1990–1999
Vinde a Cristo
April 1993


Vinde a Cristo

[O convite para vir a Cristo] não é uma convocação para participar de um evento único, mas para participar de um processo.

O Senhor declarou que sua obra e sua glória é “proporcionar a imortalidade e a vida eterna ao homem”. (Moisés 1:39.) Ele estabeleceu sua Igreja para ajudar nesta grande obra. Assim, a missão da Igreja é “convidar todos para vir a Cristo” (D&C 20:59) e “[ser] perfeitos nele” (Morôni 10:32; Manual de Liderança do Sacerdócio de Melcjuisedecjue, p.3).

Gostaria de falar algo a respeito do que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pede às pessoas quando as convida para “vir a Cristo”. (D&C 20:59.)

Devemos compreender que este convite não é uma convocação para participar de um evento único, mas para participar de um processo.

Este processo conduz os indivíduos à vida eterna, que é “o maior de todos os dons de Deus; pois não há dom maior do que o da salvação”. (D&C 6:13.)

De que modo damos início a esse processo tão emocionante e importante? O Livro de Mórmon registra os eventos que ocorreram quando Cristo, depois de sua ressurreição, visitou o povo de Néfi na terra de Abundância. Esse evento era de tal importância que o Pai apresentou Cristo ao povo, dizendo: “Eis aqui meu filho bem amado, no qual me alegro, e no qual glorifiquei meu nome; a ele deveis ouvir”. (3 Néfi 11:7; grifo nosso.)

Nessa apresentação, aprendemos a primeira coisa requerida de nós: “a ele deveis ouvir”. Se quisermos nos achegar a Cristo, devemos, em primeiro lugar, ouvi-lo. Devemos aprender quem ele é. Depois da apresentação feita pelo Pai, ele disse ao povo:

“Eis que sou Jesus Cristo, cuja vinda ao mundo foi anunciada pelos profetas.

E eis que sou a luz e a vida do mundo; bebi da taça amarga que o Pai me deu e o glorifiquei, tomando sobre mim os pecados do mundo, cumprindo assim a vontade do Pai em todas as coisas, desde o princípio.” (3 Néfi 11:10–11.)

Ele então os convidou a aproximarem-se dele, um por um, e “[ver] com seus próprios olhos e… [apalpar] com suas próprias mãos”. (3 Néfi 11:15.) Aquelas pessoas souberam por experiência própria quem ele era. Entretanto, Jesus relembrou-lhes que os que se achegassem a ele por meio da fé seriam ainda mais aceitáveis.

“E, outrossim, mais bem-aventurados serão os que acreditarem em vossas palavras, por haverdes testificado ter-me visto e saber que eu sou. Sim, benditos serão os que crerem em vossas palavras.” (3 Néfi 12:2; grifo nosso.)

Temos a bênção de possuir as escrituras, que contêm as palavras dos antigos apóstolos e profetas, e o privilégio de quvir os apóstolos e profetas modernos testificarem de Cristo.

Quais foram as palavras seguintes que Cristo dirigiu ao povo de Abundância? Pensai em tudo que ele poderia ter dito. Ele é o criador desta terra e de um número incontável de outras; ele acabara de realizar a expiação infinita; havia rompido os grilhões da morte; havia estado com seu Pai Celestial. Ele poderia ter falado sobre muitos assuntos maravilhosos e importantes, mas escolheu ensinar sua doutrina, a qual é:

“E novamente vos digo que vos deveis arrepender, e ser batizados em meu nome e tornar-vos como uma criancinha, ou de nenhuma forma podereis herdar o reino de Deus.

E em verdade, em verdade vos digo que esta é a minha doutrina; os que edificam nela edificam sobre minha rocha, e as portas do inferno não prevalecerão contra eles.” (3 Néfi 11:38–39.)

O Senhor não apenas ensinou a necessidade do batismo, mas chamou discípulos especiais e deu-lhes o poder de batizar. Ele também lhes ensinou a maneira correta de batizar.

É vital para nossa jornada rumo à vida eterna que exerçamos fé no Senhor Jesus Cristo, que nos arrependamos dos pecados e sejamos batizados da maneira correta por aqueles que possuem a autoridade e utilizam a oração correta. Depois desse batismo podemos ser “visitados com fogo e com o Espírito Santo e [receber a remissão dos] pecados”. (3 Néfi 12:2.) Entretanto, para progredirmos devemos ceder “ao influxo do Espírito Santo, [despojar-nos] do homem natural, [tornando-nos] santos pela expiação de Cristo, o Senhor”. (Mosiah 3:19.)

Para nos achegarmos a Cristo, devemos abandonar os hábitos mundanos, o orgulho e o egoísmo. Ao cedermos aos influxos do Espírito Santo, devemos experimentar uma “poderosa mudança em [nossos] corações” (Alma 5:14), tornando-nos desejosos de submeter-nos a “tudo quanto o Senhor achar que [nos] deve infligir” (Mosiah 3:19).

A vida é muitas vezes difícil. Também os santos estão sujeitos a provações, frustrações, desafios, doença, desemprego. Tudo isso deve ser suportado com submissa paciência, porque muitas vezes tais provações são uma evidência da mão do Senhor preparando-nos para sermos dignos de viver com ele. Ser submisso a Cristo significa colocá-lo, juntamente com seus ensinamentos, em primeiro lugar em nossa vida. A total submissão de nossa vontade à vontade dele é um dos maiores obstáculos que enfrentamos na jornada para a vida eterna. As recompensas dessa submissão são descritas de modo muito belo pelo Presidente Ezra Taft Benson:

“Os homens e mulheres que volvem a vida para Deus descobrirão que ele pode fazer muito mais pela vida deles do que eles poderiam fazer por si mesmos. Ele aumentará suas alegrias, ampliará sua visão, vivificará sua mente, fortalecerá seus músculos, elevará seus espíritos, multiplicará suas bênçãos, aumentará suas oportunidades, consolará suas almas, prover-lhes-á amigos, e derramará sobre eles a paz.” (The Teachings of Ezra Taft Benson, Salt Lake City: Bookcraft,1988, p. 361.)

O autocontrole e a autodisciplina são virtudes importantes, que precisam ser desenvolvidas no processo de nos achegarmos a Cristo. Em minha adolescência, ao sair para uma atividade, meus pais me diziam: “Lembre-se de quem você é”. Essa frase não vos é familiar? Esta declaração era eficaz para me fazer lembrar da confiança que meus pais depositavam em mim, das expectativas de avós amorosos, e de tios, tias e líderes do sacerdócio que se importavam comigo. Ela me lembrava da responsabilidade de ser um bom exemplo para meus irmãos mais novos.

O Pai Celestial nos faz um pedido semelhante. Ele nos pede que “sempre [nos lembremos] dele” (D&C 20:77, 79) e “[sirvamos] de testemunhas [dele] em qualquer tempo, em todas as coisas e em qualquer lugar em que [nos encontremos]” (Mosiah 18:9).

Tais lembretes constituem instrumentos simples, mas eficazes, para tomarmos decisões que nos ajudarão a desenvolver o autocontrole e a autodisciplina necessários.

Qualquer pensamento, atividade ou ação que seja compatível com o nome, vida e ensinamentos de Jesus Cristo é aceitável. Qualquer comportamento não compatível com seu nome, sua vida ou seus ensinamentos não é aceitável e deve ser evitado.

O processo de sermos aperfeiçoados requer que recebamos instrução especial, façamos convênios sagrados, e recebamos as mais altas ordenanças do sacerdócio. Tais bênçãos somente podem ser obtidas no templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As pessoas que vêm a Cristo devem entrar em seu templo.

É minha oração que cada um de nós examine a própria vida e avalie onde se encontra no processo de se achegar a Cristo e de ser aperfeiçoado nele. O Livro de Mórmon promete que se “[viermos] a ele, [ofertando-lhe nossas] almas inteiras; [continuando] a jejuar, orando e perseverando até o fim … [seremos] salvos”. (Omni 1:26; grifo nosso.)

Se ainda não tendes aceitado o convite de vos achegardes a ele, por favor, fazei-o agora. Os missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão preparados e têm grande desejo de ensinar-vos a doutrina de Cristo. Eles possuem autoridade, batizam da maneira correta e utilizam a oração adequada.

Se já iniciastes o processo de vos achegardes a Cristo, porém, perdestes o rumo ou tomastes um desvio, não vos desespereis. Começai novamente. Voltai ao caminho, e voltai agora! Vinde a Cristo e desfrutai o “fruto do Espírito” que é “caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” e começai a “[andar]… em Espírito” (Gálatas 5:22–23, 25) e a “vos [apegar] a toda boa dádiva” (Morôni 10:30).

Testifico que ele vive, que ele é a luz e a vida do mundo, que ele é nosso Salvador e Redentor, e faço-o em nome de Jesus Cristo, amém.