Conferência Geral
A Nossa Meta é a Conversão
Conferência geral de abril de 2022


A Nossa Meta é a Conversão

Não há substituto para o tempo que passam na leitura das escrituras e a ouvir o Espírito Santo a falar diretamente convosco.

Já há cerca de três anos que estamos juntos numa viagem como membros da Igreja do Senhor. Estávamos em outubro de 2018, quando a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos nos convidaram a conhecer Jesus Cristo, estudando as escrituras de uma forma nova e inspiradora, com o recurso do Vem, e Segue-Me como o nosso guia.

Em qualquer viagem, é bom parar ocasionalmente para avaliar o nosso progresso e nos certificarmos de que ainda estamos a avançar rumo à nossa meta.

A Nossa Meta é a Conversão

Considerem esta declaração profunda da introdução ao Vem, e Segue-Me:

“O objetivo de [toda a aprendizagem] e ensino do evangelho é fortalecer [a] nossa conversão ao Pai Celestial e a Jesus Cristo (…).

O tipo de [aprendizagem] do evangelho que fortalece [a] nossa fé e conduz [a uma] mudança milagrosa não acontece de uma só uma vez. Isto envolve ir para além da sala de aula até ao coração de um indivíduo e de um lar. Exige um esforço consistente e diário para entender e viver o evangelho. A aprendizagem do evangelho que leva à verdadeira conversão exige a influência do Espírito Santo”.1

Este é o milagre que procuramos alcançar — quando alguém tem uma experiência com as escrituras2 e essa experiência é abençoada pela influência do Espírito Santo. Tais experiências são alicerces preciosos para a nossa conversão ao Salvador. E tal como o Presidente Russell M. Nelson nos recordou recentemente, os alicerces espirituais devem ser constantemente reforçados.3 A conversão duradoura é um processo para toda a vida.4 A nossa meta é a conversão.

Para uma maior eficácia, a vossa experiência com as escrituras deve ser pessoal.5 Ler ou ouvir sobre as experiências e ideias de outra pessoa pode ser útil, mas não nos traz o mesmo poder de conversão. Não há substituto para o tempo que passam na leitura das escrituras e a ouvir o Espírito Santo a falar diretamente convosco.

O que é que o Espírito Santo me Está a Ensinar?

Todas as semanas, quando abro o meu manual do Vem, e Segue-me , escrevo esta pergunta no topo da página: “O que é que o Espírito Santo me está a ensinar esta semana ao ler estes capítulos”?

À medida que estudo as escrituras, pondero, repetidamente, nesta questão. Sem exceção, as impressões espirituais vêm, e eu tomo nota delas no meu manual.

Como é que eu posso saber quando o Espírito me está a ensinar? Bem, geralmente acontece de forma ligeira e simples. Por vezes, uma passagem de escritura parece saltar da página atraindo a minha atenção. Outras vezes, sinto que a minha mente está iluminada com uma compreensão mais ampla de um princípio do evangelho. Também sinto a influência do Espírito Santo quando a minha esposa, Anne Marie e eu, falamos sobre o que estamos a ler. A sua perspetiva convida sempre o Espírito.

O Profeta e a Páscoa

Este ano estamos a estudar as escrituras sagradas do Velho Testamento — que enchem as nossas almas de luz. Ao ler o Velho Testamento, sinto-me como se estivesse a passar tempo com guias de confiança: Adão, Eva, Enoque, Noé, Abraão, e tantos outros.

Esta semana, enquanto estudávamos os capítulos 7-13 de Êxodo, aprendemos como o Senhor libertou os filhos de Israel de séculos de cativeiro no Egipto. Lemos acerca de nove pragas — nove manifestações impressionantes do poder de Deus — que o Faraó testemunhou sem enternecer o seu coração.

Então o Senhor contou ao Seu profeta, Moisés, sobre uma décima praga — e o modo como cada família em Israel se podia preparar para ela. Como parte de um ritual a que chamariam de Páscoa, os israelitas deveriam sacrificar um cordeiro macho, sem mancha. Depois, deveriam marcar as ombreiras das portas das suas casas com o sangue do cordeiro. O Senhor prometeu que todas as casas que fossem marcadas com o sangue seriam protegidas da terrível praga que estava prestes a chegar.

As escrituras dizem: “E os filhos de Israel (…) fizeram como o Senhor (…) ordenou a Moisés” (Êxodo 12:28). Há algo de muito poderoso nesta simples declaração de obediência.

Visto que os filhos de Israel seguiram o conselho de Moisés e agiram com fé, estes foram salvos da peste e, com o tempo, foram libertados do seu cativeiro.

Então, o que é que o Espírito Santo me ensinou nestes capítulos, esta semana?

Eis alguns pensamentos que me vieram à mente:

  • O Senhor trabalha através do Seu profeta para proteger e salvar o Seu povo.

  • A fé e a humildade de seguir o profeta precederam o milagre da proteção e da libertação.

  • O sangue, na ombreira da porta, era um sinal exterior de fé interior em Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

O Profeta e as Promessas do Senhor

Estou impressionado com o paralelismo entre a forma como o Senhor abençoou o Seu povo neste relato do Velho Testamento e a forma como Ele também abençoa atualmente o Seu povo.

Quando o profeta vivo do Senhor, o Presidente Nelson, nos apresentou o Vem, e Segue-me como forma de estudar as escrituras, ele convidou-nos a transformar os nossos lares em santuários de fé e centros de aprendizagem do evangelho.

Depois prometeu quatro bênçãos específicas:

  1. Os vossos dias do Senhor serão deleitosos,

  2. Os vossos filhos terão entusiasmo em aprender e em viver os ensinamentos do Salvador,

  3. A influência do adversário na vossa vida e no vosso lar irá diminuir e

  4. Estas mudanças na vossa família serão dramáticas e sustentáveis.6

Infelizmente, não temos nenhum registo do diário daqueles que viveram a Páscoa com Moisés, no Egipto. No entanto, temos muitos testemunhos atuais de Santos que, com uma fé igual, seguem os conselhos do Presidente Nelson e recebem as bênçãos prometidas.

Eis alguns desses testemunhos:

A mãe de uma jovem família disse: “No nosso lar, falamos de Cristo e regozijamo-nos em Cristo. Para mim esta é a maior bênção — que os meus filhos cresçam com estas conversas sobre o evangelho no lar que os aproximam do Salvador”.7

Um irmão mais velho chamou ao seu estudo das escrituras através do Vem, e Segue-Me “um canal cheio de luz divina que nos ajuda a ver a doutrina do evangelho que é necessária para o nosso bem-estar espiritual”.8

Uma jovem esposa descreveu as bênçãos no seu casamento: “Pude conhecer mais profundamente o coração do meu marido, e abrir-lhe mais o meu coração à medida que vamos estudando juntos”.9

A mãe de uma grande família notou como os seus esforços para ensinar a família mudaram. Ela mencionou “Olhando para trás, era como se eu estivesse a tocar piano com luvas de neve calçadas. Estava a passar pelos andamentos, mas a música não estava muito bem. Agora as luvas saíram, e embora a minha música ainda não seja perfeita, ouço a diferença. O Vem, e Segue-Me deu-me visão, capacidade, objetivo e propósito”.10

Um jovem marido disse: “As minhas prioridades em casa tornaram-se mais claras desde que fiz do Vem, e Segue-Me uma parte regular das minhas manhãs. Estudar leva-me a pensar mais nas coisas de maior importância, como o templo, a relação com a minha mulher e o meu chamado. Sou grato por o meu lar ser um santuário onde Deus está em primeiro lugar”.11

Uma irmã partilhou: “As minhas experiências diárias com o Vem, e Segue-Me são raramente dignas de nota, mas com o tempo posso aperceber-me de como estou a ser mudada pelo estudo constante e focalizado das escrituras. Este tipo de estudo torna-me mais humilde, ensina-me, e muda-me pouco a pouco”.12

Um ex-missionário relatou: “O programa Vem, e Segue-Me, aproximou-me do nível de estudo das escrituras que fiz na minha missão, e consegui passar de uma mentalidade de lista de verificação de estudo das Escrituras para sessões verdadeiramente enriquecedoras de conhecimento acerca de Deus”.13

Um irmão disse: “Sinto que o Espírito Santo entrou mais na minha vida e sinto a revelação de Deus a orientar-me na tomada de decisões. Tenho conversas mais profundas a respeito da beleza da doutrina simples de Cristo e da Sua Expiação”.14

Uma criança de sete anos de idade partilhou: “Vou ser batizada em breve, e o Vem, e Segue-me está a preparar-me. A minha família e eu falamos de batismo, e agora já não me sinto nervoso por ser batizado. O Vem, e Segue-Me ajuda o Espírito Santo a entrar no meu coração, e sinto um calor no peito quando leio as escrituras”.15

E finalmente, uma mãe de várias crianças disse: “Ao estudarmos a palavra de Deus, Ele ajudou a nossa família a passar da preocupação ao poder; do julgamento e desafio à libertação; da contenda e crítica ao amor e à paz; e da influência do adversário à influência de Deus”.16

Estes, e muitos outros fiéis seguidores de Cristo, colocaram simbolicamente o sangue do Cordeiro de Deus nas ombreiras das suas portas de entrada. Eles estão a demonstrar o seu compromisso interior de seguir o Salvador. A fé precede os milagres. É o milagre de se ter uma experiência com as escrituras e dessa experiência ser abençoada pela influência do Espírito Santo.

Quando estudamos as escrituras, não há fome espiritual na Terra. Tal como Néfi disse: “E todos os que dessem ouvidos à palavra de Deus e a ela se apegassem, jamais pereceriam; nem as tentações nem os dardos inflamados do adversário poderiam dominá-los até a cegueira, para levá-los à destruição” (1 Néfi 15:24).

Nos tempos antigos, à medida que os filhos de Israel seguiam a orientação do Senhor, dada através do profeta Moisés, eram abençoados com segurança e liberdade. Hoje, ao seguirmos a orientação do Senhor dada através do nosso profeta vivo, o Presidente Nelson, somos igualmente abençoados com a conversão do nosso coração e a proteção do nosso lar.

Testifico que Jesus Cristo vive. Esta é a Sua Igreja, restaurada na Terra através do Profeta Joseph Smith. O Presidente Russell M. Nelson é o profeta do Senhor hoje em dia. Eu amo-o e apoio-o. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022, vii.

  2. “Cada um de nós é responsável pelo nosso próprio crescimento espiritual” (Russell M. Nelson, “Considerações Iniciais”, Conferência Geral, out. de 2018).

  3. Ver Russell M. Nelson, “O Templo e o Vosso Alicerce Espiritual”, Conferência Geral, out. de 2021.

  4. Esta é uma importante razão pela qual o Presidente Nelson nos pediu que “[reservemos] tempo para o Senhor! Tornem o vosso próprio alicerce espiritual firme e capaz de resistir ao teste do tempo, fazendo as coisas que permitem que o Espírito Santo esteja sempre convosco” (“Reservar Tempo para o Senhor”, Conferência Geral, out. de 2021).

  5. Independentemente do que os outros possam dizer ou fazer, ninguém jamais vos pode tirar um testemunho que é prestado no vosso coração e na vossa mente sobre o que é verdade” (Russell M. Nelson, “Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Conferência Geral, abr. de 2018)

  6. Ver Russell M. Nelson, “Tornar-se Um Santo dos Últimos Dias Exemplar”, Conferência Geral, out. de 2018. O Presidente Nelson repetiu este convite em abril passado: “O vosso compromisso de fazer do vosso lar o principal santuário da fé nunca deve cessar. À medida que a fé e a santidade vão diminuindo neste mundo decaído, a vossa necessidade de lugares santos irá aumentar. Exorto-vos a continuar a fazer do vosso lar um lugar verdadeiramente santo ‘e não sejais movidos’ [Doutrina e Convénios 87:8; ênfase acrescentada] da vossa meta essencial” (“O Que Estamos a Aprender e Esperamos Nunca Vir a Esquecer”, Conferência Geral, abr. de 2021).

  7. Correspondência pessoal; ver também 2 Néfi 25:26.

  8. Correspondência pessoal.

  9. Correspondência pessoal.

  10. Correspondência pessoal.

  11. Correspondência pessoal.

  12. Correspondência pessoal.

  13. Correspondência pessoal.

  14. Correspondência pessoal.

  15. Correspondência pessoal.

  16. Correspondência pessoal.