2007
Perguntas e Respostas
Outubro de 2007


Perguntas e Respostas

“Certo dia li, em 1 Néfi 7:12, que o Senhor é capaz de fazer todas as coisas para nós, se exercermos fé Nele. Como faço para exercer fé em Cristo?”

  • Exercer fé em Cristo significa acreditar e confiar Nele.

  • Fé é o poder para manifestar Sua vontade em nossa vida.

  • A fé, um dom de Deus, vem quando você age em retidão.

  • Sugerimos a leitura de três capítulos importantes que tratam sobre a fé: Hebreus 11, Éter 12 e Morôni 7.

A Liahona

Fé é acreditar e confiar no Senhor. Sua fé Nele é o poder que o levará a obedecer ao Seu evangelho, e sua obediência o ajudará a ter mais fé, que é um dom de Deus.

Como lemos nas escrituras, se você tiver fé no Senhor, Ele pode fazer todas as coisas para você, como curá-lo, perdoar-lhe, confortá-lo e convertê-lo. Mas ter fé não significa dizer a Deus o que fazer. Significa confiar Nele e entender que todas as bênçãos vêm “segundo sua vontade” (1 Néfi 7:12) e “em seu próprio tempo e a seu próprio modo” (D&C 88:68). Por exemplo, você pode não receber uma resposta imediata a suas orações. Mas sua fé lhe dá a certeza de que o Pai Celestial ouve suas orações e irá respondê-las no momento certo.

Para desenvolver e exercer sua fé, (1) aprenda a palavra de Deus, seja pelo estudo das escrituras, seja ouvindo aqueles que têm autoridade para ensiná-la (ver Romanos 10:17). Conhecer a palavra de Deus vai ajudá-lo a ver que Deus sempre cumpre Suas promessas.

(2) Aja de acordo com o que aprende ou, como Alma ensina, ponha à prova a palavra. A palavra de Deus é como uma semente. Se for boa, dilatará sua alma, iluminará seu entendimento e começará a ser-lhe deliciosa (ver Alma 32:28). Esta é a confirmação espiritual de que a palavra é verdadeira, o que edificará sua fé.

(3) Obedeça aos mandamentos. Sua retidão fará com que o dom da fé se desenvolva em sua vida. Demonstre que acredita em Jesus Cristo seguindo Seu exemplo e Seus ensinamentos. Faça o que Ele lhe pedir por meio das escrituras, dos ensinamentos dos profetas vivos e dos sussurros do Espírito Santo. Por exemplo: você aceitou o convite do Presidente Gordon B. Hinckley de ler o Livro de Mórmon até o final de 2005? Aqueles que o fizeram agiram com fé e receberam as bênçãos prometidas. (É claro que, se você não terminou a leitura do Livro de Mórmon naquela época, ainda pode fazê-lo!)

Embora muitos passem pela vida sem acreditar no Senhor, eles nunca herdarão a vida eterna sem fé Nele. Somente por meio do evangelho de Jesus Cristo — sendo a fé Nele o primeiro princípio—podem desfrutar da “vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus” (D&C 14:7).

Leitores

Creio que nossa devoção a Cristo e ao Seu evangelho é a melhor maneira de demonstrar nosso amor por Ele e nossa fé Nele. Quando vivemos Seus princípios e padrões e andamos firmemente no caminho que Ele nos mostra, estamos prestando testemunho não só a Ele, mas também aos outros com quem convivemos. Testificamos de nossa gratidão por Seu sacrifício por nós e também pela Restauração do evangelho.

Jan V., 17 anos, Morávia, República Tcheca

Ter fé em Cristo significa acreditar Nele completamente e estar convicto em sua mente e coração de que Ele vive e é nosso Salvador. Precisamos depositar nossa confiança em Cristo porque Ele sabe como nos ajudar a superar as dificuldades que encontramos na vida. Nossa falta de fé Nele gera em nós a preocupação por nossa espiritualidade e leva-nos a duvidar das promessas de Deus. Centralizar minha vida no Salvador ajuda-me a continuar firme no evangelho, a controlar meus temores e a superar obstáculos.

Natalia N., 19 anos, Chimborazo, Equador

Podemos exercer fé permitindo que o Senhor guie nossa vida. Confiando em Deus, seguindo-O e esforçando-nos arduamente para cumprir os mandamentos, exercemos fé Nele. Submetendo nossa vontade à Dele, testemunharemos grandes milagres em nossa vida e na vida daqueles ao nosso redor.

Dimitriy Z., 21, Donetsk, Ucrânia

Quando cremos na ajuda e no poder do Senhor, podemos ir em frente, tendo confiança Nele. Nossa obediência aos mandamentos demonstra que temos fé Nele. Eu sei, de todo o coração, que Ele deseja dar-nos bênçãos grandiosas, e que a fé e a obediência são essenciais para obtê-las.

Marco C., 18, Liguria, Itália

Se nós conhecemos o evangelho e temos fé em sua veracidade, precisamos vivê-lo para receber as bênçãos. A fé sem obras é morta. Se há fé com obras, então a fé se torna cada vez mais forte. Em 1 Néfi 7:12, somos lembrados de que precisamos ser fiéis a Deus. Ser fiel é o primeiro passo para desenvolver a fé.

Otgonchimeg B., 15, Töv, Mongólia

Nós podemos exercer fé em Jesus Cristo confiando e acreditando totalmente em Sua onisciência e onipotência. Uma boa maneira de fazer isso é pagando o dízimo, pois assim, mostramos nosso desejo de abrir mão das coisas materiais para receber as grandes bênçãos prometidas.

Samantha L., 15, Zamboanga del Sur, Filipinas

Exerça fé em Cristo pela obediência. A fé sem obras é morta. Ao obedecer, mesmo quando não sabemos o porquê, demonstramos que cremos e temos fé Nele. A obediência aos mandamentos mostra que cremos e temos fé no que Ele nos diz para fazer. A oração e o estudo das escrituras diariamente fortalecem meu relacionamento com o Pai Celestial, aumentando minha fé Nele. Da mesma forma, você deve esperar respostas para suas orações. Ore pedindo ajuda para obter fé.

Meghan S., 18 Missouri, EUA

Há muitas maneiras de exercer fé em Deus, como: ler as escrituras e orar diariamente, santificar o Dia do Senhor, pagar o dízimo e as ofertas de jejum, servir aos outros e ter o desejo de cumprir os mandamentos.

Seng S. 18, Battambang, Camboja

Exercemos fé em Cristo ao freqüentar a Igreja, orar, estudar as escrituras, aceitar e magnificar nossos chamados, arrepender-nos de nossos pecados e tomar o sacramento.

Adam N., 18, Georgia, EUA

As respostas são auxílios e pontos de vista, e não declarações de doutrina da Igreja.

Imagem

“Toda vez que você provar sua fé, ou seja, agir retamente seguindo uma inspiração, você receberá a evidência confirmadora do Espírito. Esses sentimentos fortificarão sua fé. À medida que você repetir esse padrão, sua fé se tornará mais forte… Com a prática constante, a fé se tornará uma força vibrante, poderosa, motivadora e inspiradora em sua vida.”

Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, “O Poder Alentador da Fé nos Momentos de Incerteza e Provação”, A Liahona, maio de 2003, p. 75.