Conferência Geral
Ensinar Autossuficiência a Crianças e Jovens
Conferência geral de abril de 2022


Ensinar Autossuficiência a Crianças e Jovens

Sigamos o nosso Salvador Jesus Cristo e o Seu evangelho, tornando-nos autossuficientes ao longo da nossa vida e ensinando isto às nossas crianças e jovens.

Falarei sobre a autossuficiência e como esta pode ser ensinada às crianças e aos jovens. A autossuficiência pode ser percecionada como sendo um assunto para adultos. Aprendi que a melhor forma dos adultos estarem no caminho da autossuficiência é se tiverem aprendido o evangelho de Jesus Cristo e praticado a Sua doutrina e princípios, desde a infância e como jovens, no lar.

A melhor ilustração é um grande exemplo da vida real. Wilfried Vanie, os seus sete irmãos e a sua mãe filiaram-se à Igreja em Abidjan, Costa do Marfim, quando ele tinha seis anos. Ele foi batizado aos oito anos. O seu pai, que era o principal provedor da família, morreu quando o Wilfried tinha onze anos.

Embora entristecido com a situação familiar, Wilfried decidiu continuar na escola, com o incentivo da sua mãe e com o apoio da Igreja. Ele terminou o ensino secundário e serviu missão de tempo integral na Missão Cape Coast Gana, onde aprendeu inglês. Depois da missão, foi para a universidade e licenciou-se em contabilidade e finanças. Embora fosse difícil conseguir emprego nesta área, encontrou um trabalho no setor do turismo e da hotelaria.

Começou como empregado de mesa num hotel de cinco estrelas, mas a sua paixão por ser melhor levou-o a aprender mais até se tornar rececionista bilingue. Quando abriu um novo hotel, ele foi contratado como auditor noturno. Mais tarde, matriculou-se no BYU–Pathway Worldwide e, atualmente, está a tirar um curso para obter um diploma em gestão hoteleira e turismo. Deseja, um dia, tornar-se gerente dum hotel de luxo. O Wilfried pode sustentar a sua companheira eterna e os seus dois filhos, para além de ajudar a sua mãe e os seus irmãos. Atualmente, serve na Igreja como membro do sumo conselho da estaca.

Define-se autossuficiência como a “capacidade, o compromisso e o esforço de satisfazer as necessidades espirituais e materiais da vida para si próprio e [para a sua] família”.1 Esforçarmo-nos para ser autossuficientes faz parte do nosso trabalho ao longo do caminho do convénio que nos leva de volta ao Pai Celestial e ao Seu Filho, Jesus Cristo. Isto irá fortalecer a nossa fé em Jesus Cristo e ligar-nos alegremente a Ele, através dos convénios e ordenanças de salvação e exaltação. A autossuficiência é uma doutrina do evangelho de Jesus Cristo, e não um programa. É um processo que dura uma vida inteira e não um evento isolado.

Tornamo-nos autossuficientes, ao longo da vida, à medida que crescemos em força espiritual, melhoramos a saúde física e emocional, procuramos obter formação académica e um emprego, e nos preparamos materialmente.2 Será que esta tarefa alguma vez termina durante a nossa vida? Não, é um processo vitalício de aprendizagem, crescimento e trabalho. Nunca acaba; é um processo contínuo e diário.

Como é que podemos ensinar a doutrina e os princípios da autossuficiência às nossas crianças e jovens? Uma forma importante é a aplicação regular dos princípios do programa para Crianças e Jovens. Pais e filhos aprendem o evangelho de Jesus Cristo, participam no serviço e atividades, e trabalham juntos nas quatro áreas de desenvolvimento pessoal que são únicas para cada criança. Já não é prescrito o mesmo programa para todos.

O Desenvolvimento Pessoal: Guia para Crianças diz: “Quando Jesus tinha a [tua] idade, Ele aprendeu e desenvolveu-[Se]. [Tu estás a aprender e a desenvolver-te] também. Dizem as escrituras: ‘E crescia Jesus em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens’ (Lucas 2:52)”.3 Esta escritura refere-se ao crescimento e à aprendizagem no aspeto espiritual, em graça para com Deus; no aspeto social, em graça para com os homens; no aspeto físico, em estatura; e no aspeto intelectual, em sabedoria. Estas áreas de desenvolvimento aplicam-se a todos nós, independentemente da nossa idade. E quando é que as ensinamos? Em Deuteronómio 6:6-7 lemos:

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

E as ensinarás [aos] teus filhos, e delas falarás assentado [na] tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”.

Ensinamos estas coisas às crianças através do nosso bom exemplo, ao trabalharmos e servirmos com elas, ao estudarmos as escrituras e ao seguirmos os ensinamentos de Jesus Cristo, tal como ensinados pelos profetas.

Já mencionei que no programa para Crianças e Jovens, as crianças escolhem metas diferentes em cada uma das quatro áreas de desenvolvimento. É importante que elas criem as suas próprias metas em cada área. Os pais e os líderes podem ensinar, aconselhar e apoiar.

Por exemplo, a nossa neta Miranda está muito motivada para crescer espiritualmente ao participar das aulas de seminário diário, logo pela manhã. Ela ficou interessada ao ouvir comentários positivos de outros alunos do seminário da sua ala. A mãe não tem de a acordar para assistir à aula. Por si própria, acorda e liga-se por videoconferência, à hora marcada, que é às 6h20 da manhã, porque desenvolveu bons hábitos que a ajudam a fazê-lo. Os meus pais disseram-me, recentemente, que a Miranda agora fala mais quando os visita, pois cresceu em autoconfiança. Estas são lições para a vida e de crescimento com resultados visíveis.

Pais, avós, líderes e amigos auxiliam no crescimento e no desenvolvimento das crianças. Irmãos e irmãs ministradores totalmente comprometidos, juntamente com os líderes do sacerdócio e das organizações da ala, oferecem apoio. “A Família: Proclamação ao Mundo” diz: “Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades [dos] seus familiares e de protegê-los. A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos. Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais. Outros parentes devem oferecer ajuda quando necessário”.4 Esta última linha refere-se aos avós, entre outros.

Enquanto servimos na África Ocidental, a minha esposa, Nuria, tem feito um trabalho notável para ministrar e permanecer ligada à nossa família e netos do outro lado do oceano. Ela faz isto através da tecnologia. Ela lê livros para os netos mais novos. Ela ensina as netas mais velhas tópicos como a história da nossa família, ciências, a história de Porto Rico, as Regras de Fé e o evangelho de Jesus Cristo. Hoje em dia, as distâncias não nos limitam no que diz respeito a estabelecer ligações, a pertencer, a ministrar e a ensinar a nova geração da nossa família. Também me junto à Nuria, quando posso, para ensinar os nossos preciosos netos, para os amar, mimar e fazê-los rir.

Prestem atenção às semelhanças inspiradas entre o programa para Crianças e Jovens e o processo da autossuficiência. As quatro áreas de desenvolvimento são muito semelhantes em ambos os casos. A força espiritual na autossuficiência relaciona-se com a área espiritual no Crianças e Jovens. A saúde física e emocional na autossuficiência está ligada à área física e social no Crianças e Jovens. Formação académica, emprego e preparação material na autossuficiência são semelhantes à área intelectual no programa para Crianças e Jovens.

Para encerrar, sigamos o nosso Salvador Jesus Cristo e o Seu evangelho, tornando-nos autossuficientes ao longo da nossa vida e ensinando isto às nossas crianças e jovens. A melhor forma de o conseguirmos é:

  1. Sendo bons exemplos no serviço ao próximo,

  2. Vivendo e ensinando a doutrina e os princípios da autossuficiência, e

  3. Obedecendo ao mandamento de desenvolver a autossuficiência como parte do evangelho de Jesus Cristo.

Doutrina e Convénios 104:15-16 diz:

“É meu propósito suprir [aos] meus santos, pois todas as coisas são minhas.

Mas é necessário que seja feito [ao] meu modo; e eis que este é o modo que eu, o Senhor, decretei para suprir [os] meus santos, para que os pobres sejam aumentados naquilo que os ricos são diminuídos”.

Esta é a Igreja de Jesus Cristo. O Seu evangelho abençoa as famílias aqui na Terra e por toda a eternidade. E guia a nossa vida ao nos esforçarmos para nos tornarmos famílias eternas. Eu sei que isto é verdade. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Manual Geral: Servir [n’]A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 22.0, ChurchofJesusChrist.org.

  2. Ver Manual Geral, 22.1.

  3. Desenvolvimento Pessoal: Guia para Crianças (2019), p. 4.

  4. A Família: Proclamação ao Mundo”, ChurchofJesusChrist.org.