1990–1999
Examinai as Escrituras
April 1993


Examinai as Escrituras

O padrão é o mesmo para indivíduos e para nações. Sem ler as escrituras eles deixam de conhecer o Salvador.

Ao deixarmos nosso lar celestial para a viagem através da mortalidade, recebemos instruções e direções divinas que nos ajudariam a voltar em segurança para o Pai Celestial. Tais conselhos nos foram comunicados claramente, a fim de nos prepararmos para as experiências terrenas.

Nosso Pai Celestial continua a comunicar-se conosco por meio de revelações, que são comunicações divinas. Elas podem vir até nós, pessoalmente, ou pela voz dos servos escolhidos do Senhor, os profetas, videntes e reveladores. As revelações recebidas pelos profetas nos são dadas em forma de escritura ou pela voz dos profetas vivos. Assim sendo, as escrituras se tornam um mapa, um conjunto de instruções divinas que nos ajudarão na jornada pela mortalidade e na viagem de volta ao lar. Assim como um mapa fechado, as escrituras, se não examinadas, são de pouco valor para indicar-nos a direção.

Estamos estudando diariamente as instruções divinas? Quando foi a última vez que verificamos nossa bússola celestial, para nos certificar que ainda estamos na rota correta? A estrada para o reino celestial tem mão única. Quando deixamos de estudar as escrituras, podemos encontrar-nos na contramão de uma rodovia de mão única.

Escrituras

O Salvador nos deu um conceito muito claro do que são as escrituras. Falando dos primeiros élderes desta dispensação, ele disse: “E tudo que falarem, quando sob a inspiração do Espírito Santo, será escritura, será a vontade do Senhor”. (D&C 68:4.)

As escrituras revelam a vontade divina do Senhor, em nosso benefício. Todos nós devemos ter um desejo ardente de estudar as escrituras diligente e diariamente para conhecer a vontade do Senhor. Para alguns será necessário desenvolver disciplina, a fim de estudar as escrituras diariamente.

Sentimentos

Como nos sentimos a respeito das escrituras? Temos o mesmo amor às escrituras que foi expresso por Néfi quando disse: “Porque minha alma se deleita nas escrituras, e meu coração medita sobre elas…

Eis que minha alma se deleita nas coisas do Senhor, e meu coração medita continuamente sobre as coisas que vi e ouvi”. (2 Néfi 4:15–16.)

Devemos mostrar grande respeito e reverência por essas revelações sagradas. Devemos ser gratos àqueles que registraram e preservaram estas revelações para nossa consulta.

Jacó, um dos quatro principais escritores do Livro de Mórmon, mostrou preocupação ao perceber que poderia registrar somente uma pequena parte de suas palavras nas placas. Ele menciona que estaria limitado em seus registros “devido à dificuldade em gravá-las sobre as placas”. (Jacó 4:1.) Apesar das dificuldades do trabalho, Jacó sentiu que seria importante usar parte das placas para expressar seus ternos sentimentos em relação a como esperava que recebêssemos as palavras. Ele disse: “E trabalhamos diligentemente para gravar estas palavras sobre placas, na esperança de que nossos queridos irmãos e nossos filhos as recebam com corações agradecidos e, olhando-as, possam aprender com alegria, e não com tristeza nem com desdém”. (Jacó 4:3.)

Alguns sofreram a morte para que tivéssemos as escrituras hoje. Historicamente, as escrituras da Bíblia estavam reservadas para os clérigos, e a sua leitura por outras pessoas era delatada. Por vezes, as leis até proibiam a leitura pública ou particular das escrituras. Que bênção maravilhosa temos hoje, não somente de possuir a mais completa coleção de escrituras da história, mas também de termos liberdade de examiná-las e usá-las.

Propósito

Um dos propósitos mais sagrados pelos quais as escrituras foram escritas é a de possibilitar a todos o conhecimento do Cristo. As escrituras ensinam e testificam de Jesus Cristo. Elas nos ensinam muito do que devemos saber e fazer para voltar à presença do Salvador. João foi específico ao estabelecer o propósito das escrituras, quando disse: “(Estas coisas), porém, foram escritas para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”. (João 20:31.)

Néfi prestou testemunho da razão pela qual ele registrara as revelações, quando disse: “E eu, Néfi, escrevi estas coisas para meu povo, para ver se conseguia persuadi-lo a lembrar-se do Senhor seu Redentor”. (1 Néfi 19:18.)

Importância

As escrituras devem ser da maior importância em nossa vida. Nossa sobrevivência espiritual durante os estresses de nossa sociedade e nas tentações de nossos dias depende grandemente da força que recebemos ao examinar as escrituras e ouvir as palavras dos profetas, videntes e reveladores.

Povos, assim como nações, perecem sem escrituras. As escrituras são o alimento espiritual de nosso espírito, o que é tão importante quanto o alimento físico para o nosso corpo. Era tão importante para Léhi ter as escrituras e registros que estavam gravados nas placas de latão, que o Senhor ordenou a Néfi que matasse Labão a fim de obtê-los. O Senhor sabia de sua importância para a alimentação espiritual de Léhi e seus descendentes. Ele explicou: “Melhor é que morra um homem do que deixar que uma nação degenere e pereça em incredulidade”. (1 Néfi 4:13.)

Em contraste, os mulequitas, que migraram para o continente americano logo depois que Léhi e sua família deixaram Jerusalém, não trouxeram quaisquer escrituras ou registros sagrados. Omni registra as condições de uma nação sem escrituras: “Haviam tido muitas guerras e sérias contendas, e, de quando em quando, haviam perecido pela espada. Seu idioma havia-se corrompido, não haviam trazido nenhum registro consigo, negavam a existência de seu Criador”. (Omni 1:17.)

Ainda mais séria do que suas contendas e guerras contínuas, e da corrupção de seu idioma, era a tragédia de não conhecerem o Salvador. O padrão é o mesmo para indivíduos e para nações. Sem examinar as escrituras, eles deixam de conhecer o Salvador.

Estudar

O Salvador aconselhou-nos quanto à maneira de estudar as escrituras. Ele disse: “E agora, todo aquele que ler, que entenda: e quem tiver as escrituras, esquadrinhe-as”. (3 Néfi 10:14.) O Profeta Joseph Smith aconselhou:

“Examinai as Escrituras – Examinai as Revelações… e pedi ao Pai Celestial, em nome de seu Filho, Jesus Cristo, que vos manifeste a verdade, e se o fizerdes com os olhos fitos na sua glória, nada duvidando, ele vos responderá pelo poder do seu Santo Espírito. Assim, sabereis por vós mesmos e não por intermédio de outros. Não dependereis mais do homem para conhecer a Deus, nem haverá lugar para especulações.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pp. 13-14.) Não é suficiente ler as escrituras. Leitura esporádica resulta em retenção reduzida. Devemos estudar pontos específicos. Devemos buscar a verdade e uma compreensão crescente de sua aplicação em nossa vida.

Para que sejamos sábios no estudo das escrituras, devemos preparar-nos para que ele seja uma experiência espiritual especial. Estas sugestões podem ser proveitosas:

  1. Horário

    Determine um horário para estudar as escrituras diariamente. O estudo das escrituras é uma parte tão essencial do desenvolvimento espiritual que deve ter prioridade em nossa agenda diária. Nosso espírito nunca deve ser privado dessa força espiritual tão necessária que advém do estudo das escrituras. Sem este alimento espiritual nosso espírito se torna faminto e fraco, suscetível às tentações.

    O Presidente Kimball ensinou o princípio de que “Nenhum pai, nenhum filho, nenhuma mãe, nenhuma filha, deve estar tão ocupado ou ocupada que não tenha tempo de estudar as escrituras e as palavras dos profetas modernos”. (Ensign, maio de 1976, p. 47.)

  2. Oração

    Devemos iniciar e terminar cada sessão de estudo com uma oração. Devemos convidar o Espírito para nos ensinar. Néfi ensinou que: “Os mistérios de Deus… serão mostrados pelo poder do Espírito Santo”. (1 Néfi 10:19.)

  3. Exame

    Examinar é procurar, pesquisar, explorar cuidadosamente. Ao estudarmos, devemos fazê-lo com propósito, buscando conceitos específicos, buscando pontos específicos e uma expansão da visão da verdade eterna. Devemos procurar princípios, doutrinas, respostas a perguntas e soluções para problemas. Devemos procurar paralelos doutrinários e possíveis significados ocultos daquilo que foi registrado.

  4. Ponderar

    Ponderar é meditar, pensar, deleitar-se e entesourar. É mais do que um método mental, é um esforço espiritual para obter e compreender a verdade. Devemos seguir o processo ensinado pelo Salvador aos nefitas, quando lhes ensinou princípios sagrados. Ele disse: “Ide para vossas casas, meditai sobre estas coisas por mim faladas e pedi ao Pai, em meu nome, que vo-las faça entender; preparai vosso entendimento para amanhã”. (3 Néfi 17:3.)

    Devemos ponderar os significados do que aprendemos no estudo das escrituras. O Apóstolo Paulo instruiu os santos filipenses: “Nisso pensai”. (Filipenses 4:8.) Pensar requer a formação de imagens mentais e a focalização intensa das coisas que foram descobertas. Néfi aconselha: “Banqueteai-vos com as palavras de Cristo; sim, pois eis que as palavras de Cristo vos ensinarão todas as coisas que devereis fazer”. (2 Néfi 32:3.) Banquetear-se significa consumir, digerir, absorver.

    Ao ponderarmos devemos seguir o conselho do Salvador, quando disse: “Entesourai continuamente em vossas mentes as palavras de vida”. (D&C 84:85.) Isto significa que devemos repetir em nossa mente os princípios aprendidos e fazer uso deles em cada uma de nossas decisões.

  5. Relacionar

    Néfi aconselha a “(aplicar) todas as escrituras às nossas circunstâncias para nossa utilidade e instrução”. (1 Néfi 19:23.) Devemos ler como se o Senhor nos estivesse falando diretamente, de maneira pessoal.

  6. Aplicar

    O Presidente Romney aconselhou: “Aprender o evangelho pela palavra escrita… não é o suficiente. Ele deve também ser vivido… não é possível aprender o evangelho completamente sem vivê- lo”. (Ensign, setembro de 1980, p. 4.) Ao aprendermos um princípio, devemos fazer um esforço verdadeiro para aplicá-lo e vivê-lo.

Conclusão

As escrituras são um tesouro inestimável. Se examinarmos as escrituras, procurando os princípios simples e preciosos, o Senhor nos revelará sua vontade e seremos ricamente abençoados. Se examinarmos as revelações e a elas reagirmos corretamente, voltaremos em segurança para o lar de nosso Pai Celestial. Isso eu testifico, no sagrado nome de Jesus Cristo, amém.