2014
Ama a Teu Próximo Como a Ti Mesmo
Setembro de 2014


Nossa Crença

Ama a Teu Próximo Como a Ti Mesmo

“Ao levantar-nos a cada manhã, decidamos agir com amor e bondade em relação a tudo o que nos ocorrer.” — Presidente Thomas S. Monson

Quando um doutor da lei perguntou a Jesus qual dos mandamentos era o maior, Ele poderia ter escolhido qualquer um dos muitos mandamentos do Velho Testamento, da lei mosaica ou dos Dez Mandamentos. Em vez disso, Ele resumiu todos os mandamentos nestes dois:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).

O Presidente Thomas S. Monson ensinou na última conferência geral que o cumprimento de um desses mandamentos ajuda-nos a cumprir o outro: “Não podemos amar verdadeiramente a Deus se não amarmos nossos companheiros de viagem nesta jornada da mortalidade. Da mesma forma, não podemos amar plenamente nossos semelhantes se não amarmos a Deus, o Pai de todos nós. (…) Somos todos filhos espirituais de nosso Pai Celestial e, portanto, irmãos e irmãs. Se tivermos isso em mente, será mais fácil amar todos os filhos de Deus” (“Amor: A Essência do Evangelho”, A Liahona, maio de 2014, p. 91).

O desenvolvimento da caridade — um amor semelhante ao de Cristo pelas pessoas — vai melhorar nossos relacionamentos, ajudar-nos a servir com disposição e qualificar-nos para a vida eterna (ver Morôni 10:21). A caridade é um dom espiritual pelo qual podemos orar e que devemos aplicar em nossa vida. Ela é concedida “a todos os que são verdadeiros seguidores de (…) Jesus Cristo” (Morôni 7:48). Ela é o “caminho mais excelente” (I Coríntios 12:31) mencionado pelo Apóstolo Paulo, que inclui a bondade, a paciência, a humildade, a mansidão, a esperança e a generosidade (ver I Coríntios 13).

A vida é o laboratório perfeito para o desenvolvimento da caridade. O ensinamento do Salvador denominado a Regra de Ouro pode guiar nossas ações: “Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também” (Mateus 7:12). Todos somos imperfeitos, mas todos desejamos ser tratados com bondade, a despeito de nossas falhas.