscar Ajuda nas Escrituras

Uma boa amiga minha morreu recentemente num trágico acidente de carro. Achei consolo ao achegar-me a Cristo. Tive que adquirir um testemunho do amor de Cristo por todos nós, entender quem somos como filhos de Deus e, ainda mais importante, compreender o plano e a vontade de Deus para Seus filhos. Ao buscá-Lo por meio das escrituras, das reuniões e dos materiais da Igreja, consegui adquirir esse testemunho e sentir paz e consolo. Algo particularmente útil foi uma lição dos jovens intitulada “Como posso ser consolada quando alguém com quem me importo morrer?” Todas as escrituras, artigos e vídeos citados nessa lição são maravilhosos e mudaram minha vida.

Madilin N., 18 anos, Iowa, EUA